A Unimed

Previous Next

Conheça a Unimed

O Sistema Unimed

A primeira Unimed foi fundada em Santos/SP, em 1967. Hoje, são 345 cooperativas espalhadas pelo Brasil, cobrindo 84% do território nacional. Ao todo, são 116 mil médicos cooperados e 108 mil empregos diretos para atender 17 milhões de beneficiários. Sob o guarda-chuva da marca Unimed, cada cooperativa tem gestão própria e independente. Para mais informações, clique aqui. 
 
A Unimed no Rio Grande do Sul (Operadora)
O Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS cobre 100% do território gaúcho. É liderado pela Unimed Federação/RS, fundada em 25 de junho de 1972, e é composto por 27 Unimeds Singulares, pela Unimed Central de Serviços - RS, pela Uniair (transporte aeromédico e táxi aéreo), pela Unicoopmed, pelo Instituto Unimed/RS e pela Casa da Memória Unimed Federação/RS. Para maiores informações, clique aqui. 
 
A Unimed Uruguaiana (Prestadora)
A Unimed Uruguaiana foi fundada em 20 de novembro de 1992. Acompanhe a história da Unimed Uruguaiana na Memória Unimed.
 
O que é uma prestadora?
No contexto de planos de saúde em geral e do Sistema Unimed em particular, uma prestadora é aquela que, como diz o nome, faz a PRESTAÇÃO dos serviços de saúde contratados aos beneficiários. Ela tem médicos cooperados, serviços próprios (hospitais, clínicas, laboratórios) e credenciados e estabelece todo o atendimento final (assistencial) aos clientes.
 
O que é uma operadora?
Já uma operadora representa a Unimed prestadora diante da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, realizando grande parte das OPERACÕES (administrativas, financeiras, cadastrais etc.) que envolvem o funcionamento de um plano de saúde. É isso o que faz a Unimed Rio Grande do Sul em conjunto com suas cinco prestadoras. Para mais informações, clique aqui. 
 
Mas, afinal, o que isso quer dizer?
Isso quer dizer que, num modelo de Unimed Operadora x Prestadora, duas cooperativas trabalham juntas para garantir o melhor atendimento para o beneficiário, buscando eficiência operacional e de gestão que mantenha a qualidade dos serviços. O modelo oferece uma alternativa para a manutenção estrutural daquilo que é o grande diferencial do Sistema Unimed no mercado atual: a capilaridade da rede garantida pelas Unimeds locais.
 
Aqui você confere o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar da Unimed Rio Grande do Sul. 
 
Diretrizes Estratégicas da Unimed Uruguaiana
 
Negócio
Organização de caráter cooperativo médico para solução em saúde e qualidade de vida.
 
Missão
Atuar na área da saúde por meio de um atendimento qualificado, proporcionando confiança aos clientes, à comunidade, aos cooperados e aos colaboradores.

 
Visão
Ser uma cooperativa médica de excelência, reconhecida na metade sul do estado do Rio Grande do Sul entre as de melhor retorno ao cooperado, clientes e sociedade até 2022.
 
Valores e princípios
Cooperativismo - Respeitar os princípios cooperativistas.
Responsabilidade Socioambiental - Comprometer-se com a sociedade e com a preservação do ambiente.
Ética  Agir com transparência, respeitando o acordo estabelecido.
Profissionalismo - Buscar a credibilidade na execução de nossos trabalhos, comprometidos com o resultado.
 
Política da Qualidade
Desenvolver e consolidar a cultura da qualidade voltada para a excelência dos serviços.
Melhorar os resultados assistenciais e administrativos.
Atuar com foco na satisfação dos clientes e da sustentabilidade da organização.
 
Sustentabilidade 
Atuar com foco no desenvolvimento sustentável por meio das perspectivas social, econômica e ambiental.
 
 
Mapa estratégico: