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Memória Unimed

Em 20 de novembro de 1992 - Foi realizada a assembleia de constituição da Unimed Uruguaiana, com a presença de 45 médicos cooperados (sócios fundadores), que até a presente data era área de ação da Unimed Porto Alegre

Em junho de 1993 - Data do início dos trabalhos em âmbito local, quando foi possível realizar a locação de uma sala e a liberação da documentação necessária para o funcionamento efetivo da cooperativa.

Em outubro de 1999 - Realizou-se o primeiro curso de PHTLS (Pre-Hospital Trauma Life Support) para os médicos cooperados e contou também com a presença de colaboradores e das corporações da Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros como observadoras, com o objetivo de implantação do serviço de SOS.

Em junho de 2000 - Concretizou-se a implantação do serviço de SOS junto ao Pronto Atendimento da Unimed.

Em junho de 2001 - A sede administrativa mudou-se para local central e com melhores condições de trabalho e atendimento aos seus beneficiários.

Em agosto de 2001 - Como forma de agregar mais valor aos seus produtos e serviços, iniciou-se o atendimento 24 horas (Pronto Atendimento e SOS) nos finais de semanas e feriados. Também foi proporcionado aos médicos plantonistas da UTI e Pronto Socorro da Santa Casa, além de médicos cooperados, o curso de Atendimento Avançado ao Traumatizado Grave (ATLS).

Em agosto de 2002 - Como consolidação do trabalho desenvolvido pela diretoria, a mesma foi reeleita para mais um triênio. Este mesmo ano também teve destaque especial para as parcerias, dentre elas a Clínica Odontológica Previdente, CDL, Santa Casa, com apoio ao curso de Reanimação Neonatal, e Rede Globo, com apoio da equipe de enfermagem durante os trinta dias de filmagem da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”.

Em novembro de 2003 - A Unimed comemorou 10 anos de atividades na comunidade, o trabalho foi direcionado para Responsabilidade Social através de campanhas para a arrecadação de alimentos destinados a entidades filantrópicas.

Em 2004 - A Unimed Uruguaiana recebeu o Prêmio de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, indo para o 3° ano consecutivo de premiação. Neste ano, a equipe do SOS realizou o treinamento de Atendimento Hospitalar para a Brigada Militar, visando capacitar o policial militar, preparando-o para prestar um melhor atendimento a pessoas vítimas de acidente.

Em 2005 - Foi um ano também muito importante, pois a Unimed Uruguaiana adquiriu a Clínica de Diagnóstico por Imagem, com área de 70 m². Os exames e diagnósticos são realizados por médicos cooperados. Esse ano marcou o início da implementação do sistema de Gestão da Qualidade.

Em 2006 - Houve a aquisição de um endoscópio, equipamento para a realização de exames de endoscopia. O endoscópio fica junto ao Pronto Atendimento, com o objetivo de agregar valor por oferecer um serviço a mais ao cliente. Relevante salientar que nesse mesmo ano foi estruturado o planejamento estratégico da empresa, bem como a criação do organograma definindo os gestores responsáveis pelas áreas da gestão da empresa. Uma das ações oriundas do planejamento estratégico foi a criação do setor de Gestão de Pessoas. Foram definidas as diretrizes organizacionais da cooperativa.

Em 2007 - A empresa adquiriu um aparelho de Ultrasson Aloka SSD 1700 – em 3D/4D – com o objetivo de melhorar a qualidade dos exames.

Em 2008 - A Unimed Uruguaiana participou de um projeto estadual de renovação da frota de ambulância e adquiriu mais uma ambulância UTI, tendo como objetivo melhor atender a demanda de prestação de serviço, como área protegida, SOS e remoções. Como resultado da implementação do trabalho de Gestão da Qualidade em 2008, a Unimed Uruguaiana conquistou o Prêmio Qualidade RS, modalidade Medalha Bronze, do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Esse reconhecimento demonstra que a empresa vem aperfeiçoando seu modelo de gestão aos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade.

