MENSAGEM
DA DIRETORIA
"Ponto de equilíbrio". Este é o termo que melhor qualifica o atual
momento da Unimed Uberlândia. Em 2012 conseguimos liquidar, reduzir
o endividamento da cooperativa e também repassar ganhos para o nosso
cooperado.Alémdisso,melhoramos nossa carteira de clientes de contratos
na modalidade pré-pagamento, diminuindo despesas administrativas e
aumentando receitas da cooperativa.
Apesar das adversidades econômicas que sinalizavam por cautela, o
Conselho de Administração, em consonância com os demais conselhos,
aproveitou oportunidades para superar as dificuldades e alcançar as
metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da cooperativa tendo
total respaldo da equipe técnica e dos Comitês de Especialidades.
As ações do último exercício, portanto, resultaram em benefícios para
os 1.009 cooperados e para nossos 125 mil clientes diretos e 80 mil
indiretos. Importante ressaltar que a administração priorizou, de maneira
responsável, atender a todas as exigências e obrigações legais da ANS e
de demais instâncias.
Também merece destaque neste documento, o volume de nossos
negócios. No último ano, oferecemos milhares de consultas médicas,
internações e tratamentos ambulatoriais, clínicos e cirúrgicos. Ampliamos
a nossa receita líquida total e nossas despesas médicas atingiram cifras
que fazem da cooperativa o maior comprador de serviços médicos da
cidade.
A cooperativa também realizou importantes ações em 2012 para melhorar
as condições de trabalho dos colaboradores. Entre elas, destacam-se a
pesquisa de clima organizacional, o mapeamento de risco trabalhista, o
encontro de colaboradores Unimed, a implantação do boletim "Cara a
Cara", entre outras.
No quesito responsabilidade social e sustentabilidade, a cooperativa
implementou varias ações que a longo deste documento serão detalhadas.
Fomos agraciados ainda por vários prêmios de reconhecimento público,
como o Melhores do Ano da Aitmap, o Selo Responsabilidade Social 2012
e o Top Of Mind do Jornal Correio.
Todas essas conquistas só foram alcançadas devido ao envolvimento
de toda sociedade, colaboradores, prestadores e clientes que tem
correspondido positivamente a todas as iniciativas da cooperativa no
sentido de coibir os desperdícios e focar as ações para a Gestão da
Qualidade.
Reforçamos o convite para que todos os cooperados mantenham-se
atentos, vigilantes e cada vez mais participativos para que possamos dar
continuidade à valorização do trabalho médico para o qual conseguimos
avanços expressivos.
Por fim, destacamos como metas futuras a sustentabilidade, a preservação
dos interesses dos cooperados e a eficiência no gerenciamento de
custos médicos. Continuaremos firmes em nossa politica de gestão
pautada na transparência, austeridade e equilíbrio entre aspectos político
e técnico, mas sempre priorizando a tomada de decisões importantes
fundamentadas por questões técnicas e de forma democrática.
Conselho de Administração