Dúvidas Frequentes

Este é o Canal onde você pode pode obter informações rápidas sobre o seu plano de saúde da Unimed Os Bandeirantes  e tirar dúvidas de uma forma ágil.
Encontre o tópico desejado para obter a informação desejada.
Meu plano iniciou agora, como começo a utilizar? 
O plano pode ser utilizado a partir da data de início de vigência, no entanto, fique atento ao período de carências para cada solicitação, conforme o seu contrato. Normalmente, é necessário aguardar 24 horas para atendimentos em casos de urgência e emergência.

O que eu preciso para ser atendido?
Na hora do atendimento, é preciso apresentar um documento de identidade com foto e o seu cartão Unimed Os Bandeirantes ativo, em formato físico ou digital (disponível no aplicativo Unimed SP – Clientes).

Quais os locais e as especialidades onde posso ser atendido(a)?
Para saber em quais localidades pode ser atendido, verifique em seu contrato ou cartão as cidades que abrangem o seu plano. Para ter acesso a toda a rede credenciada da Unimed Os Bandeirantes, consulte o Guia Médico no site ou Aplicativo Unimed – SP Clientes

Como agendar consulta?
Inicialmente, consulte o nosso Guia Médico pelo site ou aplicativo e tenha acesso aos diversos consultórios e clínicas disponíveis para lhe atender. Mas fique atento, pois algumas consultas, procedimentos e terapias dependem de solicitação médica através de guia, que precisa ser previamente validada pelo setor de Autorizações da Unimed Os Bandeirantes para que o atendimento possa ser realizado. Com a guia autorizada, o agendamento pode ser feito em contato direto com a clínica (informações como endereço e contato da clínica estão disponíveis no Guia Médico). Para as consultas em que não são necessárias solicitações médicas, como atendimentos de urgência e emergência, basta se dirigir à unidade para ser atendido. 

Como devo me preparar para um exame?
Para saber como se preparar para a realização de um determinado exame, entre em contato com a clínica ou laboratório responsável, pois para cada tipo de procedimento é necessária uma preparação diferente. Não se esqueça de mencionar quaisquer medicamentos de uso contínuo, e lembre-se que para a realização de qualquer exame, antes é necessário ter o pedido autorizado. 

Preciso baixar o aplicativo?
É recomendável que sim, pois ele vai facilitar a sua experiência com a Unimed Os Bandeirantes. Para instalar, procure o aplicativo “Unimed SP – Clientes” no Google Play Store ou na App Store do seu smartphone. Após a instalação, faça o cadastro. Em seguida, digite os 04 (quatro) primeiros dígitos de seu cartão: 0540 (UNIMED OS BANDEIRANTES). Na tela seguinte, irá aparecer o número de seu cartão e um campo para preencher sua data de nascimento. Após isso, basta seguir com as informações solicitadas, inserir seu e-mail, criar uma senha e pronto!  Agora você tem acesso ao seu cartão virtual, guia médico, extrato de coparticipação, status da sua guia, etc.

Estou com dificuldades para marcar a consulta com um médico de uma determinada especialidade. O que devo fazer? 
Consulte o nosso Guia Médico para verificar as opções de especialistas disponíveis, e faça contato diretamente com a clínica/consultório. Caso ainda encontre dificuldades, entre em contato conosco por meio do telefone (11) 4534-9400 (Opção Atendimento) para obter mais informações.

Como funciona o retorno de consulta médica? 
Quando o médico solicita o retorno de consulta para reavaliação ou apresentação de exames, não haverá cobrança de coparticipação se a nova consulta for realizada dentro do prazo de 30 dias, desde que o atendimento seja realizado pelo mesmo médico e mesmo diagnóstico.

Qual o prazo máximo para atendimento? 
A ANS estabelece prazos máximos para atendimento após cumprimento do período de carência. Importante ressaltar que estes prazos valem para atendimento por profissionais ou estabelecimentos da rede credenciada, e não para profissionais ou estabelecimentos específicos escolhidos pelo cliente. Informações disponíveis no site da ANS.

Como faço para alterar o meu endereço no cadastro da Unimed Os Bandeirantes?
Para alterar o seu endereço para recebimento de seu boleto de pagamento basta entrar em contato pelo WhatsApp (11) 4534-9400 no Menu Cadastro – Alteração de Endereço e encaminhar uma foto legível do comprovante de endereço. São aceitos como comprovante de endereço qualquer conta de consumo (telefone – energia – água – condomínio – gás – televisão ou IPTU) e precisa estar no nome do contratante ou do beneficiário do plano.

