História Unimed São Roque

Fundada em novembro de 1993, a Unimed São Roque faz parte do maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo. Atuando nas cidades de Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Mairinque, São Roque, e Vargem Grande Paulista, a Unimed São Roque conta com mais de 140 médicos cooperados em diversas especialidades oferecendo a seus beneficiários a melhor rede credenciada da região.

Conta ainda com Hospital próprio, laboratórios, Clínicas e Centro de Diagnósticos.
O Sistema Unimed
A Unimed é o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 84% do território nacional.
​​​​​​​
O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 340 cooperativas médicas, 117 mil médicos cooperados que prestam assistência para mais de 18 milhões de clientes em todo País.

Cooperar significa somar esforço e trabalho para atingir um mesmo fim. A cooperação é uma prática ancestral da humanidade em prol de sua própria sobrevivência ou de uma comunidade, uma civilização, um país ou, ainda, de uma classe social ou profissional. Segundo antropólogos e historiadores, a formação de grupos que não teriam sobrevivido sem o sentido de cooperação visava proteger interesses econômicos e garantir a subsistência dos núcleos sociais.

ESSÊNCIA UNIMED

A Essência Unimed é formada por elementos que representam as atitudes da organização e fundamentam nossas decisões.
CRENÇAS
A vida é o bem maior do ser humano.
A vida boa deve ser possível para todos.
Saúde é condição essencial para uma vida boa.
A vida só acontece na cooperação,
​​​​​​​na natureza e em sociedade.
PROPÓSITO
Promover saúde e qualidade de vida em nossas cidades, por meio do cooperativismo médico e do conhecimento em saúde, para que o maior número de pessoas possa viver mais e melhor.
VALORES
Integridade.
​​​​​​​Respeito.
Solidariedade.
Espírito cooperativista.

Princípios do Cooperativismo

1º Princípio: Adesão livre e voluntária ou Princípio da livre adesão.
2º Princípio: Gestão democrática pelos cooperados.
3º Princípio: Participação econômica dos cooperados.
4º Princípio: Autonomia e independência.
5º Princípio: Educação, formação e informação.
6º Princípio: Intercooperação.
7º Princípio: Interesse pela comunidade.