Responsabilidade Social


O Sistema Unimed tem como base fundamental os princípios do cooperativismo que garantem a autonomia e a gestão democrática das cooperativas, bem como o desenvolvimento e o cuidado com as comunidades em que suas operações estão inseridas.

A Responsabilidade Social é um processo contínuo de cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral. São posturas, comportamentos e ações adotados buscando promover o bem-estar dos colaboradores, dos parceiros e da comunidade.

O compromisso de Responsabilidade Social da Unimed Vale do Caí é fortalecido através de diversos projetos com base nos principais pilares da Cooperativa, envolvendo o benefíio da coletividade, através de ações voltadas aos valores humanos e ao meio ambiente. Conheça, abaixo, cada um deles.

ADOÇÃO DO JARDIM DA ESTAÇÃO DA CULTURA
A Unimed Vale do Caí, preocupada com a preservação dos espaços de lazer dos montenegrinos, adotou o jardim da Estação da Cultura. Assim, periodicamente, realiza a manutenção do local, mantendo a organização e embelezando o espaço.
 
Imagem da pracinha da Estação da Cultura. Ao fundo, temos imagens dos brinquedos e pessoas na praça.

CAMPANHA "EU AJUDO NA LATA"
A Unimed Vale do Caí participa da campanha “Eu Ajudo na Lata”, desenvolvida pela área de Responsabilidade Social da Unimed Brasil. O objetivo é a arrecadação dos lacres de alumínio das latinhas de bebida. O valor adquirido na revenda é revertido na compra de uma cadeira de rodas, que é doada para uma instituição da região.
 
Imagem de cartaz promovendo a campanha. No lado esquerdo, temos o logotipo da campanha Eu ajudo na lata. Uma atitude simples pode mover muita gente. No lado direito, temos a imagem de lacres de latas.
 
São necessárias cerca de 140 garrafas PET cheias de lacres para a aquisição da cadeira de rodas. Tanto os colaboradores da Unimed como a comunidade podem participar. Para isso, basta levar qualquer quantidade de lacres nos pontos de coleta localizados nas recepções do Hospital Unimed Vale do Caí, Operadora, Espaço Vida e nos Escritórios Regionais.

JANTAR BAILE APAE/UNIMED
O Jantar Baile Apae/Unimed é um evento tradicional no calendário social montenegrino. Desde a primeira edição, em 1995, a Unimed Vale do Caí realiza essa parceria. Além de ser um momento de celebração entre alunos e parceiros da APAE, o Jantar Baile também auxilia nos compromissos financeiros da entidade, já que a verba arrecadada é destinada ao pagamento, principalmente, dos encargos trabalhistas dos funcionários, como décimo-terceiro e férias.

PROJETO “KARATÊ ALÉM DO ESPORTE”
A Unimed Vale do Caí é uma das empresas patrocinadoras do Projeto “Karatê Além do Esporte”, que teve início em fevereiro de 2013, em Montenegro. Através dessa iniciativa, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social recebem treinamento de karatê. As aulas acontecem semanalmente em escolas públicas da cidade, onde também são trabalhados conceitos de disciplina, respeito, empenho e dedicação. O projeto tem a adesão dos cooperados e amigos da Unimed Vale do Caí que destinam até 6% do imposto de renda à iniciativa.

¿¿¿¿¿¿¿TAMPINHA SOLIDÁRIA
¿¿¿¿¿¿¿O projeto tem como missão conscientizar as pessoas sobre a importância de descartar seus resíduos passíveis de reciclagem de forma correta, preservando o meio ambiente e incentivando a sustentabilidade na economia a partir do reaproveitamento de matérias primas. Em agosto deste ano, juntamente com o projeto Práticas de Sustentabilidade, a Unimed Vale do Caí doou cerca de 125kg de tampinhas. Após a tarefa, as equipes que participam das Práticas demonstraram interesse em continuar a ação, mesmo fora da época em que estão desenvolvendo as atividades.

Para participar, basta levar suas tampinhas de garrafa até as unidades da Unimed Vale do Caí: Operadora (Recepção Central, Uniclínica e SOU – Saúde Ocupacional Unimed), Hospital Unimed Vale do Caí (Recepção Central, P.A. e Diagnóstico), Unidades de Atendimento de São Sebastião do Caí, Feliz, Tupandi e SOU Polo Petroquímico. Através das ações do projeto, como a coleta de resíduos em empresas parceiras, são destinados recursos para causas sociais, sendo a principal delas relacionada a crianças que realizam tratamento contra a Atrofia Muscular Espinhal (AME).