Sustentabilidade


Linha do Tempo


  • As ações de Responsabilidade Social da Unimed Sergipe foram iniciadas no ano de 2000, com base e acompanhamento da Unimed Brasil.
  • Em 2009, a Unimed Brasil firmou parceira com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e lançou o Programa Unimed Abraça os ODM, incentivando as cooperativas singulares a desenvolver ações que contribuam para o alcance dos “objetivos do milênio”.
  • A Unimed Sergipe assinou, em 2010, o Termo de Compromisso com o programa, comprometendo-se com o alinhamento de seus projetos e ações às metas do milênio, reportando os resultados para a Unimed do Brasil, além de incentivar suas partes interessadas no engajamento desta causa, a qual é preconizada pelo sétimo princípio do cooperativismo - “Interesse pela comunidade”.
  • Em 2014, a terminologia de Responsabilidade Socioambiental passou a se chamar de Sustentabilidade, mediante o reconhecimento da Unimed Brasil através do Selo de Sustentabilidade 2014, que se refere à ampliação do exercício estratégico, planejado e sistemático de ações, viabilizando canais de relacionamento entre as organizações, seus públicos de interesse e a sociedade, com foco no desenvolvimento sustentável das áreas social, cultural, ambiental e econômico da Unimed Sergipe.

Área: Comunidade


Projeto Amiguinhos - Educação, Cidadania e Inclusão Social

O Projeto Amiguinhos - Educação, Cidadania e Inclusão Social surgiu com o objetivo de transformar a situação de vulnerabilidade social e econômica da comunidade do Conjunto Almirante Tamandaré, em Aracaju. Desde o início, o foco do projeto é a diminuição do número das ocorrências policiais da área através de atividades socioeducativas, de cultura, esporte e lazer, e o exercício da cidadania com as crianças e adolescentes do local e suas famílias.

Em 2007, a Unimed Sergipe firmou parceria com o projeto e, desde então, sua contribuição tem sido de extrema relevância no processo de integração com a comunidade. Além do patrocínio de ações específicas, a cooperativa oferece o acompanhamento social das crianças e seus familiares. Ao longo de sua história, o Projeto Amiguinhos já ajudou mais de 1.000 (mil) crianças e adolescentes, tendo como resultado a redução da evasão escolar, inclusão social, melhoria da autoestima, desenvolvimento sociocultural, entre outros.

Projeto Voluntariado

Diante dos problemas sociais existentes em nossa sociedade, e apesar do seu crescimento, muitas pessoas estão dispostas a ajudar o próximo. A maioria não sabe como, mas, para a Unimed Sergipe, incentivar o trabalho voluntário é uma das principais formas de garantir um mundo mais humano. Por isso, foi formado o Grupo de Voluntários de Colaboradores e Cooperados da Unimed Sergipe, cuja atuação acontece em variadas causas e oportunidades, como na limpeza de praias, campanhas educativas e outros projetos sociais em que a cooperativa se insere.

Área: Saúde


Blitz da Saúde

A Unimed Sergipe acredita que ações educativas e de promoção à saúde são a melhor maneira de garantir conhecimento e prevenir problemas graves, como o sobrepeso, estresses e doenças crônicas. Desta consciência, surgiu o Projeto Blitz da Saúde, que realiza atividades diversas em comunidades com serviços básicos, dentre outros, a aferição de pressão arterial, testes glicêmicos, dicas de nutrição e atividades físicas supervisionadas. Desde a primeira, já foram atendidas mais de cinco mil pessoas em eventos variados, garantindo informações sobre hábitos e práticas saudáveis para conquistar bem-estar e qualidade de vida.

Saúde no Trânsito

Desde 2007, a Unimed Sergipe integra o Comitê Municipal de Mobilização pela saúde, segurança e paz no trânsito de Sergipe – COMSEPAT junto a representantes dos órgãos públicos e privados, com reuniões periódicas para definir ações estratégicas voltadas à redução do numero de acidentes. Como resultado das ações, já foi possível mensurar, com data base de 2014, uma diminuição de 25% em acidentes com vítimas nas datas mais críticas, ou seja, em épocas de festividades.

