Notícias

Voltar Abril Azul: Unimed Sergipe reforça campanha através de ações e serviços ofertados na unidade de saúde

Abril Azul: Unimed Sergipe reforça campanha através de ações e serviços ofertados na unidade de saúde

        14 de abril, 2024

O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de conscientizar a população sobre o autismo, bem como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com o  Centers for Disease Control and Prevention (CDC), uma a cada 36 crianças no mundo tem TEA. Ao longo do ano, a Unimed Sergipe oferta diversos serviços para esse público, garantindo a inclusão e um atendimento qualificado para todos. Durante o mês de abril, a cooperativa reforça essas ações e dá visibilidade ao tema a fim de ampliar as discussões e conscientizar seus colaboradores e beneficiários.

A coordenadora do Núcleo de Regulação das Terapias da Unimed Sergipe, Rachel Sotero, explica que o TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

“A campanha do Abril Azul surgiu com a necessidade de desmistificar e ampliar o conhecimento sobre o autismo. O autismo não é uma doença, ele é um transtorno que possui um espectro, podendo apresentar graus diversificados. O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa e esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde. As pessoas podem apresentar um pouco comprometimento, como também pode apresentar um mais severo, que traz muitos comprometimentos e dificuldades. É importante ressaltar que existem intervenções que oferecem muitas saídas para a melhoria dos sintomas, e é isso que oferecemos aqui”, explica Rachel.


Ainda segundo Rachel Sotero, o autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. “Quanto mais cedo essa criança tiver seu desenvolvimento avaliado, mais cedo podemos começar um tratamento adequado e garantir qualidade de vida. Os tratamentos envolvem psicoterapia, fisioterapia, algumas medicações, terapia ocupacional, acompanhamento nutricional, tudo isso a partir de um diagnóstico profissional. Isso contribui para que o desenvolvimento da pessoa seja o mais adaptado possível à vida social e autonomia”, completa.

Serviços Unimed
 
Desde 2023, a Unimed Sergipe vem dando uma atenção ainda mais especial sobre o tema, reforçando seus serviços e dialogando de forma mais efetiva com seus colaboradores e beneficiários. Nos últimos anos, a demanda vem aumentando bastante, mas é importante destacar que a unidade de saúde vem avançando e qualificando seus profissionais e serviços prestados. Hoje, o Núcleo de Regulação de Terapias trabalha com foco em acelerar a prestação de serviços para esse público, reforçando as terapias e psicoterapias.

A coordenadora do Núcleo de Regulação das Terapias da Unimed Sergipe, Rachel Sotero, conta ainda que além de clínicas credenciadas que oferecem todos os tipos de terapias, o Núcleo regulamenta esses tratamentos para que o beneficiário seja atendido de uma maneira mais ágil. Ela reforça que o tratamento de cada paciente depende do seu diagnóstico, por isso é fundamental que as pessoas saibam o que é o autismo e olhem de forma humana, acolhendo e cuidando dessas pessoas.

“Atualmente, nós temos cerca de 800 beneficiários que utilizam o serviço contínuo de psicoterapia e terapias especiais, além de serem acompanhados por fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além de um auditor que é psicólogo. Fazemos essa regulação para garantir que os serviços oferecidos tenham qualidade, que seja bom para os beneficiários e que atenda todas as suas necessidades, independente de quais sejam. Também temos neuropediatra e pediatra orientando e regulando os serviços para melhor atender esse público”, diz Rachel.​​​​​​