Informações e Documentos

Este espaço tem como objetivo a publicação sobre novas normativas, alterações eventuais dos métodos de operacionalização de aplicativos, procedimentos e instruções elaboradas pela ANS- Agência Nacional de Saúde Suplementar, além de notícias publicadas no site da Agência referentes ao órgão regulamentador. 
Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde - MPS

Para auxiliá-lo na compreensão dos seus direitos e deveres decorrentes do contrato de plano de saúde ao qual está vinculado, disponibilizamos o Manual de Orientação para Contratação de Plano de Saúde – MPS.
Tratam-se de uma importante ferramenta de informação, que pode ajudá-lo no seu dia-a-dia dia, no que tange aos diversos aspectos do seu Plano de Saúde, permitindo que você possa usufruir corretamente de todos os serviços e vantagens que lhe são assegurados.
Tipos de Contratação de Planos de Saúde
 

Conhecer quais são os tipos de planos de saúde é essencial na hora de escolher o que melhor se ajuste às suas necessidades. Existem vários planos que podem ser contratados por diferentes tipos de contratantes, como pessoas físicas e diversos tipos de pessoas jurídicas.

Carências

Carência
A carência no plano de saúde, de forma simplificada, é o período em que o beneficiário ainda não pode utilizar os serviços contratados, como consultas, exames e cirurgias, por exemplo. Ou seja, são os prazos máximos definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que os beneficiários precisam aguardar para que possam usufruir da cobertura contratada sem ter que pagar diretamente ao prestador.
Cancelamento do Plano
A Resolução Normativa n°412/2016 regulamenta o cancelamento e/ou exclusão de beneficiário de plano de saúde a pedido do titular do contrato. Essa prática decorre exclusivamente da vontade do beneficiário.
Para o cancelamento do seu plano você pode fazer a solicitação por alguns dos canais de comunicação abaixo:
- Através do (27) 3723-1000;
- Na Central ou Lojas de Atendimento Presencial;

Caso seu contrato seja empresarial, a solicitação deverá ser feita na sua própria empresa. Nós estamos à disposição para sanar todos os seus questionamentos, por isso, em caso de dúvida, ligue para o (27) 3723-1000. 
 
Reajuste

Reajuste é a atualização da mensalidade baseada na variação dos custos dos procedimentos médico-hospitalares com o objetivo de manter a prestação do serviço contratado. A ANS é a entidade responsável pela regulação dos reajustes aplicados pelas operadoras de planos de saúde. Atualmente, existem dois tipos possíveis de aumentos: reajuste anual por variação de custos e reajuste por variação de faixa etária do beneficiário.

As regras para aplicação do reajuste por variação de custos diferem de acordo com os seguintes fatores:

  • Data de contratação do plano: antes ou depois da vigência da lei que regulamenta o setor
  • Tipo de cobertura: médico-hospitalar ou exclusivamente odontológica
  • Tipo de contratação: planos individuais/familiares ou coletivos (empresarial ou por adesão)
  • Tamanho da carteira: planos coletivos com menos de 30 beneficiários ou planos coletivos com 30 ou mais beneficiários