Saúde nas Escolas

O moderno estilo de vida tem provocado mudanças na saúde física e mental dos seres humanos. Estes tem se tornado cada vez mais sedentários e solitários, assim como dependentes da praticidade da tecnologia. Esta realidade vem impactando não somente na saúde das pessoas, mas também nas relações dentro da família e da escola. Tanto a criança como adolescente precisam de orientações no processo de amadurecimento, e este se refere a etapas importantíssimas no seu desenvolvimento. A infância é uma fase de construção da personalidade, de questionamento e construção de conceitos. Assim, também como a adolescência, é a fase ideal para a implementação de ações preventivas que irão refletir na vida adulta. A base do conhecimento adquirido por crianças e jovens reflete numa mudança de hábitos que são assimilados de forma rápida, e com resultados bastante significativos. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como estratégia levar ao conhecimento da comunidade jovem temas referentes à prevenção e qualidade de vida, reduzirão as taxas de morbidade e mortalidade da população. Estas acometidas por enfermidades crônicas, relacionadas com os hábitos alimentares; a ausência de atividade física e a deficiência no gerenciamento de saúde de forma integral. No Brasil, por ano, cerca de 26 mil jovens entre 10 e 19 anos de idade perdem a vida em acidentes de trânsito, suicídio, violência, doenças relacionadas a gravidez, álcool, drogas e a outros males que na sua maioria, poderiam ser prevenidos ou tratados, evitando comprometer seu projeto de vida. Sendo assim, a Unimed Sergipe, empresa com responsabilidade socioambiental, percebe a necessidade de levar para as crianças e adolescentes, orientações sobre temas relacionados à saúde, que norteiam o seu cotidiano. Acreditamos que estas crianças e adolescentes são agentes de mudanças e multiplicadores em potencial de hábitos para melhoria de qualidade de vida.

Área: Emissões GEE


Programa Neutro - Calculadora CO2

Com foco na redução do efeito-estufa e fazendo valer seu compromisso com o meio ambiente, em 2014, a Unimed Sergipe abraçou o Projeto Neutro – Calculadora CO2 – Ferramenta de Desenvolvimento de Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa criada pela Unimed Brasil em 2012, a fim de contribuir para a diminuição da emissão desses gases. O objetivo do projeto é a neutralização dos gases de efeito estufa, emitidos por meio da cooperativa, através do monitoramento do consumo da operadora com energia elétrica, gás de cozinha, geradores, viagens áreas, combustível dos carros, entre outros. A partir desse acompanhamento, é realizado um cálculo que resulta no plantio e distribuição de mudas de árvores, em uma importante ação de reflorestamento.

Área: Consumo Consciente


Consumo consciente

Com o intuito de estimular o consumo consciente de recursos por parte dos colaboradores, cooperados e clientes, são realizadas ações e campanhas de conscientização. Em uma delas, a Unimed Sergipe aplicou etiquetas de sensibilização quanto ao uso racional das fontes de energia em seus prédios. As etiquetas foram colocadas nos interruptores, nas torneiras e nos computadores de todas as unidades de negócios da cooperativa para que colaboradores e clientes se atentem e evitem o desperdício.

Área: Resíduos


Coleta Seletiva do Lixo

Os graves e crescentes problemas socioambientais do mundo contemporâneo impõem ao atual modelo de desenvolvimento econômico o reconhecimento do caráter finito dos recursos naturais com previsões catastróficas para as próximas décadas e com consequências negativas para a própria sobrevivência da espécie humana. Esta harmonia entre natureza, sociedade e economia deve ser responsabilidade do estado, das empresas e das próprias comunidades, sendo o desenvolvimento sustentável o seu foco principal. A coleta seletiva de lixo é uma importante ação que a Unimed Sergipe encontrou para garantir a reciclagem e a destinação final ambientalmente correta. Com ela, a operadora faz a doação de seus resíduos recicláveis à cooperativa Reviravolta, que por sua vez, realiza a destinação correta desses resíduos.

Reconhecimento


  • Ação Global
  • Cantaju
  • Destaque 2016- Maio Amarelo
  • Dia C
  • Festival de Coros – Aracaju
  • ODS Selo Social
  • Papel Noel dos Correios
  • Selo Prata Governança e Sustentabilidade
  • SMTT Aracaju
  • Canto Vivo - Educação Infantil e Ensino Fundamental
  • Reviravolta - Cooperativa de Reciclagem
  • Shopping Riomar
  • Shopping Jardins

Parceiros


  • Papai Noel dos Correios
  • Projeto Amiguinhos
  • Cantaju
  • Ação Global
  • Orquestra Sinfônica de Itabaiana
  • Dia C – SESCOOP
  • Escolas particulares e públicas

Políticas Públicas


COMSEPAT: Comitê Municipal de Mobilização pela saúde, segurança e paz no trânsito de Sergipe.

CIEASE: Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Sergipe.

SELO


  • PACTO GLOBAL
  • ODS