Em 2009 - Como iniciativa da nova Direção Executiva, a forma de trabalho foi revista e reestruturada. No final de 2009 e meados de 2010, houve a contratação de consultoria especializada em planejamento estratégico e metodologia de BSC (Balanced Scorecard). Simultaneamente a isso, houve a contratação de uma consultoria em Gestão de Pessoas para desenvolver a gestão pelas competências.

Em dezembro 2009 - O Presidente, Dr. Lourival Gonçalves, juntamente com os doutores Marcelo Luis Jaenisch e José Luiz Salgueiro Saldanha, fizeram um depósito junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uruguaiana (COMDICAU) com destino ao Lar da Criança. Este seria o primeiro passo para o que posteriormente se tornaria o Projeto Leãozinho.

 O objetivo da iniciativa social denominada Projeto Leãozinho, criada pela Unimed Uruguaiana em 2009, é a transformação do Imposto de Renda devido em ações sociais dentro da comunidade. A Unimed busca sensibilizar os médicos cooperados e a comunidade em geral (pessoa física e jurídica) a destinarem parte do Imposto de Renda devido para entidades de assistência social da cidade por meio do COMDICAU. Nesse modelo, é possível destinar até 6% na pessoa física e 1% na pessoa jurídica.

Em 2011 - Iniciou-se o Programa de Desenvolvimento de Lideranças, com treinamentos com os líderes tanto em grupo quanto individualmente e coaching. Nesse ano, algumas ações importantes foram implementadas: lançamento do produto Uniflex, que alavancou as vendas; a inaugarução de novos consultórios clínicos – 4B; e a implantação do Programa Operacional MC.

Em 2012 - A Unimed Uruguaiana completou 20 anos e manteve as ações estratégicas propostas no ano anterior. Em comemoração aos seus 20 anos, realizou a 1ª Rústica do Circuito Estadual Unimed.  Pela busca do resultado, a direção realiza reuniões diárias para obter informações que facilitem tomadas de decisões que sejam coerentes com os objetivos estratégicos da organização.

Anualmente, desde 2006 é realizado o Seminário de Formulação de Estratégias (SAFE), onde se encontram a Direção Executiva, a Gerência Administrativa, líderes e coordenadores para rever e reformular, se necessário for, o planejamento estratégico e as políticas da empresa.

Em 2013/ 2014 - A empresa continuou a busca pela excelência, mantendo suas práticas de gestão com foco na satisfação dos clientes e na melhoria de sua gestão.

Em 2015 - A cooperativa tomou conhecimento do Projeto da Unimed do Brasil chamado Programa Qualifica, e foi umas das primeiras (das quarenta) que aderiram ao Projeto. O mesmo foi estabelecido em 10 passos (com consultorias presenciais e EAD), também com treinamento EAD para os colaboradores (tivemos a participação de 21 pessoas). Desde então, vem implantando novas práticas de gestão, ajustando e melhorando as já existentes, mas mantendo seu foco na satisfação do cliente, buscando e desenvolvendo a cultura da qualidade e, principalmente, a sustentabilidade da organização. Como ponto forte, tem suas práticas embasadas na norma ISO 9001:2015 e na RN 277.

Em 2016/2017 - As práticas implantadas foram se consolidando. Resultado disso foi a certificação na norma ISO 9001:2015 em novembro de 2017.

Em 2018 - A cooperativa cria o setor de Comunicação e Marketing para melhor atender aos requisitos da norma ISO 9001:2015 e da RN 277. Neste ano, a Unimed obteve a acreditação da RN 277 e ocorreu a primeira visita de manutenção da norma ISO:9001.

Em 2019 - A cooperativa altera seu modelo de gestão e torna-se prestadora de serviços, atuando em conjunto com a Operadora/RS.

Em 2019- Desde que a OMS (Organização Mundial de Saúde) emite o primeiro alerta sobre o Covid-19 em 31/12/2019, a Unimed Uruguaiana
cria a  Memória Covid-19.

Em 2020 - Ocorreu a efetivação da migração de operadora para prestadora, contemplando a reestruturação de equipe e de processos.

Em 2021 - A Unimed Uruguaiana completa 29 anos de atividade.