Banner
QUAIS EQUIPES TERÃO NA AIS?
Na unidade  os profissionais médicos obrigatoriamente terão formação em Médico de Família e Comunidade ou Médico com  especialização em APS, pois atuarão na saúde do homem, da mulher, da criança, do adolescente e do idoso. Para proporcionar o atendimento integral das necessidades apresentadas, a Unidade AIS conta com uma equipe altamente capacitada, composta por: Médico de Família e Comunidade, Pediatra, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Recepcionista, Nutricionista, Psicólogo, Serviço Social, Atendimento de Saúde Mental por equipe multi.
QUEM PODERÁ SER ATENDIDO PELA AIS?
Todos os beneficiários e dependentes que possuirem o Plano Pleno.
 
QUAL O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO?
A unidade funcionará de segunda  a quarta- feira das 07h20 às 20h;  quinta a sexta das 7h  as 17h , e aos sábados de 07h às 11h.
 
COMO FAÇO PARA REALIZAR AGENDAMENTO COM O MÉDICO?
Para agendamento  com médico de referência  ou cuidador você deverá entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente ( CAC).
Caso você tenha algum problema de saúde sem que haja tempo para agendamento prévio, entre imediatamente em contato telefônico ou presencial com a Atenção Integral a Saúde para solicitar atendimento com sua equipe via encaixe e, assim, ser atendido imediatamente  ou  em até 72 horas.
Se a necessidade for de urgência/emergência, dirigir-se ao Pronto  Atendimento .


Fique atento ao que é emergência: Casos em que há risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis para o paciente (infarto, hemorragias, trauma, respiração inadequada).

Urgência: é a situação que exige atendimento rápido para evitar complicações. Ex.:alterações de sinais vitais (pressão alta, febre acima de 38°), crise asmática, desmaio, vômito e/ou diarreia persistente, entre outros.


 
COMO FAÇO PARA PASSAR COM MÉDICO ESPECIALISTA?
O seu médico de família possui formação e capacidade de resolução de até 80% dos problemas identificados nas consultas de AIS. O acesso à rede de especialistas se dá apenas quando houver necessidade, a partir do seu diagnóstico, ou seja, o tratamento será compartilhado entre o médico de família e o especialista. 

Sua equipe de referencia estará com você, acompanhando na realização de exames, procedimento, cirurgias e afins, pois lembre-se, você tem o seu médico AIS, que estará sempre ao seu lado quando precisar.

Após avaliação do médico da família, se for preciso encaminhamento, você receberá em mãos um documento chamado de “referência/contrarrefêrencia ”. A consulta com especialista deve ser autorizada na unidade com equipe  e o documento deve ser entregue ao especialista.
Este serviço irá te apoiar agilizando o agendamento e propondo o melhor dia e horário.


Observação : As especialidades de Oftalmologia e Ginecologia consistem uma rede aberta.


 
QUAL SERÁ MINHA REDE DE ATENDIMENTO?
A  rede de atendimento  dependerá do contrato, entretanto, em alguns casos a equipe AIS disponibilizará o contato da rede referenciada ou especialidades. Você poderá agendar na própria unidade.

 
PRECISO DE AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES SOLICITADOS NA AIS?
A liberação de exames e procedimentos simples solicitados pelo médico AIS serão autorizadas via sistema, já no momento da solicitação. No caso de exames e procedimentos complexos, terapias, cirurgias, você poderá realizar presencialmente na própria unidade na recepção ( segunda a sexta-feira, das 08 as 17h) ou através do aplicativo Unimed SP Cliente, para solicitar autorização.
Para agendamento de exames, conte com a Central de Atendimento ao Cliente: 0800-778-7100.
 
COMO FUNCIONA A COPARTICIPAÇÃO?
Importante atentar- se ao contrato do seu plano, entretanto, atendimentos prestados na Unidade AIS não geram pagamento de coparticipação. Os  atendimentos com especialista e Pronto Atendimento  serão cobrados, mas confira as informações em seu contrato.

As consultas em Pronto-Atendimento não serão cobradas, caso você seja encaminhado pelo médico AIS para este serviço.

 
Evite Pronto Atendimento, procure sempre sua
Unidade AIS.

 
Em casos de sintomas e dúvidas sobre como proceder, nos procure para te auxiliar.
O pronto socorro deve ser procurado apenas para casos de urgência e emergência, pois é um local onde existe exposição à doenças e um maior tempo de espera para atendimento. Por esse motivo, antes de procurar o mesmo, procure sua Unidade através de sua enfermeira para verificar a queixa. 80% das comorbidades são tratadas na AIS e sua enfermeira pode agendar uma consulta em demanda espontânea no mesmo dia.
Com seu médico/enfermeiro APS você pode falar sobre: alimentação saudável, sono, exercícios físicos apropriados para você, além de medicações que você está fazendo uso.

Está precisando de uma consulta urgente com seu médico de referência? Procure a enfermeira de sua Unidade!

Telemedicina

Usuários das Unidades de AIS podem realizar consultas preventivas e exames preventivos de rotina onde estiver, sem sair de casa  com seu médico ou enfermeiro. Consultas eletivas de rotina são aquelas consultas periódicas, onde procuramos nosso médico(a) de referência para promoção e prevenção à saúde para verificar como está nosso estado de saúde no geral e realizar exames preventivos conforme faixa etária e sexo. Você que é beneficiário e gostaria de uma consulta preventiva sem sair do seu trabalho ou de casa, pode optar por essa modalidade de atendimento

A Telemedicina garante ao beneficiário mais acessibilidade à sua Unidade, enfermeira e seu médico de referência. A mesma ocorre tanto por ligação telefônica quanto por vídeochamada, permitindo acesso ao seu médico e enfermeira sem sair de casa.
Para realizar uma vídeochamada com seu profissional de referência, é necessário aparelho celular ou computador e boa rede de internet. Para realizar via celular, é preciso realizar agendamento  e você receberá uma mensagem por e-mail ou pelo Whatsapp com termo consentimento . Na sequência  receberá link da consulta. Procure um local seguro e sem ruídos.

Quando telemedicina não é indicada?

Não é indicada para qualquer situação onde exame físico se torne indispensável presencialmente, como por exemplo: dores e mal estar geral. Nesses casos, sempre agende uma avaliação presencial em sua Unidade de referência. Nessa situação, seu médico não sequenciará o atendimento por telemedicina e irá orientá-lo a procurar a Unidade APS mais próxima.
Em casos de situações de risco à vida, como por exemplo dor torácica intensa, procure a Unidade de pronto atendimento mais próxima.

Orientações para a hora da telemedicina

 Procure estar em local calmo e tranquilo, longe de ruídos, preferencialmente em quarto ou local fechado, onde você possa falar com a devida privacidade com seu profissional de saúde. Em caso de telemedicina, garanta que a rede de telefonia esteja em condições para atendimento. Em caso de vídeochamada verificar sinais de rede de internet.