Mercolab eleva taxa de crescimento mensal

Mercolab Diagnósticos, liderado por André Luz Guedes, registra aumento mensal de 22% em exames, impulsionado pela adoção do novo sistema laboratorial SHIFT, melhorando a eficiência e rastreabilidade. O laboratório também se destacará na Conferência Europeia de Genética Humana em Berlim, apresentando estudos em genética e oncologia.
        24 de abril, 2024



Mercolab eleva taxa de crescimento mensal

É com satisfação e otimismo que o Diretor de Inovação e Negócios da Unimed Mercosul, André Luz Guedes, informa o desempenho neste início de ano do Mercolab Diagnósticos: “Estamos obtendo um crescimento médio constante de 22% ao mês em volume de exames, e isso nos permite projetar que vamos crescer ainda mais, de forma exponencial”.
Fator fundamental nesta melhoria foi a mudança promovida no sistema laboratorial, conforme explica a Gerente Operacional, Giselle Dall Cortivo. 
 

Implantação do Sistema SHIFT

Antes da escolha do novo sistema, realizamos um amplo e completo estudo, buscando avaliar todas as variáveis que envolvem os processos pré-analítico, analítico e pós-analítico.
Também foi analisado o processo de rastreabilidade da amostra, a tecnologia de infraestrutura e segurança da informação, integrações com os apoiados, disponibilidade de indicadores, e novos recursos que otimizassem a rotina, suprindo as limitações anteriores, e principalmente, visando a automatização dos processos de forma padronizada, conforme a necessidade de um laboratório de apoio como o Mercolab.

Dentre as principais melhorias, podemos citar:

Em nível Pré-Analítico, foi observada a melhor rastreabilidade da amostra através do processo de malote, onde o cliente identifica no sistema as amostras que estão sendo encaminhadas, e o processo do transporte se torna mais rastreável, com controle de temperatura e tempo de transporte.

Já o “Portal do Apoiado” tornou-se visualmente mais amigável e funcional, com localização das informações de forma rápida, e ainda, gerando alertas, como por exemplo, necessidade de envio de termos e formulários.

Em nível Analítico, buscou-se:

- Redução de consumo e coleta de tubos, através da quebra de etiquetas considerando o volume consumido por cada exame, em casos de exames internos, e ainda, compartilhamento de tubos entre setores internos.

- Aumento de mais de 20% nas taxas de liberação automática, atingindo a meta de 75% dentre os exames internos, através da parametrização precisa no Sistema Shift, possibilitando parametrizar por faixa etária, sexo, e criação de regras, reduzindo consideravelmente o TAT.

- Processo de B2B com integração de 100% dos exames quarteirizados, inclusive de testes com anexos como gráficos, laudos e PDF, como os exames de eletroforeses e papanicolaou, reduzindo o risco de liberação de laudos com informações digitadas erroneamente ou incompletas. O novo SIL exige ainda, conferência prévia da máscara do apoio antes da integração do resultado, reduzindo consideravelmente o risco de liberação de informações incompatíveis.

- Controle de qualidade 100% interfaceado, contando com um módulo completo para análise do CIQ.

- Módulo de microbiologia mais completo, permitindo rastreabilidade dos insumos utilizados e das ações realizadas, bem como, a geração de indicadores estratégicos para o setor, como o de positividade de culturas.

- Interfaceamento de 100% dos equipamentos e controles do setor de Análises Clínicas.

- Disponibilidade de painéis em tempo real e relatórios estratégicos para o desempenho e geração de indicadores internos, como o relatório de liberação automática, painéis de atraso de exames, painéis de atendimentos e procedimentos por fonte pagadora, permitindo estratificar dados com maior precisão e mais possibilidade de filtros.

- Interfaceamento dos exames de biologia molecular, compreendendo dois equipamentos Quantistudio, e equipamento CFX, automatizando o processo para todos os exames de maior volumetria no setor.
E, em nível Pós Analítico:

- Automatização do processo de envio de notificações por e-mail, como o de remarcação de prazo, recoleta, comunicado de resultado crítico, e sugestão de notificação compulsória, reduzindo a necessidade do processo manual pelos analistas, CAC e assessoria científica, em um processo de comunicação totalmente rastreável.

- Histórico completo e detalhado da amostra e operadores envolvidos, permitindo rastrear e identificar erros com maior precisão.

- LOG de eventos do sistema, que são registros contínuos que contém data e hora de eventos e permite rastrear alterações realizadas no software.


Mercolab Apresenta Trabalho Na Alemanha

O Mercolab Diagnósticos estará presente na Conferência Europeia de Genética Humana em Berlim, na Alemanha, nos dias 31 de maio a 4 de junho. 

O setor de Biologia Molecular do Mercolab irá apresentar o resumo, em forma de “abstract digital”, do estudo intitulado “Family screening for germline mutations in the BRCA1 and BRCA2 genes“. A Dra. Maristela Ocampo, como gestora e responsável do setor levará, o trabalho que trata da importância do rastreamento familiar de variantes patogênicas em familiares de pacientes com câncer de mama e ovário. 

Este trabalho foi desenvolvido em colaboração com o Hospital Universitário da UFSC e posiciona o Mercolab como um laboratório referência no estudo de genética e oncologia no sul do Brasil