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PLANO DE SAÚDE
       
O que é uma operadora de plano de saúde? 
R: Segundo a Lei 9.656, uma Operadora de Plano de Assistência à Saúde pode ser definida como a pessoa jurídica registrada na ANS (Agência Nacional de Saúde) que administra, comercializa ou disponibiliza o Plano de Assistência à Saúde. 

O que é um plano individual ou familiar? 
R: Plano de saúde vendido para Pessoa Física ou grupo Familiar.

O que é um plano coletivo empresarial? 
R: Plano de Saúde vendido para Pessoa Jurídica que tenham CNPJ.

O que é uma cobertura ambulatorial?
R: consultas, exames e atendimento em pronto socorro nas primeiras 12 horas.

O que é uma cobertura hospitalar?
R: Internações e cirurgias.

Quem é a Unimed Noroeste Capixaba?
Unimed Noroeste Capixaba é uma Cooperativa de Trabalho Médico com Registro na ANS sob o nº 371629 como operadora de saúde.

Qual a área de abrangência do meu Plano Unimed Noroeste Capixaba?
R: Pode ser Grupo de Municípios ou Nacional. No grupo de municípios as cidades são: Água Doce do Norte, Águia Branca, Aimorés (MG), Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Como devo proceder para adquirir um plano Unimed Noroeste Capixaba?
R: Através dos nossos consultores, lojas de atendimento, whatsapp ou no nosso site.

Não moro nas cidades de atuação da Unimed Noroeste Capixaba. Posso contratar o plano mesmo assim?
R: Você conta com atendimento Unimed em todo território nacional. Para descobrir a Unimed mais próxima de você acesse https://www.unimed.coop.br/site/unimed-mais-proxima .

Se eu solicitar um orçamento estarei automaticamente efetuando a compra do plano de saúde?
R: Não. Você pode solicitar quantos orçamentos desejar.

Quais planos de saúde estão disponíveis para compra on-line?
R: Planos coletivos adesão e empresarial. O contratante poderá conversar com a Jade, nossa assistente virtual, e encontrar o plano que melhor se adapta a sua necessidade. Caso deseje informações sobre nossos produtos acesse a página Planos e Serviços, ou entre em contato pelo WhatsApp (27) 3723-1000. Também é possível solicitar um orçamento ou informações através do formulário aqui no nosso site, ou via chat.

Após o aceite do orçamento, em quanto tempo meu plano será efetivado?
R: A Unimed Noroeste Capixaba receberá a sua proposta e analisará a documentação. Caso sua proposta seja por um plano coletivo adesão, você receberá um e-mail informando cada etapa da sua solicitação. Já no coletivo empresarial precisaremos de sua ajuda ou complementação para seguir com a contratação do plano escolhido, esse processo é feito junto a um de nossos consultores de vendas.

Caso precise fazer a entrevista qualificação in loco, como proceder?
R: A entrevista qualificada é um procedimento padrão e permitido pela ANS para que a operadora tenha condições de conhecer o beneficiário que está contratando o plano de saúde, vale destacar que a entrevista qualificada não pode ser equiparada ao procedimento de perícia médica. Caso seja necessária a realização da entrevista qualificada in loco (presencial) a Unimed Noroeste Capixaba entrará em contato para realizar agendamento.

Como faço para incluir um dependente?
R: Se for plano empresarial, através do RH da empresa, se for plano coletivo adesão ou individual, através de um de nossos consultores de venda.

Qual será a data de início da vigência do meu contrato?
R: As datas de vigência podem variar de acordo com o tipo de contratação. O beneficiário poderá consultar essa informação no contrato ou com um de nossos consultores.

O preço do plano varia de acordo com a faixa etária dos beneficiários?
R: Sim. Todas as configurações de plano de saúde possuem precificação de acordo com a faixa etária dos beneficiários. As variações por faixa etárias estão definidas segundo dispõe a Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Quais são os locais credenciados onde posso usar meu plano?
R: A Unimed Noroeste Capixaba tem uma ampla rede de prestadores com atuação regional em em 16 municípios. Em todas as localidades cobertas pelo Sistema Unimed (mais de 340 cooperativas), o beneficiário pode ficar tranquilo pois contará com atendimento de urgência e emergência. Você pode consultar toda rede credenciada em nosso Guia Médico.

Quando receberei as carteirinhas?
R: A carteirinha física será recebida via correios, no endereço informado, em até 30 dias após o início de vigência do plano de saúde. Por meio do App Unimed Cliente, você pode acessar ao seu Cartão Virtual. Basta clicar em “Perfil” e selecionar a opção “Cartão Virtual”. O aplicativo já está disponível para Android e iOS e pode ser baixado através da Google Play e da App Store, respectivamente. 

A Unimed Noroeste aproveita carência de outros planos?
R: Através de Portabilidade, conforme determinação da ANS.

Gostaria de mudar meu plano, como devo proceder? 
R: Entrar em contato com o seu consultor ou via whatsapp da Unimed.
REAJUSTE, COPARTICIPAÇÃO E CARÊNCIA
       
Quais os reajustes que ocorrem no meu plano?
R: Nos planos Individuais (PF), o reajuste acontece uma vez por ano, no aniversário do contrato, sendo o percentual de reajuste conforme determinação da ANS. Nos planos empresariais até 29 vidas (pool de risco) acontece de acordo com a Resolução Normativa RN nº 309, de 24/10/2012. Para contratos acima de 29 vidas o reajuste é baseado no resultado financeiro e técnico, conforme utilização.