Como faço para alterar meus dados no cadastro da Unimed Os Bandeirantes?
Para alterar seus dados pessoais basta entrar em contato pelo WhatsApp (11) 4534-9400 no Menu Cadastro – Atualização Cadastral e encaminhar o documento pertinente a alteração que deseja. Ressaltamos que para alteração do nome será necessário também o envio do Comprovante de Situação Cadastral no CPF, emitido no site da Receita Federal dentro do mês da solicitação.
Como solicitar autorização de exames e pedidos médicos?
Se você foi atendido num recurso próprio da Unimed Os Bandeirantes ou no consultório de um médico cooperado, você pode solicitar a autorização na própria recepção do local. Caso contrário, será necessário acionar a nossa equipe de Autorizações por meio do nosso WhatsApp: (11) 4534-9400. Ao acessar o nosso WhatsApp, selecione a opção “Solicitar Autorização”.
O horário de atendimento do WhatsApp é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
Importante: O pedido médico deve estar devidamente preenchido, legível e com imagem nítida. É obrigatório conter a indicação clínica, carimbo e assinatura do profissional solicitante.

Como consultar o status da minha autorização?
Você pode consultar o status da sua autorização no Aplicativo Unimed SP - Clientes ou via WhatsApp (11) 4534-9400. Dê preferência para consultar esta informação via aplicativo, pois não há fila de espera e a consulta é imediata. No atendimento via WhatsApp, na opção “Acompanhar Autorização”, informe o número do seu cartão e o número do protocolo, se souber, ou qual procedimento deseja consultar.

Como solicitar autorização para cirurgias e procedimentos? 
Para solicitar autorização de cirurgias ou procedimentos ambulatoriais é necessário o pedido médico devidamente preenchido, contendo indicação clínica, código do procedimento, local de realização, exames de imagens, laudos e a carteirinha do convênio.
As orientações para entrega de documentos poderão ser adquiridas nos canais administrativos das nossas unidades.

Como autorizar terapias multidisciplinares? 
Para as terapias multidisciplinares como nutricionista, psicólogo e fisioterapias, deve haver o pedido médico devidamente preenchido, legível e com imagem nítida. É obrigatório conter a indicação clínica, carimbo e assinatura do profissional solicitante.
Para análise da solicitação, o pedido poderá ser inserido pelo profissional solicitante, ou encaminhado via WhatsApp (11) 4534-9400, na opção “Solicitar Autorização”. 
No decorrer das análises, pode surgir a necessidade de informações complementares, que serão solicitadas pela área responsável, tais como: relatórios médicos, laudos, segunda opinião, junta médica, etc.
Importante: Os agendamentos devem ocorrer somente após a guia estar autorizada. 
 
Tenho direito a quais exames e procedimentos no meu plano de saúde? 
Os planos regulamentados pela Lei 9.656/1998 possuem todas as coberturas determinadas no Rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão regulador dos planos de saúde no Brasil. Quando houver a inclusão de novas coberturas, elas serão inseridas automaticamente no seu plano. Lista completa do Rol de procedimentos disponível no site da ANS.

O que é período de carência?
É o prazo preestabelecido em contrato que determina o tempo que é preciso esperar para realizar um determinado procedimento pelo plano de saúde. As carências podem ser aplicadas se ultrapassado o período de inclusão ou se houver alteração no tipo de acomodação.
• 24 horas para urgência¹ e emergência²;
• 30 dias consultas e exames simples;
• 180 dias exames especiais, terapias, internações clínicas e cirúrgicas;
• 300 dias para partos.
• ¹Urgência: são considerados casos de urgência aqueles resultantes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional. 
• ²Emergência: são casos de emergência os que implicarem risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o beneficiário. 

Como saber se o meu plano possui carências? 
 Você pode consultar esta informação no seu cartão de beneficiário, cartão físico ou no Aplicativo. 

