Relatório de Transparência Salarial

Em cumprimento à Lei nº 14.611 de 04 de julho de 2023, à Portaria MTE Nº 3.714, ao Decreto nº 11.795/2023, bem como aos compromissos da Unimed Federação/RS para a promoção de práticas de inclusão, divulgamos o Relatório de Igualdade Salarial tal como elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.
 
Foi utilizada, como base para elaboração do relatório, a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), um sistema que organiza e classifica* as profissões existentes no Brasil.

A CBO serve para:
-  identificar e nomear profissões;
- descrever, de forma geral e ampla, as atividades que cada profissão realiza;
- informar requisitos, formações acadêmicas e experiências necessárias mais utilizados no mercado de trabalho**.
 
Com o objetivo de:
- buscar informações sobre profissões;
- auxiliar empresas a classificar cargos e funções para fim de e-Social e Caged;
- ser utilizada em pesquisas públicas de mercado de trabalho;
- embasar políticas públicas de emprego e qualificação profissional.


As informações foram agrupadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) de acordo com os grandes grupos da CBO, ou seja, considerando uma classificação do governo que reúne diferentes tipos de trabalho (cargos/departamentos).
Ressalte-se que a Unimed Federação/RS preza por uma política salarial que atende a todos os requisitos legais e observa os critérios do artigo 461 da Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT).

Além disto, o relatório foi elaborado com base em informações de 2022, sem que a empresa tivesse prazo e oportunidade para apresentar suas justificativas, motivos e fundamentos acerca das diferenças apresentadas no relatório elaborado exclusivamente pelo MTE.
Cabe mencionar, que a realidade da empresa é outra, razão pela qual estão sendo verificadas as inconformidades apresentadas no relatório.

*Reconhecimento para fins classificatórios, sem função de regulamentação profissional
**Não traduz a realidade para todos os cargos.

Acesse aqui o Relatório de Transparência Salarial.