Notícias Unimed

Voltar HUVC realiza práticas para estimular o parto normal

HUVC realiza práticas para estimular o parto normal

        16 de novembro, 2022
Enfermeira e paciente

A equipe médica e de enfermagem do Centro Obstétrico do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) vem realizando boas práticas para estimular o parto normal. Esse conjunto de ações inicia-se durante o pré-natal, nas consultas obstétricas e visitas hospitalares. A ação tem o objetivo de repassar orientações sobre a rotina obstétrica, trabalho de parto, condutas e o nascimento.

Dentre as práticas preconizadas durante o trabalho de parto, incluem: métodos não farmacológicos de alívio a dor (massagem, aromaterapia, musicoterapia, exercícios na bola suíça, deambulação, banqueta e chuveiro), assim como a permanência do acompanhante, da escolha da parturiente que estimula a importância da rede de apoio no cuidado e recuperação.

“O HUVC possui tudo o que precisamos para um parto natural", destaca a ginecologista e obstetra, Dra. Laís Trevisan. "A protagonista do parto é a gestante e ela precisa buscar o conhecimento para vivenciar esse momento com naturalidade e segurança", complementa.

Após o nascimento, quando mãe e bebê apresentam condições clínicas favoráveis, é realizado o clampeamento tardio do cordão umbilical e o contato pele a pele (independentemente da via de nascimento). A equipe também registra este momento único para a vida desta família através do “carimbo da placenta”, também chamado de "A Árvore da Vida".

“É de suma importância acolher e apoiar a paciente e acompanhante em todo o trabalho de parto", informa a enfermeira do Centro Obstétrico Julia Bratz, "Esse cuidado e apoio vão desde o respeito a essa família pela escolha da sua via de parto e plano de parto, até a monitoração dos sinais e sintomas da evolução do parto. Estimular a parturiente e empoderar a mesma de forma a orientar e oferecer os métodos não farmacológicos de alívio da dor, e de que forma é realizado essa estimulação, buscando um atendimento humanizado à paciente e seu acompanhante", destaca.

“É preciso respeitar a vontade e os desejos da mulher, independentemente da via de nascimento. Oferecer maior conforto e apoio emocional neste momento, gerando percepções positivas do parto e prestando todo acolhimento necessário que ela e sua família necessitam”, cita a enfermeira do Centro Obstétrico Janaína Scopel.

Saiba quais são as boas práticas realizadas no HUVC:

* Bola Suíça (ou bola do nascimento, como é conhecida na obstetrícia): é utilizada com o intuito de aliviar tensões nervosas, proporcionar uma boa postura e estabilização e relaxamento pélvico, além de favorecer a diminuição do uso de fármacos, auxilia no alongamento e mobilidade pélvica (1).

* Massagem: método de estimulação sensorial caracterizado pelo toque sistêmico e pela manipulação dos tecidos. No trabalho de parto, a massagem tem o potencial de promover alívio da dor, além de proporcionar contato físico com a parturiente, potencializando o efeito de relaxamento, diminuindo o estresse emocional, melhorando o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos tecidos (4). A massagem pode ser realizada pela equipe do CO ou até mesmo pelo acompanhante de parto.
 
Bola Suíça e Massagem
Bola Suíça e Massagem

* Aromaterapia: tem auxiliado a mulher durante a gestação e trabalho de parto. Consistindo-se na utilização de óleo essencial, que são instáveis bioquimicamente e evaporam rapidamente, estimulando as células nervosas olfativas, ativando via sistema límbico (área cerebral responsável pelo sentido do olfato, memória e emoção) os receptores que podem influir na frequência cardíaca, na respiração e na resposta ao estresse (2).

* Musicoterapia: pode ser considerada coadjuvante na analgesia, reduzindo a descompensação emocional, relaxando a gestante para proporcionar uma experiência mais agradável. A música desvia a atenção da gestante do foco da dor por proporcionar um estímulo agradável ao cérebro (3). Importante ressaltar que é respeitado o desejo da parturiente quanto ao gênero musical para utilização.
 
Aromaterapia e Musicoterapia
Aromaterapia e Musicoterapia

* Deambulação: aumenta a atividade uterina, distrai-se a parturiente do desconforto do trabalho de parto, reforça-se o controle materno e oportuniza-se uma interação mais próxima com os provedores do cuidado. Recomenda-se também que deve encorajar a parturiente para se movimentar até que ela encontre um espaço físico e uma posição que melhor lhe convenha e lhe conforte (5).
 
Deambulação
Deambulação

* Banqueta (Método de posição verticalizada no parto): pela ação gravitacional, contribui na descida do feto pelo canal vaginal, além de modificar a angulação da pelve materna.
 
Banqueta
Banqueta

* Chuveiro: O mecanismo de alívio da dor por este método é a redução da liberação de catecolaminas e elevação das endorfinas, reduzindo a ansiedade e promovendo a satisfação da parturiente (6).
 
Chuveiro
Chuveiro
Referências:

1 - Gallo RBS; Santana LS; Marcolin AC; Quintana SM. A bola suíça no alívio da dor de primigesta na fase ativa do trabalho de parto. Rev. Dor São Paulo, 2014;15(04):253-5.
2 - Andrade MP. Dor pós-operatória: conceitos básicos na fisiopatologia e tratamento. Rev Soc Bras Est Dor [Internet]. 2016; 2(2):714.
3 - Zugaib M, Francisco RPV. Zugaib Obstetrícia. 4a ed. São Paulo: Manole; 2020. 1389 p.
4 - BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE POLÍTICAS DE SAÚDE. ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE DA MULHER. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.
5 - MAMEDE, Fabiana Villela; ALMEIDA, Ana Maria; SOUZA, Luiz. A Dor durante o trabalho de parto: o efeito da deambulação. Ver Latino-am Enfermagem 2007 novembro dezembro.
6 - DAVIM R.M.B., et al. Banho de chuveiro como estratégia não farmacológica no alívio da dor em parturientes. Rev Eletr Enferm. 2008;10(3):600-9.
Não há configuração de filtros.
 

Assuntos