Notícias Unimed

Voltar Unimed recebe novamente certificado de energia limpa

Unimed recebe novamente certificado de energia limpa

        03 de junho, 2022

Logo do certificado


Pelo 5º ano consecutivo, a Unimed Vale do Caí conquistou o certificado de energia renovável. O documento é emitido pela Comerc-Sinerconsult de Energia Renovável, que atesta a quantidade de emissão de gás de efeito estufa (GEE) evitada pelo uso de energia renovável. Em 2021, a cooperativa reduziu o equivalente a 211,85 toneladas de gás carbônico (CO2) de gases de efeito estufa. As emissões evitadas voluntariamente são equivalentes a 1.483 árvores em 30 anos em um projeto de reflorestamento.

Em 2017, a cooperativa aderiu ao programa do Mercado Livre de Energia, que permite contratar energia de fontes renováveis, seja ela oriunda de pequenas centrais hidroelétricas (PCH), térmicas com fontes provenientes de bagaço de cana de açúcar, eólica ou solar. Evidenciando a contribuição causada pela opção por energia limpa e renovável feita pela cooperativa, Comerc-Sinerconsult calcularam os efeitos da redução das emissões de GEE na forma de um reflorestamento equivalente, sendo apresentado no certificado o número de árvores que produziriam o mesmo efeito. Esse cálculo parte de um padrão de reflorestamento e da metodologia utilizada como referência pelo projeto de créditos de carbono brasileiro, auditado pela Organização das Nações Unidas - ONU (Confira os dados abaixo).

  • 2017: Evitamos a emissão de 27,38 tCO2 (plantio de 192 árvores)
  • 2018: Evitamos a emissão de 115,1 tCO2 (plantio de 806 árvores)
  • 2019: Evitamos a emissão de 126,75 tCO2 (plantio de 887 árvores)
  • 2020: Evitamos a emissão de 113,17 tCO2 (plantio de 792 árvores)
  • 2021: Evitamos a emissão de 211,85 tCO2 (plantio de 1.483 árvores)
  • Total: Evitamos a emissão de 594,25 tCO2 (Plantio de 4.160 árvores)

“Visando a sustentabilidade, estamos sempre em busca de reduzir nossos impactos ambientais”, destaca o analista de Gestão Ambiental da Unimed Vale do Caí, Bruno Bondan Kratz. Um exemplo disso foi a redução no consumo de energia elétrica no Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) do ano 2020 para o ano de 2021. “Reduzimos cerca de 40mil kWh, resultado das ações do grupo de otimização de recursos que visam o consumo consciente e do empenho individual de cada colaborador em atos simples como desligar as luzes, monitor, uso de ar condicionado entre outros e que ao longo do ano fazem a diferença”, complementa.

Vale lembrar que os gases de efeito estufa detêm o calor na atmosfera do planeta, contribuindo para o aquecimento global que, por sua vez, tem efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente, a vida humana e animal. Além de contribuir para a redução desses gases, a Unimed Vale do Caí reafirma, com essa conquista, o seu compromisso com a sociedade no conhecimento e gestão dos impactos ambientais de suas atividades.

Saiba mais:

O Certificado de Energia Renovável é fruto de uma parceria iniciada em 2011 entre a Comerc, maior gestora independente de energia do país, e a Sinerconsult Consultoria, empresa de consultoria de gerenciamento energético. A metodologia consiste na extração dos dados de consumo de energia renovável, registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a partir dos quais são aplicados os princípios do GHG Protocol para se quantificar a emissão de gás de efeito estufa evitada bem como o número de árvores equivalente. A metodologia do GHG Protocol é a mais utilizada por governos e empresas na quantificação e gerenciamento de emissões de gases de efeito estufa. O certificado tem a chancela do GHG Protocol Corporate Standard.

Não há configuração de filtros.
 

Assuntos