Notícias

Voltar Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

        09 de setembro, 2022

No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Durante todo o mês é realizado um movimento que busca conscientizar toda a sociedade, em especial os homens, sobre a importância da prevenção de doenças masculinas, com ênfase no câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas dos tumores de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de neoplasias.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos de diagnóstico (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do País e pelo aumento na expectativa de vida.
 

FIQUE ATENTO AOS SINAIS E SINTOMAS

Em seu estágio inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. É recomendável consultar um urologista se surgir os seguintes sinais:

1. Urinar pouco de cada vez;
2. Urinar com frequência, especialmente durante a noite, obrigando-o a se levantar várias vezes para ir ao banheiro;
3. Dificuldade para urinar;
4. Jato fraco;
5. Dor ou sensação de ardor ao urinar;
6. Presença de sangue na urina ou sêmen;
7. Ejaculação dolorosa.
 

INVISTA EM PREVENÇÃO, CUIDE-SE:

Ter como rotina a consulta anual ao urologista, observar o próprio corpo e fazer o autoexame do testículo e do pênis em busca de qualquer alteração estão entre as medidas para o diagnóstico precoce.

Quanto à próstata, o exame de toque retal e a medida sanguínea PSA são indicados para homens a partir dos 50 anos. No caso daqueles que apresentam histórico familiar, o risco para a doença é elevado e a recomendação é que os exames sejam realizados a partir dos 40 anos. O diagnóstico é o principal meio para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos.

O exame físico (de toque) é realizado pelo médico e tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis na glândula. Esse exame ainda gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária. É preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens.

Atualmente é bastante debatido o benefício do rastreamento universal de toda a população. Na comunidade americana, o câncer de próstata é o tipo de tumor mais recorrente (responsável por 21% de todos os canceres masculinos e 10% das mortes relacionadas a tumores em homens), se tornando a segunda principal causa de morte pela doença diagnosticada em homens, superado pelo câncer de pulmão.

Em séries de autópsia, o câncer de próstata é encontrado em cerca de 30% nos homens aos 55 anos, e 60% aos 80 anos, e muitos deles desconheciam a presença da doença. Ou seja, muitos homens podem ser portadores de câncer de próstata sem ter consequências.

Sendo assim, submeter toda a população ao rastreamento pode resultar em risco de biopsias desnecessárias e complicações, assim como tratamentos desnecessários resultando em sequelas como impotência, incontinência urinária, retite, entre outras.

Portanto, a indicação de rastreamento deve ser individualizada pelo seu urologista, levando-se em consideração fatores de risco familiar, racial, nível de PSA, duplicação de PSA, entre outros.

Para prevenção, recomenda-se uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal.

São recomendados também outros hábitos saudáveis como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Outro aspecto que vale destacar é a participação de "todos" para a manutenção do cuidado de forma geral, afinal cuidar de si é cuidar do outro. Devemos sempre estimular a busca por ações preventivas, como: consultas médicas e exames periódicos.

Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!


Bibliografia:
American Cancer Society: Cancer Facts and Figures 2020. Atlanta, Ga: American Cancer Society, 2020.
Howlader N, Noone AM, Krapcho M, et al .: SEER Cancer Statistics Review (CSR) 1975-2016. Bethesda, Md: National Cancer Institute, 2019Int J Cancer. 2015 Oct;137(7):1749-57. Epub 2015 Apr 21.
http://www.accamargo.org.br/tudo-sobre-o-cancer/prostata/32/
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/homeincontinência

Este artigo foi desenvolvido pelo Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) - www.unimedfesp.coop.br -gerenciamento.saude@unimedfesp.coop.br - telefone: (11) 2146-2686.