Notícias

Voltar Paciente em Cuidados Paliativos visita Praia do Laranjal

Paciente em Cuidados Paliativos visita Praia do Laranjal

        26 de dezembro, 2023
Na sexta-feira (15/12), a Equipe de Suporte e Cuidados Paliativos da Unimed Pelotas/RS, proporcionou um momento diferente e especial para uma paciente: um passeio na praia do Laranjal.

A paciente de 69 anos está internada no Hospital Unimed Pelotas há mais de 30 dias e manifestou o desejo de sair do hospital após esse longo período de hospitalização. Depois de uma avaliação clínica completa, o passeio foi realizado e acompanhado pela equipe de Cuidados Paliativos.

“Logo que conversamos e soubemos do desejo, iniciamos o planejamento do passeio. Unimos esforços em conjunto com a médica assistente, Dra. Katia Haack, familiares e colegas dos mais diversos setores que se envolveram para que tudo fosse feito da melhor maneira, com conforto e segurança", conta a médica cooperada paliativista e coordenadora da Equipe de Cuidados Paliativos da Unimed Pelotas, Dra. Camila Ractz Martins.

Além de promover a saída do ambiente hospitalar, o passeio também resgatou memórias afetivas, proporcionando bem-estar à paciente e sua rede de apoio.


O Cuidado Paliativo é uma abordagem extremamente técnica e ética destinada a pacientes portadores de doenças ameaçadoras à vida (câncer, doença pulmonar, renal, do coração, demências, HIV/Aids etc.). Deve ser ofertado logo no início do recebimento do diagnóstico, caminhando inclusive junto aos tratamentos de caráter curativo, tornando-se exclusivo no final da vida. Leva em consideração os aspectos físicos, sociais, emocionais e espirituais, além dos valores e preferências do doente, buscando melhorar a qualidade de vida do paciente, dos familiares e de seus cuidadores.

A Unimed Pelotas/RS conta com uma equipe especializada de Suporte e Cuidados Paliativos desde março de 2022. Atualmente, a equipe é composta pela médica intensivista e paliativista Dra. Camila Ractz Martins, enfermeiro oncológico e paliativista Jeferson Silveira e psicóloga hospitalar e da saúde Jerusa Pozzada.