Chupetas e mamadeiras

Não se pode dizer quando deve ou não oferecer chupetas ao recém-nascido, pois isto dependerá da sua necessidade ou não de sugar, além da hora da amamentação.

Chupetas e mamadeiras

Não se pode dizer quando deve ou não oferecer chupetas ao recém-nascido, pois isto dependerá da sua necessidade ou não de sugar, além da hora da amamentação.

6 Junho 2011

Não se pode dizer quando deve ou não oferecer chupetas ao recém-nascido, pois isto dependerá da sua necessidade ou não de sugar, além da hora da amamentação. A fase oral é de grande importância ao desenvolvimento psicoemocional da criança.
Não se deve incentivar o uso de bicos e mamadeiras, mas se for o caso, façam a opção de usar dispositivos ortodônticos e seja feito da maneira adequada.


Chupetas: Limitar o uso da chupeta ao estritamente necessário, caso o recém-nascido apresente um quadro intenso de irritação, se estiver apresentando o hábito de chupar o dedo, durante crises de cólica ou na hora de dormir. Espere o bebê precisar da chupeta, em vez de colocá-la na boca dele automaticamente. Dar preferência a modelos ortodônticos, aberturas laterais facilitando a respiração e impedindo o contato permanente da saliva com a pele. Outra observação a ser feita é quanto ao tamanho, devendo estar adequado à idade do recém-nascido. Nunca mergulhe a chupeta em alimentos doces como açúcar, para fazer o bebê parar de chorar. Esse costume pode provocar cáries. Existem ervas doces disponíveis utilizadas para acalmar os bebês. Converse sempre com o pediatra antes de usá-la.


Mamadeiras: O ideal é utilizá-las somente quando não houver mais como amamentar, e depois de ter tentando oferecer copos ou colheres. Neste caso, também dar preferência a mamadeiras ortodônticas, como citado acima.
A higiene destes materiais deve ser feita diariamente e/ou sempre que necessário com água corrente e detergente neutro com o auxílio de escovas próprias para a retirada de todos os resíduos.
Em seguida, estes materiais devem ser esterilizados através de fervura, por um período de 5 a 10 minutos para eliminar germes e bactérias. Idealmente todos os dias, pelo menos nos primeiros três meses do bebê. Se for guardá-las dentro de caixinhas especiais, esterilize a caixinha também.
O uso de esterilizadores de microondas pode ser recomendado.
Troque a chupeta ou mamadeira se notar que se encontram desgastadas, furadas ou grudentas.


Equipe Promoção da Saúde