Laboratório Unimed

Responsive Image
Endereço: Rua Nossa Senhora da Saúde, nº118, Centro.
Telefone: (32) 3541-2016
Horário de Atendimento de segunda a sexta-feira: 06h45 às 17h30

Laboratório Responde

Buscando esclarecer as principais dúvidas relacionadas aos exames e evidenciar os diferenciais do Laboratório da Unimed, nasceu o quadro
Laboratório Responde.
Confira todos os vídeos em nosso canal do Youtube.

INTERPRETAÇÃO DOS EXAMES LABORATORIAIS

É comum pensar que os exames laboratoriais, principalmente os de rotina, podem ser interpretados por qualquer pessoa, sem a necessidade de retorno ao médico; já que em tese basta comparar o resultado com os valores de referência. Porém, essa é uma atitude que não deve ser tomada. Isso porque um exame laboratorial que esteja dentro da faixa de normalidade não garante que o paciente não tenha um problema de saúde, ao passo que um valor alterado nem sempre é sinal de doença.

Isso acontece porque os resultados de exames laboratoriais não são verdades absolutas; eles são ferramentas de suma importância para prognósticos e diagnósticos de doenças, definição de tratamentos personalizados e avaliação do bem estar do indivíduo, mais que não devem ser analisados de forma isolada. Um conjunto de fatores são levados em conta ao analisar o estado de saúde de um indivíduo, tais como: o histórico individual e familiar do paciente, doenças prévias, uso de medicamentos, estilo de vida, as queixas do paciente no momento da consulta, os achados clínicos e os exames laboratoriais. Havendo qualquer inconsistência em algum desses pontos, nova conduta deve ser tomada pelo médico que está acompanhado o paciente. É ele quem decidirá se serão necessários novos exames, repetição dos mesmos e/ou encaminhamento a uma especialidade determinada para novo rastreamento, ou não.

Vale ressaltar que todos os testes laboratoriais têm uma margem de erro ínfima e este dado é de conhecimento dos profissionais de saúde. Como descrito na PORTARIA Nº 151, DE 14 DE OUTUBRO DE 2009 do Ministério da Saúde, “não existem testes laboratoriais que apresentem 100% de sensibilidade e 100% de especificidade. Em decorrência disso, resultados falso-negativos, falso-positivos, indeterminados ou discrepantes entre os testes distintos podem ocorrer na rotina do laboratório clínico.” A maioria dos exames laboratoriais vem com notas em seu rodapé que servem justamente para explicar os vieses de cada análise.

Dessa forma, a melhor maneira de saber como está seu estado de saúde através dos exames laboratoriais é mostrando os resultados ao seu médico de confiança, que solicitou-os . Ele é o profissional habilitado para interpretá-los de maneira correta e segura em conjunto com os demais fatores referidos acima.

Fonte: (Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Patologia Clínica).