Solicitação de Reembolso

Com o objetivo de promover melhorias no processo de reembolso, a Unimed Costa Oeste orienta acerca do fluxo para as solicitações realizadas por seus beneficiários. Nesta página, você irá realizar o preenchimento de seu formulário, seguindo as orientações a seguir:

  • A Unimed assegurará o reembolso, no limite das obrigações e abrangência geográfica contratadas, das despesas efetuadas pelo beneficiário com assistência à saúde, nos casos exclusivos de urgência ou emergência, conforme tabela praticada pela Unimed, quando não for possível a utilização de serviços próprios, contratados ou credenciados.
    O pagamento será realizado somente ao contratante do plano ou ao beneficiário atendido;
    O prazo para realização de reembolso é de até 30 dias corridos, nos moldes previstos em contrato ou na legislação aplicável; o prazo inicia a partir da data do recebimento de todos os documentos corretos pelo departamento de Relacionamento da Unimed Costa Oeste.
    O reembolso será efetuado de acordo com os valores da TABELA UNIMED REFERÊNCIA vigentes na data do evento, no que se refere a honorários médicos, diárias e taxas hospitalares e TABELA REFERÊNCIA DO SISTEMA UNIMED PARA MATERIAIS E MEDICAMENTOS, vigentes à data do evento;
    O beneficiário terá o prazo de 12 (doze) meses, contado da data do evento, para solicitar o reembolso.
    Todo e qualquer atendimento passível a reembolso, precisa ter o direcionamento ou liberação pela Unimed Costa Oeste, conforme preconiza o art. 3º, da Resolução Normativa – RN 566, de 29/12/2022, deverá entrar em contato com a Unimed Costa Oeste para direcionarmos o atendimento, através telefone 0800 041 4554 Central de Agendamento.

Para tanto, você precisa ter em mãos a documentação necessária descrita abaixo para cada caso:

INSTRUMENTAÇÃO/ANESTESISTA CIRÚRGICA:

  • NOTA FISCAL OU RECIBO (NF: descrição do procedimento, data, local em que for realizado, nome do beneficiário/paciente. Recibo: Profissional Autônomo contendo nome e CRM do médico, nome, Coren, CPF e carimbo do instrumentador, descrição do procedimento, nº do recibo, valor, nome e CPF do pagador e do beneficiário/paciente, data de emissão e de realização do procedimento e local em que foi realizado).


CIRURGIAS:

  • NOTA FISCAL (informando valor numérico, CPF ou CNPJ da instituição/profissional, com nome e CPF do beneficiário/paciente, nome do serviço prestado);
    PEDIDO MÉDICO (devidamente preenchido com indicação clínica, assinatura e carimbo do profissional solicitante e cópia de laudo se houver);
    PRONTUÁRIO MÉDICO (disponibilizado pelo hospital/clínica);
    RELATÓRIO DE GASTOS (descrição detalhada da despesa/procedimento e carimbo e assinatura do profissional executante e atuação na cirurgia (cirurgião, 1º, 2º, 3º, 4º auxiliar, instrumentador, anestesista).


ATENDIMENTO EM PRONTO SOCORRO/INTERNAMENTO:

  • NOTA FISCAL (informando valor numérico, CPF ou CNPJ da instituição/profissional, com nome e CPF do beneficiário/paciente);
    PRONTUÁRIO MÉDICO (disponibilizado pelo hospital/clínica);
    RELATÓRIO DE GASTOS (descrição detalhada da despesa/procedimento e carimbo e assinatura do profissional executante).


EXAMES:

  • NOTA FISCAL (com nome completo do paciente, discriminação individualizada dos exames realizados (nome do exame e valor cobrado);
    PEDIDO MÉDICO (devidamente preenchido com indicação clínica, assinatura e carimbo do profissional solicitante e cópia de laudo se houver).


CONSULTAS:

  • NOTA FISCAL / RECIBO (com nome completo do paciente, descrição detalhada da despesa, data do atendimento, em caso de recibo: valor, com assinatura, CRM e carimbo do médico responsável, telefone do local de atendimento).


PROFISSIONAL NÃO MÉDICO (Fonoaudiólogo, Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapia Ocupacional e Nutricionista):

  • NOTA FISCAL / RECIBO (com nome completo do paciente, descrição detalhada da despesa, data do atendimento, em caso de recibo de profissional Autônomo: valor, com assinatura, nº do registro do conselho, CPF ou CNPJ, datas da realização das sessões);
    PEDIDO MÉDICO (devidamente preenchido com indicação clínica, assinatura e carimbo do profissional solicitante e cópia de laudo se houver);
    LISTA DE PRESENÇA (com as datas das sessões com assinatura do beneficiário ou responsável legal e profissional executante);
    RELATÓRIO DE EVOLUÇÃO (periodicidade conforme disponibilidade do profissional).
 

TRANSPORTE (A garantia de transporte prevista, estende-se ao acompanhante nos casos de beneficiários menores de 18 (dezoito) anos, maiores de 60 (sessenta) anos, pessoas portadoras de deficiência e pessoas com necessidades especiais, estas mediante declaração médica):

  • NOTA FISCAL / RECIBO COMBUSTÍVEL / PEDÁGIO / COMPROVANTE PASSAGEM ÔNIBUS (tem que constar o nome paciente ou responsável legal, data e valor);
    COMPROVANTE DE COMPARECIMENTO (algum documento que comprove o atendimento realizado que necessitou o transporte).


Informações importantes:

  • Mais Informações/documentações podem ser solicitadas pela Unimed para análise do processo;
    A Unimed Costa Oeste Cooperativa de Trabalho Médico poderá divulgar nome e manusear exames e relatórios médicos, com finalidade de análise para o processo solicitado, tanto no âmbito ético quanto administrativo;
    Após análise, sendo passível de reembolso, este será realizado de acordo com os critérios estabelecidos, sendo o beneficiário informado da data de pagamento por contato telefônico ou via e-mail;
    Caso o processo seja indeferido (não autorizado), o beneficiário será comunicado por contato telefônico ou via e-mail.
    Importante: Se já recebeu reembolso em outros meses e houve a troca de conta no qual será depositado, é de suma importância comunicar a operadora, além de informar a nova conta no formulário de solicitação de reembolso, para isto utilize nossos canais de atendimento conforme descrito abaixo:


Para mais informações ou dúvidas
E-mail: reembolso@unimedcostaoeste.com.br
Telefones:
(45) 3277-8000 (WhatsApp ou ligação) (Segunda a sexta das 07:30 às 18h)
0800 041 4554 (SAC • Serviço de Atendimento ao Cliente - 24h )
0800 642 2009 (Número exclusivo para deficientes auditivos - 24h)

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