Notícias

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Unimed Prudente e Sicredi: união de cooperativas para ajudar entidades

CooperAção
Texto: Eduardo Maranho
        13 de dezembro, 2021

O sexto princípio do cooperativismo é a intercooperação, em que cooperativas se unem e cooperam entre si. Baseado nesse conceito, as cooperativas Unimed Prudente e Sicredi Rio Paraná PR/SP se juntaram mais um ano para uma ação social.

As entidades beneficiadas foram: Lar São Rafael de Presidente Prudente e Lar de Ancião de Teodoro Sampaio.

Intitulada de CooperAção, a atividade buscou fortalecer o apoio das cooperativas nas comunidades, um dos princípios cooperativistas. As entidades receberam produtos que informaram ser de necessidade, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e leite.

O Lar São Rafael recebeu 720 quilos de arroz, 300 de feijão, 40 de café e 72 litros de óleo. Além de 336 litros de leite.

Já o Lar do Ancião recebeu: 200 unidades de pasta de dente, 262 sabonetes, 170 detergentes, 160 litros de água sanitária, 84 litros de álcool 70º líquido, 97 litros de desinfetante, 66 quilos de sabão em pó e 87 litros de amaciante.

O diretor de Mercado da Unimed Presidente Prudente, Osvaldo Saraiva, expõe que o interesse pela comunidade é um dos sete princípios cooperativistas. Logo, conhecer e entender as necessidades das entidades locais é um objetivo comum entre a Unimed Prudente e a Sicredi Rio Paraná. “Desejo que outras cooperativas se espelhem em nossa ação para que mais famílias possam ser beneficiadas, não apenas neste período de fim de ano, mas durante todos os outros meses. Cooperar desperta a melhor das sensações: garantir o bem ao seu próximo”, ressalta.

O presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes, comentou na ocasião que a cooperativa já realiza muitas ações sociais em prol das regiões locais, então, esse ano, a atividade foi ampliada com a parceria com a Unimed. “Um dos objetivos do Sicredi é auxiliar no desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está inserido. E, neste sentido, precisamos evidenciar o trabalho contínuo e de extrema importância realizado pelas entidades assistenciais aqui representadas”, completa.

Esta ação, além da intercooperação, está ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, número 1: Erradicação da Pobreza; número 2: Fome Zero; e  número 3: Boa saúde e Bem-estar.