Entregas estratégicas - Unimed Federação Interfederativa do Estado de Minas Gerais - Relatorio Gestao 2023
Entregas estratégicas
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MG Quali
Expansão da avaliação de SERVIÇOS AMBULATORIAIS para PSICOLOGIA, TERAPIA OCUPACIONAL e FONOAUDIOLOGIA. Este serviço atende aos requisitos do Programa de Acreditação de Operadoras e tem por finalidade melhorar a qualidade assistencial e dos prestadores.
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Terapias Especiais
Resumo
Programa de capacitação das equipes assistenciais e administrativas, desenvolvido e ofertado em parceria com a Unimed do Brasil e a Faculdade Unimed , tem por objetivo ampliar a disponibiliade de treinamentos para profissionais do Sistema Unimed. Introdução da prancha de comunicação alternativa e aumentatia para crianças com atraos no desenvolvimento da fala e comunicação. Disponibilização de Compra Conjunta do material utilizado nas terapais, além da entrega do Manual de Recomendações Clínicas com foco na organização da assistencia clínica dos beneficiários.
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Avaliação epidemiológica
Serviço de diagnóstico da carteira de clientes da Singular. Entre os benefícios estão o atendimento à norma de acreditação de operadoras e o direcionamento mais eficiente dos recursos assistenciais.
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Programa Cuidados Paliativos
Programa de atendimento domiciliar que oferece aos clientes toda assistência possivel para o controle de sintomas, acolhimento e orientações à família, fornecendo diretrizes de apoio à decisão e ao manejo clínico. Capacitação sobre o tema para profissionais das Singulares.
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Programa de Desenvolvimento das Lideranças
Foco na formação de novos líderes com o objetivo de preparar sucessores e potenciais líderes. Foram dois conteúdos: o Estreia Líder, para profissionais no início da jornada, fazendo a transição da área técnica para a carreira de gestão. E o Liderança Contemporânea para supervisores ou coordenadores que buscam aprimorar competências em gestão e desenvolvimento de pessoas.
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Comitê Técnico de RH
Criação do Comitê Técnico de RH, o ConectaRH, com participação de 110 profissionais das áreas de Gestão de Pessoas das Singulares.
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Monitora Investimentos
Produto voltado para as Unimeds que participam da Assessoria Financeira para Aplicações. Gerencia o portfólio de investimentos das Unimeds de forma contínua, apresentando análise técnica da carteira considerando as perspectivas econômicas atuais e o mercado financeiro.
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Fundo de Cobertura Parcial para Medicamento Especial - FCPZ
Seu objetivo é proporcionar a sustentabilidade das operadoras, minimizando os impactos econômico-financeiros decorrentes da obrigatoriedade determinada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para a cobertura do tratamento com o medicamento ZOLGENSMA®. São 49 Unimeds participantes do Fundo com uma massa de beneficiários de 1.378.914.
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Ação Jurídica Contenciosa
Assessoria jurídica contenciosa para a carteira de processos ativos das Singulares. São 09 clientes com acompanhamento de 246 processos ativos pela Gestão Jurídica.
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Trilha de Desenvolvimento em Regulamentação de Plano de Saúde
Capacitação dos profissionais das Singulares em temas da Saúde Suplementar envolvendo normativas regulatórias da ANS. Foram 06 encontros com participação de 1.127 colaboradores.
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e-Book ‘Decisões vinculantes que afetam a saúde suplementar – STJ e STF’
Compilado de precedentes e súmulas vinculantes proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de divulgar de forma fácil e ágil para as Singulares a posição majoritária destes principais órgãos do Poder Judiciário Brasileiro.
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e-Book da Concorrência
Apresenta o comportamento dos principais concorrentes nacionais do Sistema Unimed e serve como fonte de informação para as Singulares, para identificação de novas oportunidades no Mercado.
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Análise de Mercado
Parte do planejamento estratégico das Singulares, esta análise de cenário econômico e do mercado de saúde suplementar também indica os possíveis impactos na sustentabilidade da operadora de saúde. Atende à RN 518 da ANS.
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Painel de Contratos
Painel de Contratos foi desenvolvido no intuito de atender os requisitos da RN nº 518/2022 e auxiliar a equipe do comercial para gerenciamento das contratantes (analisando sinistralidade, frequência de utilização, utilização nos principais prestadores e entre outros).
Grande avanço para a tomada de decisão baseado em dados para as nossas Unimeds. O painel de contratos irá subsidiar de informação as Unimeds para que elas sejam capazes de tomar uma decisão difícil e alto impacto para o negócio de forma muito mais intuitiva, simples, segura e com baixo custo.
Grande avanço para a tomada de decisão baseado em dados para as nossas Unimeds. O painel de contratos irá subsidiar de informação as Unimeds para que elas sejam capazes de tomar uma decisão difícil e alto impacto para o negócio de forma muito mais intuitiva, simples, segura e com baixo custo.
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Painel Raio X
No último ano, implementamos com sucesso o Painel de Raio X para as Unimeds mineiras, proporcionando um acesso intuitivo e abrangente às informações cruciais. Agora, as Unimeds podem monitorar a quantidade de chamados abertos para a Unimed Federação Minas, categorizados por gestão, satisfação e tempo de atendimento. Essa ferramenta oferece uma visão transparente e eficaz da prestação de serviços, capacitando as Unimeds a aprimorar continuamente a qualidade do atendimento.
