Notícias

Voltar Hospital da Unimed em Itapetininga realiza procedimento cirúrgico inovador com laser para próstata aumentada

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Hospital da Unimed em Itapetininga realiza procedimento cirúrgico inovador com laser para próstata aumentada

        19 de março, 2024
O Centro Cirúrgico do Hospital ‘Dr. José Silva Dantas Filho’, da Unimed Sul Paulista, em Itapetininga, foi o ambiente que recebeu, no dia 9 de março, a primeira cirurgia de adenoma prostática, com laser.
O responsável pelo procedimento foi o urologista, Dr. Luiz Gustavo Teixeira Brandão, médico Cooperado à Unimed Sul Paulista. “É um procedimento inovador aqui na cidade”. Trata-se de uma cirurgia realizada através endoscopia urológica e  um laser de alta potência. Sem nenhum corte, com tempo internação reduzido e praticamente sem sangramentos.
“É uma evolução na urologia e nos procedimentos cirúrgicos que estamos disponibilizando no Hospital da Unimed, em Itapetininga. Somos pioneiros em todo o Sul paulista, comentou o médico.
O procedimento inédito, realizado com sucesso em paciente residente em São Miguel Arcanjo, é eficaz no tratamento de problemas benignos de próstatas obstrutivas: a Enucleação Endoscópica da Próstata com Holmium Laser (HoLEP).
“A técnica é o que há de mais moderno para este tipo de enfermidade, permitindo remover uma grande quantidade de próstata crescida de maneira minimamente invasiva”, enfatiza o médico.
O procedimento atualmente é considerado de alta eficácia para o tratamento da próstata aumentada, já que oferece a vantagem de poder remover uma grande quantidade de tecido prostático sem incisões no corpo.
“O adenoma é enucleado (remoção do núcleo) com o laser para o interior da bexiga. Após isso, utilizamos o morcelador para retirar o adenoma, sem a necessidade de cortes, isso tudo para qualquer volume de próstata", explicou.
No Hospital da Unimed Sul Paulista, o procedimento teve à frente o urologista Dr. Luiz Gustavo e apoio do Dr. Caio Pasquali, também urologista.
Cerca de 40% dos homens com idade superior a 60 anos podem ser acometidos pela Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), também conhecida como próstata aumentada. Ela é uma das principais causas de problemas urinários. À medida que o organismo envelhece, os sintomas desta condição pioram. Por isso, muitas vezes é necessário fazer intervenções cirúrgicas para eliminar o excesso de tecido e liberar o canal da uretra para a passagem da urina.
Dr. Luiz Gustavo ainda esclarece que este procedimento praticamente elimina novos problemas com próstata aumentada no futuro.


Legenda: Na foto, ao centro, Dr. Luiz Gustavo, ladeado pelo Dr. Caio Pasquali (à dir. na foto) e Dr. Mário Carneiro.




 

Assuntos