Notícias 

Veja abaixo as principais notícias e atualizações da Unimed Paranaguá.
https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Tabagismo X Coronavírus

Como lidar com o vício em tabaco em tempos de pandemia de coronavírus
        15 de dezembro, 2020

Você sabia que o tabagismo é reconhecido como doença crônica? Ela é causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Hoje, é o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo. Nesses dias de pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), uma doença que ataca diretamente os sistemas respiratórios, saiba por que quem fuma tem maior risco de desenvolver sintomas graves caso seja contaminado.

Quem fuma faz parte do grupo de risco para o coronavírus (Covid-19)?

O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes são acometidos com maior frequência por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Além disso, o consumo do tabaco é a principal causa de câncer de pulmão e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre outras doenças.

Pelo exposto, podemos dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.

Fumar aumenta o risco de contrair coronavírus?

O fumante, caso leve as mãos não higienizadas à boca para fumar, pode contrair o vírus. Tabagistas têm seu sistema respiratório prejudicado pelo fumo, e, portanto, se infectados pelo coronavírus, podem ter sua saúde ainda mais ameaçada.

Narguilé e dispositivos eletrônicos para fumar podem transmitir coronavírus?

No uso do narguilé, é comum o compartilhamento das piteiras, expondo os usuários ao risco de contaminação e transmissão de várias doenças infectocontagiosas, entre elas, a Covid-19, infecção causada pelo coronavírus. Isso também acontece quando um dispositivo eletrônico para fumar é utilizado por mais de uma pessoa.

E por conterem tabaco, o narguilé e os dispositivos eletrônicos para fumar são prejudiciais à saúde pulmonar, e seu consumo aumenta o risco para desenvolvimento de sintomas mais graves da Covid-19.

Parar de fumar ajuda na prevenção da Covid-19 (transmitida pelo coronavírus)?

Ao deixar de fumar, os benefícios à saúde são imediatos, pois após 12 a 24 horas sem fumar os pulmões já funcionarão melhor. Além de evitar aglomerações, utilizar máscaras de proteção, lavar as mãos com água e sabonete ou usar álcool em gel para higienizá-las, não compartilhar objetos pessoais e manter ambientes bem ventilados para prevenir o contágio pelo coronavírus, é muito importante PARAR DE FUMAR. Deixar o cigarro pode reduzir o risco de desenvolver a forma mais severa da Covid-19.

Este pode ser um bom momento para decidir parar de fumar e a Unimed Paranaguá quer te ajudar! Nós disponibilizamos para você o Programa Anti-Tabagismo da nossa Medicina Preventiva onde você será acompanhado e cuidado durante esse processo. 

Clique aqui para se inscrever no programa Anti-Tabagismo da Unimed Paranaguá.

 

Cuidar de você, #esseéoplano!