Sobre nós

O Sistema Unimed

A primeira Unimed foi fundada em Santos/SP, em 1967. Hoje, são 345 cooperativas espalhadas pelo Brasil, cobrindo 84% do território nacional. Ao todo, são 116 mil médicos cooperados e 108 mil empregos diretos para atender 17 milhões de beneficiários. Sob o guarda-chuva da marca Unimed, cada cooperativa tem gestão própria e independente. Para mais informações, clique aqui.

A Unimed no Rio Grande do Sul

O Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS cobre 100% do território gaúcho, é liderado pela Unimed Federação/RS, fundada em 25 de junho de 1972, e é composto por 27 Unimeds Singulares, pela Unimed Central de Serviços - RS, pela Uniair (transporte aeromédico e táxi aéreo), pela Unicoopmed, pelo Instituto Unimed/RS e pela Casa da Memória Unimed Federação/RS.


A Unimed Federação/RS foi criada para trabalhar pelo crescimento, pelo fortalecimento e pela integração do Sistema Unimed-RS. Assim é desde o princípio: ela atua dando suporte às Unimeds do Estado, com vistas ao seu desenvolvimento. Ao longo de sua história, a cooperativa cresceu, buscando não só cumprir seu papel institucional, mas também ampliando seu escopo de trabalho para a operação de planos de saúde.

Responsive Image
Por essa razão, em 2019, a empresa desmembrou-se em dois CNPJs, realizando a separação dos entes institucional e operadora. O movimento compreendeu uma reforma estatutária que prevê: participação de todas as Filiadas nas duas instituições; não aumento custos e cargos com a adoção do modelo; manutenção dos cargos executivos atuais nas duas instituições (espelho).
A Unimed Federação/RS, de caráter institucional, é que passou a ter um novo CNPJ, ficando sua nova razão social UNIMED/RS – FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE UNIMED E COOPERATIVAS DE MÉDICOS UNIMED DO RIO GRANDE DO SUL LTDA. A operadora (Unimed Rio Grande do Sul), por sua vez, permaneceu com o CNPJ já existente e passou a se chamar Unimed Operadora/RS, ficando com a seguinte razão social: COOPERATIVA CENTRAL UNIMED DE COOPERATIVAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL.

Números no RS

 

 

Somos 27  Unimeds Singulares

15,5 mil médicos cooperados

1,8 milhão de beneficiários
56  clínicas e laboratórios próprios
19  pronto-atendimentos próprios 
10  SOS próprios
9  hospitais próprios
3  hospitais-dia próprios

 

Além de 2.555 hospitais, clínicas e laboratórios
credenciados e 12.726 colaboradores para
garantir qualidade na assistência médica,
hospitalar e de diagnóstico complementar
oferecidos nos 497 municípios cobertos.

Fonte: MF-Diops, junho/2021


Promover a integração do Sistema Unimed-RS, aperfeiçoar a gestão e fomentar negócios competitivos, com representatividade político-institucional.
Ser reconhecida como referência em gestão político-institucional e organizacional na liderança do desenvolvimento de negócios competitivos e inovadores no estado do Rio Grande do Sul.
Ser modelo e suporte em gestão operacional para o desenvolvimento das Filiadas, buscando a sustentabilidade do negócio e a satisfação dos clientes.

Ética, Cooperativismo, Cuidado, Comprometimento e Sustentabilidade.
Comprometimento com a melhoria contínua de seus processos, buscando a sustentabilidade do negócio e soluções inovadoras para satisfazer seus clientes e demais partes interessadas.
Comprometimento com a interdependência das dimensões econômica, social e ambiental e seus resultados sistêmicos, alcançados por meio da interação entre a cooperativa e suas partes interessadas.

Diretoria e Conselhos

Diretoria, Conselho Fiscal Unimed Federação/RS e Unimed Operadora/RS, Conselho de Administração, Estatutos e mais

O que é uma prestadora?
No contexto de planos de saúde em geral e do Sistema Unimed em particular, uma prestadora é aquela que, como diz o nome, faz a PRESTAÇÃO dos serviços de saúde contratados aos beneficiários. Ela tem médicos cooperados, serviços próprios (hospitais, clínicas, laboratórios) e credenciados e estabelece todo o atendimento final (assistencial) aos clientes.

O que é uma operadora?
Já uma operadora representa a Unimed prestadora diante da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, realizando grande parte das OPERACÕES (administrativas, financeiras, cadastrais, etc), que envolvem o funcionamento de um plano de saúde. É isso o que faz a Unimed Rio Grande do Sul em conjunto com suas cinco prestadoras.

Mas, afinal, o que isso quer dizer?
Isso quer dizer que, num modelo de Unimed Operadora X Prestadora, duas cooperativas trabalham juntas para garantir o melhor atendimento para o beneficiário, buscando eficiência operacional e de gestão que mantenha a qualidade dos serviços. O modelo oferece uma alternativa para a manutenção estrutural daquilo que é o grande diferencial do Sistema Unimed no mercado atual: a capilaridade da rede garantida pelas Unimeds locais.


Acesse aqui os Índice de Desempenho da Saúde Suplementar.