Programa de Qualificação

Programa de Qualificação e Capacitação da Rede Credenciada

Em busca de melhoria contínua das rotinas operacionais, a Unimed Circuito das Águas criou um canal de relacionamento com a rede prestadora de serviços, que é o Programa de Qualificação e Capacitação da Rede Credenciada. Os objetivos são a qualidade e segurança do atendimento ao usuário e a satisfação pelos serviços prestados.
 
O Programa visa, através de ações em parceria, ampliar a integração com o prestador, tendo como intuito disponibilizar uma rede qualificada para atendimento aos beneficiários, estimulando à qualificação da assistência com vistas nas melhores práticas em serviços de saúde.
 
Para saber mais, navegue pelas demais páginas desta aba e conheça todos os benefícios, atividades, cronograma de treinamento e legislações relacionados.

Como Funciona

 

Ciclo de Melhoria Continua

O ciclo de melhoria contínua consiste no monitoramento de todas as etapas de qualificação e capacitação visando o aperfeiçoamento e a maturidade, em cadeia evolutiva, dos processos institucionais.
• Visita Diagnóstica de Qualificação
• Relatório de Conformidades e Plano de Melhorias
• Capacitação da Rede Prestadora
• Reavaliação Diagnóstica de Qualificação
• Política de Incentivos à Melhoria da Qualidade Assistencial
 

Visita Diagnóstica de Qualificação

A Visita Diagnóstica é realizada de acordo com o perfil de atendimento do prestador, sendo respeitadas as características da prestação de serviço do mesmo. Avalia vários elementos da gestão administrativa, estrutura (recursos humanos, físicos e materiais), processos assistenciais (procedimentos operacionais) e resultados (indicadores de qualidade e desempenho). São utilizados requisitos baseados em normas técnicas conforme o seu tipo de serviço, onde o foco está na segurança do paciente, nas instalações e na qualidade, além da gestão do negócio e da responsabilidade socioambiental.

Para solicitar o documento abaixo clique aqui:
• Roteiro explicativo de visita de qualificação

 
 

Benefícios do Programa

O Programa de Qualificação e Capacitação da Rede Prestadora não tem custos para o prestador. 

Vantagens em participar:

 
• Sem custos para o prestador
• Estabelece as bases do processo (descritas no Programa de Qualificação)
•  Permite que os técnicos designados trabalhem no programa
•  Permite a inclusão dos prestadores nos programas de educação continuada
• Acesso à plataforma digital com conteúdo para os prestadores

Qualidade Assistencial

 

Legislação, Estrutura Física e Funcionamento de Serviços de Saúde

Com objetivo de auxiliar a rede prestadora, a Unimed Circuito das Águas disponibiliza documentos, regimentos, protocolos e normas técnicas, onde o foco está na segurança do paciente, nas instalações, na qualidade dos processos assistenciais, além da gestão do negócio e da responsabilidade socioambiental.
 
Para solicitar os documentos abaixo, clique aqui:
• RDC 50 – Área Física em Serviços de Saúde
• RDC 63 – Boas Práticas de Funcionamento dos Serviços de Saúde
• Política de Incentivo à Melhoria da Qualidade Assistencial na Rede Credenciada
• Manual de Integração com a Rede Prestadora Assistencial
 

Visita Diagnóstica de Qualificação

Com objetivo de auxiliar a rede prestadora, a Unimed Circuito das Águas disponibiliza documentos, regimentos, protocolos e normas técnicas, onde o foco está na segurança do paciente, nas instalações, na efetividade da assistência, além da gestão do negócio e da responsabilidade socioambiental.

Para solicitar os documentos abaixo, clique aqui:
• RDC 36 – Segurança do Paciente
• Protocolo de Identificação do Paciente
• Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos
• Protocolo de Prevenção de Quedas
• Protocolo de Prevenção de Úlcera por Pressão
• Protocolo de Identificação do Paciente
• Protocolo de Higienização das Mãos
• Protocolos Clínicos - Pronto Atendimento Unimed 24 Horas 

Capacitação Dirigida

A Capacitação Dirigida baseia-se na elaboração de treinamentos voltados para o desenvolvimento de práticas administrativo-assistenciais que promovam o melhoramento das rotinas e dos processos institucionais voltados ao atendimento do cliente. 

A Unimed Circuito das Águas disponibiliza para os prestadores o conteúdo ministrado nos treinamentos realizados para a rede através dos links abaixo.
Para solicitar os documentos abaixo, clique aqui:
• Cronograma de Treinamento da Rede Prestadora 2018
• Treinamento de Notificação de Eventos Adversos / Incidentes em Serviços de Saúde