Sistema de Gestão de Qualidade


A Unimed Vale do Caí se preocupa com a melhoria contínua de seus processos e serviços. Por isso, implementa método de controle dos processos e segurança e estimula a cultura de qualidade desde 1998.

Alinhada ao seu negócio "Prover Soluções em Saúde junto com Você", a Unimed Vale do Caí, está alicerçada pelos preceitos dos Programas de Qualidade, promovidos e estimulados por órgãos como Agencia Nacional de Saúde Suplementar – ANS, Organização Nacional de Acreditação – ONA, Rede Unimed, Epimed e 3M , os quais utiliza para sua gestão:
  • Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ
  • Acreditação Hospitalar – ONA
  • Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde – QUALISS/ANS
  • Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica pela Surgical Review Corporation (SRC)
  • Selo de Sustentabilidade Unimed – Unimed Brasil
  • Boas Práticas em Prevenção de Lesão de Pele – 3M
  • Boas Práticas em Limpeza e Esterilização de Materiais – 3M
  • Certificado Ambiental em Logística Reversa - Reverse
  • Certificado Ambiental em Energia Renovável - Enerbrax
Programa Nacional de Controle de Qualidade - PNCQ
 

O controle externo da qualidade é um elemento importante para a segurança e exatidão dos laudos laboratoriais. Sempre com foco na excelência, o laboratório da Unimed Vale do Caí mantém altos padrões de monitoramento e controle com avaliação externa mensal que proporciona o reconhecimento da qualidade desde que o laboratório inaugurou, em 2000, mantendo a certificação Diamante.
 
Acreditação Hospitalar - ONA
Imagem do logo da Acreditação ONA

Com certificação de Acreditado nível I conquistada em 2018, o Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) passou por processo de recertificação em novembro de 2022, onde foram avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, evoluindo para Acreditado Pleno Nível II – Acreditação Hospitalar ONA. As avaliações e acompanhamento são realizadas pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS),
O objetivo desta certificação é garantir a qualidade e segurança dos processos assistenciais e administrativos no cuidado e saúde dos seus clientes.

Para validação do nível o programa de certificação mantém avaliações de manutenção a cada 8 meses.

Certificação Qualiss-ANS

O Hospital também possui certificação da RN 510/2022 da ANS – Agência Nacional de Saúde, com validade até julho de 2024.
 

O QUALISS visa estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde) e aumentar a disponibilidade de informações sobre qualidade de prestadores de serviço. O objetivo é ampliar o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde e pela sociedade em geral.
Programa foi estabelecido pela RN 510 de março de 2022 e consiste no estabelecimento de atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da qualidade assistencial oferecida pelos prestadores de serviços; na avaliação da qualificação desses prestadores de serviços de saúde; e na divulgação dos atributos de qualificação.

Para verificar os atributos que o Hospital Vale do Caí possui, acesse o link.

Certificação Internacional de Excelência em Cirurgia Metabólica e Bariátrica


 
A Unimed Vale do Caí possui a Certificação Internacional de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica pela SRC (Surgical Review Corporation, com sede na Carolina do Norte, EUA). Com isso, o Hospital Unimed Vale do Caí é o primeiro, dos mais de 126 Hospitais Unimed no Brasil, reconhecido internacionalmente nessa área de atuação.

Selos de Sustentabilidade
 

Em 2020, a cooperativa conquistou os Selos de Sustentabilidade Ouro da Unimed Brasil, tanto na operadora de planos de saúde como no Hospital. Devido a reestruturação dos critérios de avaliação, o próximo ciclo está previsto para o ano de 2024.
 
Boas Práticas em Prevenção de Lesão de Pele – 3M
 

O Programa 3M de Certificação em Prevenção de Lesões de Pele vem ao encontro de uma necessidade que as Instituições de Saúde enfrentam atualmente: a de prevenir o aparecimento das lesões de pele durante o período de internação. Participante do programa desde 2014, o HUVC, segue diversas diretrizes de boas práticas no cuidado com a pele, sendo assim reconhecido atualmente na categoria Brack Diamond da certificação de qualidade.

Boas Práticas em Limpeza e Esterilização – 3M
 

O Programa de Reconhecimento às Boas Práticas Clínicas da 3M tem o objetivo de contribuir no aprimoramento dos conhecimentos de profissionais da saúde, para que possam oferecer excelência no atendimento aos pacientes, reduzindo falhas e custos nos ambientes hospitalares. Em 2022 o  HUVC foi reconhecido na categoria Diamond pelas boas práticas aplicadas nos cuidados de limpeza e esterilização no Centro de Materiais e Esterilização (CME).

UTI Eficiente – Epimed
 

Desde 2018 o Hospital, mantém a qualificação da Unidade de Terapia Intensiva, reconhecida pela empresa Epimed. O certificado UTI Eficiente é concedido às unidades de terapia intensiva de todo o país que apresentaram boa eficiência no ano anterior, de acordo com os resultados apresentados no sistema de gestão do cuidado, que a empresa oferece.
 
Certificado Ambiental em Logística Reversa



Certificado Ambiental em Energia Renovável
 

Hospitais, por serem grandes consumidores de água e energia, encaram não só os desafios habituais ligados à prestação de serviços de saúde, mas também a urgência de impulsionar ações sustentáveis. É por isso que iniciativas voltadas à sustentabilidade estão se tornando cada vez mais comuns dentro do contexto hospitalar em todo o mundo. O HUVC é um exemplo marcante, comprometido ativamente com práticas que abrangem energia renovável, tratamento de efluentes e a aplicação de um sistema de logística reversa para resíduos. Essas práticas são reconhecidas e certificadas por empresas de destaque no setor, como Reverse e Enerbrax.

Resolução Normativa ANS - RN 518

Obrigatória para as Operadoras de médio e grande Porte referente ao exercício do ano de 2022. Esta Resolução Normativa dispõe sobre a adoção de práticas mínimas de governança corporativa, com ênfase em controles internos e gestão de riscos, para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde.