Notícias

Voltar Abril Verde: Hospital Unimed reforça seu compromisso com a segurança do paciente e sensibiliza colaboradores com ampla programação

Abril Verde: Hospital Unimed reforça seu compromisso com a segurança do paciente e sensibiliza colaboradores com ampla programação

        08 de abril, 2024

Desde o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), em 2013, abril foi o mês escolhido para ampliar as discussões sobre a segurança do paciente no Brasil. Adepta a esta iniciativa, a Unimed Sergipe preparou uma programação especial, seguindo as diretrizes da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 36, que estabelece os requisitos para a promoção da segurança do paciente em serviços de saúde.


Desde o dia 1º de abril, a Unimed Sergipe está realizando diversas ações em menção a este tema. Na primeira semana de atividades, a cooperativa exibiu vídeo educativo com breve conhecimento sobre o protocolo de prevenção a quedas, seguindo as medidas do Ministério da Saúde para criação de um ambiente de cuidado seguro. A programação também contou com treinamento prático,  capacitando os colaboradores sobre o protocolo

A enfermeira da Qualidade e membro do Núcleo de Segurança do Paciente, Melainne Barreto, diz que a segurança do paciente é um tema muito relevante na área da saúde, pois está ligado à prevenção de danos e desenvolvimento de estratégias para fornecer atendimentos com mais cuidado e segurança, evitando acidentes e lesões. Ela afirma que essas discussões são primordiais, pois através delas é possível desenvolver ações contínuas que fortalecem uma linha de cuidado focada no paciente, garantindo satisfação e segurança nos processos assistenciais.

“O cuidado seguro está centrado primeiramente na padronização de procedimentos, que é quando exaltamos a essência dos protocolos institucionais. Essa promoção do cuidado seguro acontece tanto com a existência e a elaboração de protocolos, quanto com o gerenciamento deles. Ao gerenciar, a gente consegue ter um retrato de como está a adesão às boas práticas e onde podemos melhorar, onde conseguimos ter oportunidades, brechas e fragilidades que precisam ser analisadas e tratadas junto à equipe”, explica Melainne.

Ainda segundo Melainne Barreto, os avanços implantados na Unimed Sergipe já podem ser vistos na evolução da implantação e aperfeiçoamento desses protocolos. “Quando comparamos como éramos e como estamos atualmente, é possível perceber o quanto evoluímos nessa área. A segurança do paciente é algo que estamos investindo cada vez mais, trabalhando de forma conjunta. Um dos melhores avanços que notamos na instituição é a cultura de segurança do paciente, conquistada através de ações do Núcleo. Já conseguimos fazer um caminho muito satisfatório na instituição até aqui, e o objetivo é continuar avançando”, declara.

A segunda semana de atividades realizadas pela Unimed Sergipe está focada na dinâmica do dado da segurança do paciente, com o objetivo de promover perguntas e respostas que aumentam as discussões e os aprendizados a respeito da temática central. A partir do dia 15, as ações estarão voltadas ao Laboratório de Riscos, que tem como objetivo promover uma análise crítica do público operacional para identificação de riscos e práticas de controle.

Para encerrar a programação, no dia 25 será realizada uma roda de conversa com o tema “Nós somos a experiência do paciente”, onde a equipe  multidisciplinar  e o corpo clínico terão um espaço aberto para debate e aprendizado, além da reprodução de vídeos de relatos da experiência dos pacientes no Hospital Unimed.