Notícias

Voltar A Importância da atividade física na terceira idade

A Importância da atividade física na terceira idade

        09 de agosto, 2022

Enquanto as atividades físicas presenciais do grupo Saúde do Idoso não têm previsão de retorno, o Núcleo de Atenção Integral à Saúde (Nais) da Unimed Pelotas/RS organizou um minicurso para as turmas do programa, com o profissional de Educação Física, Renato Póvoa. Realizado no auditório do Nais, o encontro foi iniciado em 1º de agosto e se encerra no próximo dia 15. Com o foco na orientação, Renato mostra aos participantes porquê a realização de atividades físicas é tão importante na terceira idade.

 

As turmas têm no máximo, 10 pessoas por encontro e terça-feira (2/8) foi o dia da turma de idosos de 75 anos ou mais. Os cinco alunos presentes foram extremamente participativos e comentaram a dificuldade de manter uma rotina na série de exercícios.

 

O curso proporcionou um momento de aprendizado e reflexões. Gilberto Freitas, de 84 anos, aproveitou o momento para incentivar seus colegas a tentarem ter uma vida mais ativa. “Quando começou a pandemia, eu segui fazendo os exercícios, mas com o tempo fui abandonando, fiquei apenas em casa até que um dia me machuquei. Este susto fez eu me cuidar de novo e hoje faz três meses que pratico pilates, isto mudou completamente minha vida. Hoje, vim caminhando até aqui, uma distância de 20 minutos e com a prática de exercícios, minha vida melhorou de um jeito que eu nem acreditava que poderia melhorar de novo”, destaca.

 

Com o tempo, o corpo humano acaba ficando mais vulnerável e a prática de exercícios ajuda a retardar esta vulnerabilidade. Nos encontros, a missão é orientar os participantes que estão vivendo uma vida sedentária, e o mais importante, incentivar as turmas a continuarem fazendo exercícios. Leda Quadros, de 80 anos, aprendeu lições importantes no minicurso e saiu de lá com outro pensamento: “Vim aqui para aprender e saio satisfeita. Eu estava completamente parada, e hoje a palestra do Renato me motivou a fazer tudo de novo. Os exercícios irão me ajudar tanto fisicamente quanto mentalmente”, ressalta.

 

Esses momentos proporcionam bem-estar físico e mental, além da socialização pós-pandemia.