O que é Cobertura Parcial Temporária (CPT)? 
É a suspensão por um período ininterrupto de até 24 (vinte e quatro) meses da cobertura de Procedimento de Alta Complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos, que estejam relacionados exclusivamente às doenças ou lesões preexistentes declaradas pelo beneficiário ou seu representante legal no ato da adesão ao plano.
Os Procedimentos de Alta Complexidade mais comuns são a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, a hemodiálise, a quimioterapia e o cateterismo cardíaco. A lista completa pode ser encontrada no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.
O que é abrangência e qual a área de atendimento da Unimed Os Bandeirantes?
A abrangência geográfica do seu plano de saúde é a área de cobertura de procedimentos, consultas e eventos de acordo com o plano contratado. Na Unimed Os Bandeirantes, você pode verificar no seu cartão (físico ou virtual) a abrangência contratada.
A Unimed Os Bandeirantes comercializa 2 (duas) modalidades de abrangência dentro da sua área de atuação: 
Abrangência local: Itatiba e Morungaba.
Abrangência de Grupo de Municípios - 10 (dez) cidades: Atibaia, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Itatiba, Joanópolis, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Piracaia e Vargem.

Onde posso ser atendido no plano com abrangência nacional? 
Nos planos da Unimed Os Bandeirantes com abrangência nacional, você tem atendimento completo em todo o país pela rede credenciada do Sistema Unimed, com acesso a consultas, exames, hospitais e outros serviços, conforme previsto no Rol da ANS. Consulte o Guia Médico da Unimed que atua na cidade onde você deseja o atendimento.

O que é um plano com coparticipação? 
É a participação nos custos dos atendimentos quando você utiliza o plano, conforme definido previamente em contrato. Os valores das coparticipações referentes aos serviços prestados aos beneficiários são lançados sempre nos meses posteriores à apresentação das cobranças pela rede credenciada. O valor é faturado juntamente com a mensalidade por meio de boleto emitido à contratante (empregadora, sindicato ou associação). Para informações sobre valores da coparticipação, consulte o RH da sua empresa.

Meu filho acabou de nascer. Ele pode ser atendido pelo meu plano de saúde? 
Sim, o recém-nascido que ainda não possui plano ativo na Unimed Os Bandeirantes poderá ser atendido dentro do prazo de 30 (trinta) dias a contar do seu nascimento na condição especial (atendimento provisório), desde que acompanhado por um dos responsáveis legais inscritos no plano. O responsável deverá apresentar o seu cartão de identificação, seu documento de identidade com foto e a certidão de nascimento do bebê.

Quem pode ser dependente no meu plano? 
Podem ser considerados dependentes: 
•    Cônjuge ou convivente, havendo união estável, na forma da lei; 
•    Filhos solteiros, enteados, menores sob guarda por força de decisão judicial e menores tutelados, que ficam equiparados aos filhos de acordo com a idade limite e condições especiais firmadas no contrato.

Em quais situações devo acionar a empresa em que trabalho? 
Para informações sobre regras contratuais, inclusões ou exclusões, consulta de valores de coparticipação, alteração de acomodação e demonstrativo de pagamentos para declaração do Imposto de Renda.
 
O que é intercâmbio do plano de saúde Unimed?
Intercâmbio é o atendimento prestado por uma Unimed a um beneficiário Unimed de outra cidade. Assim, a operação de intercâmbio possibilita que um beneficiário de determinada Unimed seja atendido em território nacional, conforme critérios contratuais.

Como identificar a qual Unimed pertenço?
A identificação da Unimed Os Bandeirantes é através do código 0540, que pode ser encontrado no cartão do beneficiário. Se o seu cartão não iniciar com o código da Unimed do local do seu atendimento, você é um beneficiário de intercâmbio.

Estou fora da área de atendimento da Unimed Os Bandeirantes, e agora?
Para atendimentos de urgência e emergência, você conta com hospitais e pronto atendimentos (credenciados e próprios) em todo o Brasil. Consulte o Guia Médico no seu aplicativo e busque quais são os locais de atendimento na cidade onde você se encontra.
Nos atendimentos eletivos, no plano nacional, a rede de atendimento disponível será a da Unimed local. Assim, é importante que você consulte o Guia Médico Nacional no seu Aplicativo Unimed SP - Clientes ou entre em contato com a Unimed onde fará o atendimento, por meio do site ou canais de contato para consultar a rede credenciada e tirar eventuais dúvidas.
Na realização dos atendimentos a Unimed local fará contato, através de sistema operacional próprio com a Unimed Os Bandeirantes para validação de informações e coberturas contratuais.  
 
O que é o Guia Médico?
O Guia Médico permite que você encontre nossos médicos cooperados, profissionais de saúde, clínicas especializadas, hospitais e laboratórios.