Quando ocorre o reajuste das mensalidades do meu plano?
R: Sempre no aniversário do contrato, data em que foi contratado o plano.

O que é coparticipação e como ocorre a cobrança? 
R: É a participação do beneficiário no custeio de exames e consultas. Funciona como um fator regulador permitido pela ANS para que as operadoras de saúde possam diluir suas despesas assistenciais. O valor varia de acordo com o exame e/ou procedimento realizado pelo beneficiário e é cobrado junto da mensalidade do plano de saúde. Os valores estão descritos na sua proposta. Essa cobrança é feita sempre junto com o pagamento da mensalidade, nunca no prestador de serviço.

Ao realizar a compra de plano de saúde, quais são as carências que devo cumprir?
R: Acidentes pessoais – 24 horas
Consultas e exames básicos – 30 dias
Fisioterapia e exames complementares – 90 dias
Cirurgias ambulatoriais, exames de alta complexidade, diálise e hemodiálise, procedimentos ambulatoriais, internações clínicas e cirúrgicas – 180 dias
Parto a termo – 300 dias
Cobertura parcial temporária – 24 meses

RN ainda não possui cartão pode ser atendido com cartão da mãe? E quando a mãe não possui o plano pode ser com o cartão do Pai? Pode ser em qualquer tipo plano?
R: O bebê terá cobertura de atendimento pelo plano da mãe (ou do pai) por até 30 dias após o nascimento, desde que o plano tenha cobertura obstétrica, conforme termos do Art. 12, inc III, 'a' da Lei 9.656/98 e item 4 da Súmula ANS nº 25/2012.

Meu plano tem atendimento nacional, como faço para utilizá-lo quando estiver em outro estado?
R: Sempre que for necessário, entrar em contato com nosso 0800 372 1000 para saber qual a rede credenciada da Unimed na região ou através do nosso site, por meio do Guia Médico.
BOLETOS/FATURAS
       
Como obter 2ª via da minha fatura/boleto? 
R: Para obter 2º via de faturas basta acessar nosso site, ou por meio da Jade, nossa assistente virtual. A Unimed também envia por e-mail e Correios. Os beneficiários de Colatina contam ainda com um terminal de autoatendimento na entrada da Central de Atendimento ao Cliente, na Avenida Getúlio Vargas, 196, Centro.

Onde posso pagar a fatura Unimed Noroeste Capixaba? 
R: O boleto pode ser pago em qualquer instituição financeira.

Como faço para incluir minha fatura digital?
Confira o passo a passo para você saber como aceitar a fatura digital do seu plano:
  1. Acesse o site e clique em “Emissão de Fatura”
  2. Em seguida, clique no botão “Clique aqui e acesse”
  3. Acesse o seu portal com o número da sua carteirinha e senha
  4. Clique no botão “Termo de aceite para fatura digital”
  5. Preencha os dados e clique em “Concordo”.

Meu pagamento está em aberto, o que faço para evitar o cancelamento?
R. A Unimed Noroeste cancela os contratos em atraso após 60 dias de vencidos, o cliente deve ficar atento a data de vencimento para evitar o cancelamento.

Como solicito meu demonstrativo de pagamento? 
R: Para solicitar o informe de pagamento o cliente pessoa física pode acessar a assistente virtual por meio do whatsapp (3723-1000), através do app Unimed Cliente ou em uma de nossas lojas de atendimento.
COBERTURAS
       
Quais exames consultas, exames e tratamentos meu plano cobre?
R: A ANS define uma lista de consultas, exames e tratamentos, denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que os planos de saúde são obrigados a oferecer, conforme cada tipo de plano de saúde - ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico. Essa lista é válida para os planos contratados a partir de 02 de janeiro de 1999, os chamados planos novos. É válida também para os planos contratados antes dessa data, mas somente para aqueles que foram adaptados à Lei dos Planos de Saúde. Antes de verificar se você tem direito a um procedimento, não deixe de checar qual o tipo de plano de saúde você tem.

Quais hospitais, laboratórios e médicos tenho direito?
R: Você deve notar dois pontos principais sobre a rede de hospitais, laboratórios e médicos conveniados ao seu plano. O primeiro ponto é que nem todos os planos têm direito à internação hospitalar. Os planos que dão direito à internação hospitalar são os de tipo hospitalar com obstetrícia, hospitalar sem obstetrícia ou plano referência. Veja no seu contrato qual é o tipo do seu plano. O segundo ponto é a rede credenciada que seu plano cobre. Avalie bem na hora de contratar o plano de saúde quais são os hospitais, laboratórios e médicos a que você terá direito pelo seu plano.

Quais as regras para órteses e próteses?
R: Órtese é todo dispositivo permanente ou transitório, utilizado para auxiliar as funções de um membro, órgão ou tecido, evitando deformidades ou sua progressão e/ou compensando insuficiências funcionais. Prótese é todo dispositivo permanente ou transitório que substitui total ou parcialmente um membro, órgão ou tecido. Em contratos não regulamentados pela Lei nº 9.656, de 1998, é frequente haver exclusão de cobertura a órteses e próteses. Nos planos regulamentados pela Lei nº 9.656, de 1998 é obrigatória a cobertura às próteses, órteses e seus acessórios que necessitam de cirurgia para serem colocados ou retirados (materiais implantáveis). No entanto, em seu artigo 10, a mesma Lei permite a exclusão de cobertura ao fornecimento de órteses e próteses não ligadas ao ato cirúrgico (ou não implantáveis), tais como óculos, coletes ortopédicos, próteses de substituição de membros.