Sustentabilidade e Responsabilidade Social

                                                                                                      Em 2020 nossa singular foi premiada com o selo Prata em Governaça e Sustentabilidade

Responsive Image


Conheça os projetos da Unimed Três Rios


Carbono Neutro 

Anualmente os colaboradores da Unimed Três Rios realizaram o plantio de centenas de mudas de árvores nativas, como cooperação ao Programa Carbono Neutro, desenvolvido pela Unimed do Brasil. Esta ação visa contribuir para preservação do meio ambiente e diminuir os excessos das emissões de gases de efeito estufa. A ideia é se tornar uma organização neutra em carbono.

           Lançado em 2011, o Programa Carbono Neutro tem como finalidade reduzir o aumento excessivo dos gases do efeito estufa (CO2, CH4, N2O, HFCs, PFCs, SF6) por meio da gestão de baixo carbono nas operações das Unimeds. Uma empresa é neutra em carbono quando todas as emissões de gases de efeito estufa provenientes de sua atividade são devidamente quantificadas e há uma ação de compensação ambiental na mesma proporção.

A neutralização de carbono é uma ação voluntária de responsabilidade
socioambiental para empresas e pessoas conscientes sobre o problema das
mudanças climáticas e visa viabilizar projetos de desenvolvimento sustentável, além de educar e sensibilizar o público envolvido sobre causas e consequências de mudanças climáticas.

              No caso do plantio de árvores, os benefícios vão desde a neutralização da emissão de carbono até a contribuição para retenção de água nas encostas regularização de cursos hídricos, manutenção dos ecossistemas e de um clima bem mais ameno. Uma área arborizada reduz de cinco a 15° a temperatura.

            Com a ação, a Unimed Três Rios neutraliza todo o CO2 que produz no período de um ano. A quantificação é feita por uma calculadora específica para identificar as emissões de gases – baseada no Greenhouse Gas Protocol, pois permite que cada Unimed do Sistema produza seu inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IEGEE), identificando e quantificando suas emissões, possibilitando o monitoramento e a definição de metas de mitigação ou planejamento de neutralização.


Eu ajudo na Lata   

 A Unimed Três Rios, em parceria com empresários do comércio e também com a população, promove todos os anos a campanha Eu ajudo na Lata. A proposta é arrecadar lacres de latas de alumínio para que o valor adquirido com a revenda seja revertido em cadeiras de rodas ou outro tipo de item que proporcione maior acessibilidade das pessoas com deficiência. Os itens são doados para instituições filantrópicas da região.

            Vale lembrar, que a entrega dos lacres pode ser feita na sede da cooperativa, nas lojas de vendas em Três Rios, Paraíba do Sul, Areal e Sapucaia e nos estabelecimentos comerciais da região.
 


Creche Amigos do Caminho 

Há mais de uma década, a Unimed Três Rios promove ações sociais que beneficiam as crianças atendidas pela Creche Amigos do Caminho. Além de, periodicamente, doar uniformes, brinquedos e livros, alguns médicos cooperados da singular promovem, voluntariamente, atendimento no local.

A creche presta assistência a mais de 100 crianças com idade entre 11 meses e seis anos pertencentes à famílias de baixa renda do município de Três Rios. Quando há necessidade fazem contato e os especialistas se disponibilizam para atendimentos no local, inclusive com acompanhamento posterior.  Se necessário, as crianças são encaminhadas a outros especialistas.


Projeto Fios Maravilha

Em julho de 2021, o projeto “Fios Maravilha” da Unimed Três Rios (UTR), em parceria com a ONG Cabelegria, completou quatro anos. Mais de 300 mechas de cabelos foram doadas neste período, levando carinho e conforto para muitas pessoas. Um momento delicado na vida de qualquer um é o diagnóstico de câncer, pois gera insegurança, incerteza e medo. Além disso, a queda de cabelos em consequência do tratamento pode afetar a autoestima, sobretudo das mulheres.

“O objetivo do projeto é resgatar a autoestima e levar conforto para as mulheres que estejam em tratamento quimioterápico, através da confecção de perucas. Nós divulgamos a iniciativa, recebemos as mechas e a ONG faz as perucas e a distribuição”, explica a analista de Recursos Humanos da UTR, Élen Gandra.

Como doar - É preciso que o cabelo esteja limpo e seco e o comprimento da mecha deve ser de, no mínimo, 15 cm. Os fios precisam estar presos com elástico e dentro de uma sacola plástica ou caixa de papelão.

A doação pode ser entregue na sede da cooperativa. As dúvidas e demais informações podem ser tiradas pelo telefone (24) 2251-6262.


Campanha do Agasalho 

           A Unimed Três Rios promove anualmente a Campanha do Agasalho. O objetivo é arrecadar a maior quantidade possível de roupas e cobertores para que sejam doados a entidades da região. Geralmente, os postos de coleta funcionam na sede administrativa, na loja de vendas e nas unidades de atendimento de Paraíba do Sul, Areal e Sapucaia. Quem quiser e puder doar basta entregar num destes locais.

            Nos últimos anos, as doações foram entregues em entidades de Três Rios, Paraíba do Sul e Areal, entre elas o Asilos Carlota Pereira Louro e São Vicente de Paulo, Fundação Pestalozzi, Pastoral da Criança, Projeto Resgaste, bairros Habitat e Cariri, entre outros.