Como acessar o Guia Médico? 
Disponibilizamos o guia médico em nosso site unimedosbandeirantes.com.br e no Aplicativo Unimed SP - Clientes. Em nosso site, você pode acessar o Guia Médico da Unimed Os Bandeirantes com toda a rede credenciada no formato PDF.
É importante consultar a sua área de abrangência para utilizar o guia médico

Quais os locais próprios de atendimento da Unimed Os Bandeirantes?
A Unimed Os Bandeirantes possui diversas unidades de atendimento, como:
•    Pronto Atendimento 24 Horas em Itatiba;
•    Pronto Atendimento 12 Horas em Morungaba;
•    Pronto Atendimento 24 Horas em Bragança Paulista;
•    Centro de Especialidades Médicas em Atibaia;
•    Laboratório Unimed em Itatiba e postos de coleta em Atibaia, Bragança Paulista e Morungaba;
•    Centro de Tratamento Oncológico (em Itatiba e Atibaia);
•    Espaço Viver Bem em Itatiba;
•    Hospital Dia em Itatiba;
•    Sede Administrativa em Itatiba.
Para visualizar os telefones e endereços de cada local acesse a página de Canais de Atendimento do nosso site.

Quais os locais credenciados da Unimed Os Bandeirantes?
A Unimed Os Bandeirantes possui mais de 70 médicos cooperados, 5 hospitais credenciados e mais de 70 clínicas e laboratórios parceiros. Consulte o Guia Médico para conhecer toda a nossa rede credenciada.

Quais os Hospitais credenciados da Unimed Os Bandeirantes?
A Unimed Os Bandeirantes conta com 5 Hospitais credenciados: Hospital Novo Atibaia*, 
Hospital Albert Sabin, Hospital Universitário São Francisco - HUSF, Santa Casa de Misericórdia de Itatiba e Santa Casa de Piracaia.
*Importante: Consulte a rede e a área de abrangência contratada.
 
Tenho plano PJ ou sou funcionário de empresa que oferece o plano da Unimed Os Bandeirantes. Como obtenho o Demonstrativo para declaração de IR? 
Acione a área de RH da sua empresa para obter o demonstrativo para declaração do Imposto de Renda.

Como faço para obter o Demonstrativo para Imposto de Renda Pessoa Física na Unimed Os Bandeirantes?
No site unimedosbandeirantes.com.br, acesse o menu superior: “Serviços” e “Imposto de Renda”. Depois, preencha com o número da carteirinha e senha ou efetue um cadastro, caso ainda não seja cadastrado.

Como emitir segunda via de boleto na Unimed Os Bandeirantes?
Infelizmente, existem endereços web e e-mails falsos que emitem boletos que não são oficiais da Unimed os Bandeirantes. Por isso, fique atento e sempre procure os canais oficiais da Unimed Os Bandeirantes para solicitar a segunda via de boleto: 
•    Aplicativo: Unimed SP - Clientes;
•    WhatsApp: (11) 4534-9400 (durante o horário comercial);
•    Site: unimedosbandeirantes.com.br;
•    E-mail: financeiro@unimedosbandeirantes.com.br.
Como baixar o aplicativo?
Para instalar, procure o Aplicativo “Unimed SP – Clientes” no Google Play Store ou na App Store do seu smartphone. Após a instalação, faça o cadastro. Em seguida, digite os 04 (quatro) primeiros dígitos de seu cartão: 0540 (UNIMED OS BANDEIRANTES). Na tela seguinte, irá aparecer o número de seu cartão e um campo para preencher sua data de nascimento. Após isso, basta seguir com as informações solicitadas, inserir seu e-mail, criar uma senha e pronto!  
Agora você tem acesso ao seu cartão virtual, guia médico, extrato de coparticipação, status da sua guia, etc.

Quais as principais funções do aplicativo?
O Aplicativo Unimed SP – Clientes facilita o seu dia a dia com a Unimed Os Bandeirantes. Entre as principais funções do aplicativo, está a consulta imediata de guias e autorizações, além de Guia Médico, extrato de coparticipação, segunda via de boletos, cartão virtual, consulta de carências e muito mais. 

Conheça todas as funções do aplicativo e como baixar assistindo o vídeo no abaixo:
Assista o vídeo clicando aqui (você será redirecionado para o Youtube).

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A Unimed Os Bandeirantes disponibiliza vários canais para que você possa ser atendido da melhor maneira possível. Encontre o serviço, área ou local desejado para agilizar o seu atendimento.

Conheça a melhor estrutura de atendimento e a rede credenciada da Unimed Os Bandeirantes acessando o nosso Guia Médico.