Acessibilidade 

Toda a arquitetura deste site foi construída conforme as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, o eMAG. Ele permite que a implementação da acessibilidade digital seja conduzida de forma padronizada, de fácil implementação, coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais. Além disso, o eMAG é especializado no documento internacional Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web, em tradução livre. O WCAG faz parte das melhores práticas internacionais na web para sites acessíveis, principalmente para utilizadores com deficiência, mas também para todos os usuários.
 

Como você já deve ter percebido, temos uma barra acessível logo à esquerda de todas as páginas. Ela permite comandos como ir direto para os conteúdos, ir para o menu e ir para o botão de busca e ajustes importantes, como auto contraste, aumentar a letra e diminuir a letra, como é possível ver no destaque na imagem abaixo:

Para melhorar ainda mais a experiência de navegação, recomendamos o uso de ferramentas específicas para computadores ou celulares. Por isso, nossa arquitetura de dados foi construída com compatibilidade às principais ferramentas acessíveis, como Talkback, Read Aloud, Voice Over, VLibras e EyeFy. 

Caso você não utilize nenhuma delas, e deseje experimentar ou conhecer, colocamos uma breve explicação de cada ferramenta e o link para download. Assim, você pode melhorar ainda mais sua visita ao nosso site. Segue a lista:

 

Ferramentas 

– Read Aloud

Permite ouvir textos em páginas da internet e é compatível com o Google Chrome e Mozila Firefox. O Read Aloud pode ler textos em mais de 40 idiomas, incluindo o Português. Por padrão, ele utiliza a voz do Google para ler o texto, mas nas opções é possível escolher entre várias vozes masculinas e femininas. Clique aqui para instalar o Read Aloud.
 

– Talkback

O TalkBack é um software leitor de tela para celulares Android. Um recurso de acessibilidade que ajuda pessoas com deficiência visual a selecionarem as opções presentes em menus do smartphone. O suporte de voz, para quem tem baixa ou perda total de visão, fala em voz alta (como um assistente pessoal) quais são as alternativas na tela. Clique aqui para baixar o TalkBack.

 

– Voice Over 

O Voice Over é exclusivo para celulares com sistema operacional iOs, e é semelhante ao TalkBack. Ele interpreta por áudio cada detalhe na tela dos dispositivos. Desenvolvido primeiramente para o Mac, a ferramenta é um poderoso mecanismo de acessibilidade para portadores de deficiência visual. Clique aqui para baixar o Voice Over.
 

– VLibras

Resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras é um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, celulares e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. Clique aqui para baixar o VLibras para Android ou Clique aqui para baixar o VLibras para iOS.

 

– Eye Fy

O Eyefy é um aplicativo de acessibilidade totalmente grátis! Projetado para ajudar tanto deficientes visuais quanto pessoas não alfabetizadas, o Eyefy identifica palavras e converte textos em sons. O app acessa a câmera do celular. Basta focar no texto desejado, tocando sobre a tela por alguns segundos. Pronto: ele será lido em voz alta!  Clique aqui para baixar o Eye Fy para Android