Notícias

Voltar Inclusão através do esporte: conheça o Projeto Escalando o Futuro

Inclusão através do esporte: conheça o Projeto Escalando o Futuro

        30 de agosto, 2022

Segunda-feira (22/8) foi iniciado o Projeto Escalando o Futuro – Tênis nas Escolas. Uma iniciativa que tem o objetivo de atender crianças de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), promovendo o tênis como ferramenta de caráter socioeducativo. O projeto é viabilizado pelo Instituto Unimed/RS e conta com patrocínio da Unimed Central-RS e apoio da Unimed Pelotas/RS, sendo realizado pela Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC).

 

Com 70 inscritos, o programa atenderá até 96 crianças de 10 a 12 anos, e as escolas selecionadas para iniciar o projeto foram a Luiz Augusto Assumpção do Barro Duro, Francisco Campos Barreto do bairro Valverde e Almirante Raphael Brusque localizada na Colônia Z3. As aulas ocorrerão de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h30min, e no turno da tarde das 14h às 16h30min.

 

Realizadas por uma equipe técnica, o programa é coordenado pelo professor e tenista Mauro Brandão, que ficou emocionado com a iniciativa do projeto: “Me encheu de orgulho ter sido convidado para participar de um projeto social pela empresa conceituada que é a Unimed. O esporte me deu muitas oportunidades e está na hora de retribuir para essas crianças, ajudando a formar cidadãos. Um dos nossos professores vem de um projeto social, mostra um exemplo real para as crianças e confesso que chego a ficar até emocionado”, afirma o coordenador técnico do Escalando o Futuro.

 

O esporte transforma realidades e além de auxiliar as crianças, pode proporcionar um momento único para elas. Ravi, participante de 11 anos, até segunda-feira ainda não conhecia o tênis, agora já tem um novo esporte para se aproximar: O esporte transforma realidades e além de auxiliar as crianças, pode proporcionar um momento único para elas. “Foi legal, divertido. Um pouco difícil, mas com certeza, vou vir mais vezes’, diz.

 

A presidente da Unimed Pelotas/RS, Dra. Rosana Souza van der Laan, falou sobre o apoio da cooperativa ao projeto: “A Unimed Pelotas/RS tem uma responsabilidade com a comunidade, estamos muito felizes em poder ajudar estas crianças e mostrar para elas que o esporte, além de ser uma ferramenta de lazer, também é sinônimo de saúde e socialização”, ressalta.

 

Felipe Nogueira, coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), comentou sobre a importância da ação: “Este projeto é fundamental, pois além de valorizar o esporte na cidade, tem uma preocupação com o desenvolvimento físico e social dos participantes. Tem crianças aqui que nem conheciam o tênis, é muito gratificante ver tudo isso ”, destaca.

 

O apoio ao projeto é essencial para sua manutenção e esta oportunidade vai até Julho de 2023.