Notícias 

Veja abaixo as principais notícias e atualizações da Unimed Paranaguá.

A importância da prevenção ao câncer de próstata

Confira nossa entrevista com o Dr. César Augusto Broska Júnior, urologista da Unimed Paranaguá, sobre os cuidados com a saúde do homem e a prevenção contra o câncer de próstata.
Texto: Comunicação e Marketing - Unimed Paranaguá
        23 de novembro, 2023
O câncer de próstata casa algum sintoma?
Nas suas fases iniciais não causa nenhum sintoma para o paciente. Pode gerar dificuldade para urinar, aumento da frequência urinária e sangramento na urina nas fases mais avançadas, mas nenhum sintoma específico do câncer de próstata. Nas suas fases iniciais o diagnóstico só é possível através do rastreio.

Qual a importância do rastreio?
A importância é o diagnóstico precoce do câncer de próstata, quando existem excelentes chances de cura e controle da doença.

Quem deve fazer o rastreio para o câncer de próstata?
Tem indicação de fazer o rastreio de câncer de próstata todo homem a partir dos 50 anos de idade. Pessoas negras ou que tenham alguém na família com câncer de próstata, o rastreio começa mais cedo, a partir dos 45 anos.

Como ele é feito? O rastreio pode ser feito somente com o exame de sangue?
Ele é feito com o toque retal e com o exame de sangue (PSA total). Os dois exames são complementares e devem ser realizados conjuntamente, pois há casos em que somente o toque retal está alterado, sem alteração no PSA.

Há algum preparo específico para o toque retal? Como ele é realizado?
O toque retal é realizado no momento do exame físico, da consulta médica. Não demora mais do que alguns segundos. Não é necessário nenhum tipo de preparo.

Supondo que algum exame esteja alterado, significa que existe câncer?
Não. Outras situações podem gerar aumento do PSA ou alteração do toque, como a hiperplasia prostática benigna e inflamações na próstata. Os exames selecionam uma população que está em risco, mas não quer dizer que necessariamente tenha câncer. Quando o toque ou o PSA estão alterados são necessários exames adicionais para a confirmação da doença. Conforme o caso, é solicitado uma Ressonância Magnética da Próstata e a biópsia da próstata, para a confirmação ou exclusão da doença.

Caso seja confirmada a presença do câncer de próstata, o que devo fazer?
O seu médico possivelmente solicitará exames complementares para saber o estágio em que se encontra a doença. Hoje existem várias modalidades terapêuticas para os vários estágios de câncer. Há cirurgia (convencional, laparoscópica, robótica) associado ou não a radioterapia, bloqueios hormonais e quimioterapia. Conforme o caso, o câncer pode ser somente acompanhado, sem necessidade de intervenção. O tipo de tratamento será discutido com o médico de modo a melhor atender a rotina e as expectativas do paciente.

Sobre o Dr. César Augusto Broska Júnior
Médico formado pela Faculdade Evangélica do Paraná, Residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, Residência médica em Urologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia – TISBU, Perito Oficial do Estado do Paraná – Secretaria de Segurança Pública, Atua na cidade de Paranaguá desde 2018 e como cooperado Unimed desde 2019.