Notícias

Voltar Unimed Pelotas/RS é modelo de governança clínica no Brasil

Unimed Pelotas/RS é modelo de governança clínica no Brasil

        20 de março, 2023
A Unimed Pelotas/RS adotou um conjunto de processos para garantir mais qualidade nos atendimentos e mais segurança para os pacientes, sendo uma referência para a região sul quando o assunto é serviço de qualidade e atendimento humanizado aos seus beneficiários. Com isso, a cooperativa também conquistou lugar de destaque em âmbito nacional, se tornando modelo de governança clínica no Brasil.

Desde 2018, a cooperativa utiliza a metodologia DRG Brasil, implantando a codificação nos hospitais da rede, com o objetivo de potencializar os serviços e melhorar o tempo de permanência hospitalar. Já em 2019, a Unimed Pelotas/RS inaugurou o seu hospital próprio e passou a realizar a codificação do DRG para alta dos pacientes. Após um ano, em maio de 2020, foram implementados também o DRG Admissional e remuneração DRG no hospital próprio, o que propiciou ótimos resultados.

“Hoje temos todos os nossos pacientes monitorados pelo DRG e isso tem repercutido em melhora na qualidade da assistência, na redução de desperdícios e principalmente, trouxe excelentes ganhos com a implantação da remuneração baseada no desempenho. Outras singulares da Unimed também solicitaram benchmarking para a Unimed Pelotas/RS, isso só demonstra que estamos no caminho certo”, afirma a administradora de Provimento à Saúde e serviços próprios da Unimed Pelotas/RS, Gabriela Laudares Albuquerque Oliveira.

Algumas ações favoreceram para que a Unimed Pelotas/RS se tornasse um modelo de governança clínica no Brasil, entre elas: inserção dos dados de alta do paciente, coleta de informações na admissão para uma gestão de permanência mais eficiente, ações em conjunto com o corpo clínico, remuneração do corpo clínico por desempenho.