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Alfabetização em dados para Singulares Mineiras
Lançamento do programa Alfabetização em Dados para as Singulares. Um programa para gerar insights, aprimorar a habilidade na leitura dos dados para orientar a tomada de decisão de forma mais ágil e eficaz.
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Comitê Estadual de Mercado
Ações que nasceram no Workshop de Mercado serão accompanhadas pelo Comitê Estadual de Mercado para facilitar sua implementação com efetividade. São elas:
- Novos Mercados produto Essencial Regional;
- Campanha de Venda Estadual;
- Retenção de clientes (PF/PJ);
- Trilha de desenvolvimento das Lideranças Comerciais;
- Régua de comunicação.
- Novos Mercados produto Essencial Regional;
- Campanha de Venda Estadual;
- Retenção de clientes (PF/PJ);
- Trilha de desenvolvimento das Lideranças Comerciais;
- Régua de comunicação.
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Evolução da central de compras
Em 2023, registramos mais de 28 milhões em negociação, envolvendo linhas de materiais medicos, medicamentos, brindes, locação veiculos, kit natalino, etc.
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Consultoria de Infraestrutura de TI
Foram realizadas visitas técnicas nas Unimeds Norte de Minas e Poços de Caldas, para identificar oportunidades de melhoria e implementar ações destinadas a aprimorar o desempenho dos processos executados por meio do sistema de gestão Unimed HRP.
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Mapeamento e Diagnóstico das áreas de TI
O objetivo do mapeamento é levantar recomendações sobre a estrutura organizacional, infraestrutura e segurança, sistemas e projetos em TI. Em 2023, 14 Singulares passaram por este diagnóstico.
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Jornada do Cliente HRP
Resumo
Realizada em 11 Singulares que usam o sistema Unimed HRP, esta ação avaliou a experiência dos usuários em todos os departamentos da Unimed, para compreender suas necessidades, coletar dúvidas, críticas e sugestões.
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Mentorias e Oficinas do HRP
Realização de mentorias e oficinas relacionadas ao Unimed HRP. Foram 28 mentorias e oficinas, com a participação de 646.
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Melhorias e novas funcionalidades HRP
Foram liberados 234 pacotes relacionados a melhorias e novas funcionalidades.
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Projeto Auditoria Assistencial Hospitalar
Projeto concluído com a implantação em quatro Singulares, incluindo visitas presenciais de acompanhamento e evidenciamento das ações.
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DRG
Ampliação das Singulares participantes (de 20 para 23). E mudança da metodologida de bonificação para as Singulares que atingirem pontuação nas 4 metas propostas, ampliando as faixas de remuneração e possibilitando aumentar o número de Unimeds contempladas de 4 para 11.
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Ampliação da Operação da Central de Regulação
- Melhoria na ferramenta de gestão da operação da Central (SAW), com ganho no tempo de tratamento das guias e na auditoria de contas.
- Aumento de 4 para 8 Singulares atendidas ao longo do ano, o que gerou um aumento de 42% no processamento mensal de contas e guias.
- Consolidação Técnica, com segurança na manutenção das glosas realizadas pela auditoria técnica - taxa de 94,3%.
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Câmara Técnica
Nova organização do trabalho realizado pela Câmara Técnica para as discussões em AJIUS, reduzindo de 15 para 10 dias o tempo de avaliação. reduzindo em 36% o tempo de resolução. Essa agilidade implica em maior agilidade no processamento do pagamento (reembolso) de valores para a Singular que teve o parecer favorável a si.
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Ranking Legal
Este projeto piloto envolveu 8 Singulares, que participam da Central de Regulação da Federação Minas e revisou os requisitos que dão a nota do Ranking de Intercâmbio. Já foi possível observar melhora nos processos e redução de 41% nas perdas.
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Junta Médica
Reorganização das Juntas Médicas, para atender a RN 424/17 (ANS) e ofercer maior segurança jurídica para as Singulares. São 20 Singulares atendidas por mês, com um aumento da taxa de favorabilidade de 85% para 96%. Com as mudanças, alcançamos uma economia de R$ 2.468.974,02 e reduzimos o tempo de condução das Juntas em 25%.
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Regulação Itinerante
Encontros nas intrafederativas para debater com a Auditoria Técnica das Singulares, sobre o percurso da guia - contando a história de um caso emblemático, desde a chegada da guia até as etapas finais de glosa e contestação. AForam mais de 400 profissionais participantes.
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E-book Experiências de Sucesso
Resumo dos trabalhos apresentados no Painel Experiência de Sucesso compartilhando cases das Unimeds e facilitando a pesquisa das boas práticas implementadas e incentivando a troca de ideias.
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Guia de Boas Práticas no Mundo Digital
Orientações para os colaboradores sobre conteúdo pessoal e profissional nas redes sociais contribuindo para construção positiva da impagem institucional e reputação, não só organizacional, mas também pessoal.
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Consultoria RN 518
Acompanhamento posterior da consultoria da RN 518, no ano de 2023 até a entrega obrigatória do Procedimento Previamente Acordado – PPA - para operadoras de grande e médio porte em 2023. Foram 37 Unimeds na consultoria do projeto, 17 operadoras com obrigatoriedade de envio do PPA e 15 operadoras conseguiram o envio do PPA, sem pendências. Um sucesso de 88%, possibilitando às Unimeds cumprirem mais uma regulamentação junto a ANS.