Revista Unimed BR - Edição 16 - page 34

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REVISTAUNIMEDBR . N
o
16 . Ano5 . Abril/Maio | 2015
Atitude
"Quando estava planejando a
festa, entrei em contato com
pelo menos 20 empresas e, sin-
ceramente, todas eram iguais.
Elas ofereciam amesma decora-
çãoque a suavizinha fezhá cin-
coanos...Achoque,porserartista
gráfica, tenho uma necessidade
de ser diferente, única", explica.
Comoqueriaumadecoraçãoque
fosse, aomesmo tempo, chocante
e elegante, inspirou-se em obras
dearte, inclusivenobuquê.
Outra história foi a de um casal
cuja noiva era 20 anos mais ve-
lha do que o noivo, já havia sido
casada e, agora, era viúva. "O ra-
paz era órfão e bastante tímido,
eles viviam juntosháalguns anos
e decidiram se casar. Ela que re-
cebeu o noivo no altar. Os papéis
se inverteram. Ele não sabia. Foi
uma surpresa chegar e já encon-
trar a noiva. O casamento seguiu
normalmente, mas foi bonito ver
a reaçãodosdois, poisaindaéum
tabu social essa questão da dife-
rença de idade, particularmente
para amulher", relata o produ-
tordeeventos.
Comasbênçãos
deOxum
"Como instituição, o casamen-
tonão significanadaparamim.
Entendo como um vínculo en-
tre duas pessoas, significativo
para elas naquele momento,
quando elevam a relação a ou-
trodegraueassumemumcom-
promisso mútuo e íntimo de
estarem juntas aconteça o que
acontecer", defineCarolina.
Asbênçãos forammuito impor-
tantes paramarcar o casamen-
to.Aúnicadiferença foique, em
vez de uma igreja, a celebração
aconteceu em um terreiro de
umbanda. "O valor moral da
cerimônia católica e da um-
bandistaéomesmo: abençoara
união para a formação de uma
nova família."
Não é possível traçar somente
um ritual de casamento na um-
banda, já que cada casa segue
suas próprias tradições. No ter-
reiro frequentadopor Carolina, e
ondeelasecasou, acerimônia foi
feitanachamadaGiradeBaiano,
referente a João Baiano, guia da
mãe de santo que realiza casa-
mentosno local.
Omatrimônio ocorreu durante a
gira normal, de consulta e passe,
combinada com antecedência.
O noivo usou calça e camise-
ta branca; a noiva, as roupas de
santo tradicionais com saia, ba-
ta e guias. "Durante a cerimônia,
quem está conduzindo molha a
mão com alfazema, passa na ca-
beça dos noivos - porque é a es-
sência ligada à Iemanjá - e pede,
simbolicamente, a bênção dela
paraocasamentocomoumcom-
promisso mediúnico", explica a
jornalista. "Ospulsos tambémsão
amarrados com uma fita doura-
da, em referênciaaOxum, oorixá
do matrimônio." O orixá é uma
Aumbandaémuito
importantenavida
danoivaCarolina
Carvalho
Oguia JoãoBaiano
benzeafitadoenlance,
douradaem referência
aOxum
Achamada "coroa"danoiva,
relacionadaàmediunidade,
ébenzidacomalfazema,
essência ligadaa Iemanjá
Naumbanda tambémhá
padrinhosdecasamento,
sendoumcasal para
cadanoivo
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