Notícias 

Veja abaixo as principais notícias e atualizações da Unimed Paranaguá.
https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Câncer de Próstata: Prevenção e Cuidado

O especialista em Urologia da Unimed Paranaguá, Dr. Emerson Blankemburg, esclarece algumas dúvidas e salienta a importância da prevenção ao câncer de próstata.
Texto: Comunicação e Marketing — Unimed Paranaguá
        22 de novembro, 2021

Qual objetivo do novembro azul?

Novembro Azul é o nome de um movimento internacional, que procura conscientizar a população a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. Este movimento é conhecido mundialmente por MOVEMBER.

O câncer de próstata emite sintomas? 

Na fase inicial, o câncer pode não apresentar sintomas, mas também pode apresentar os mesmos sintomas de outras doenças benignas, até mesmo da próstata, bexiga e uretra. Os sintomas podem ser bem variados desde disfunção erétil, demora e dificuldade para urinar, dor, até sangramento na urina, sangue no sêmen. Mas na fase final, em geral, depende dos locais que se encontram as metástases.

Ainda há muito preconceito com relação ao exame?

O preconceito existe, mas tenho visto ele diminuir muito. Isso se deve a ampla publicidade dada ao tema.

Qual importância de realizá-lo?

No Brasil, estima-se um número de novos casos no biênio 2020-2021 de 65.840. O câncer de próstata ocupa a segunda posição dos tumores malignos em homens, no país, apenas atrás dos tumores de pele.

O câncer de próstata é comum em Paranaguá?

Na região sul do país, são esperados 62 novos casos por 100 mil homens. É esperado que surjam alguns casos em Paranaguá conforme essa projeção.

As chances de cura são altas?

Quando diagnosticado precocemente, estima-se taxa de cura acima de 90%.


Emerson Luiz Blankemburg, médico urologista, formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez Cirurgia Geral na Santa Casa de Porto Alegre, atualmente Universidade da Saúde. É pós-graduado em Urologia no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. Recentemente, terminou a pós-graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Exerce a função de urologista em Paranaguá desde os anos 2000 quando iniciou seu trabalho como médico especialista no município e, desde então, vem prestando serviços para a Unimed e todos os seus cooperados em Paranaguá.

Assuntos em destaque