Notícias Unimed Sul Capixaba


Atividades lúdicas marcam semana de conscientização sobre o autismo na Unimed Sul Capixaba

O tema levanta duas importantes questões: a do diagnóstico precoce e o combate ao preconceito.
        03 de abril, 2023
O último domingo (02) marcou o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. A Unimed Sul Capixaba aproveitou a data e preparou diversas ações para esta semana no Integrar, que é a Unidade de Terapias Especiais da operadora, e também participou de uma caminhada sobre o tema.

Até a próxima sexta, vão acontecer oficinas de criação de máscaras; decoração do ambiente; pegadas de coelho e caça aos ovos, por conta da Páscoa; e atividades recreativas, como pintura e recortes. Ao todo, mais de 200 crianças fazem acompanhamento com fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicólogo no Integrar e poderão participar.

“Cada criança tem um nível de desenvolvimento, tem mais habilidade para algumas áreas, menos para outras. Pensando nisso, a equipe multidisciplinar do local está fazendo as ações durante as sessões, respeitando as peculiaridades de cada indivíduo”, conta a pediatra e diretora de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Grazielle Grillo.  Ela ressalta ainda a importância de os pais estarem atentos aos comportamentos da criança: “O diagnóstico do autismo leva em consideração uma avaliação criteriosa, a partir de um conjunto de alterações, nas áreas cognitiva, psicológica e motora. Aos sinais de atraso nos marcos do desenvolvimento, os pais devem contatar o pediatra para que ele possa fazer o encaminhamento para o profissional adequado. Após diagnosticado, o ideal é iniciar as terapias o quanto antes. Isso vai impactar diretamente nos resultados colhidos em longo prazo”, conta.

O Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo mobilizou também os profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cachoeiro de Itapemirim que, em parceria com outras instituições alinhadas à causa, programaram uma série de ações. 

No domingo, aconteceu a caminhada “Menos preconceito, mais informação”, com saída da Praça Jerônimo Monteiro, às 8h, rumo à Praça de Fátima. Na chegada, aconteceram atividades de lazer para crianças e seus familiares. 

Além de oferecer água e picolé no evento, a Unimed Sul Capixaba disponibilizou uma ambulância com equipe médica em todo o percurso e durante as atividades nas praças.

Entre as mães que participaram do movimento esteve a empresária Renata Bedim. O filho, Davi, de oito anos, é paciente do serviço Integrar, da Unimed Sul Capixaba. “A sociedade ainda é desinformada sobre o autismo e isso reforça preconceitos. O autista não vive no mundo dele, vive no nosso mundo. É uma pessoa com um neurodesenvolvimento diferente, com sensibilidade apurada. São amorosos, observadores e detalhistas. Cabe a nós respeitar e incluir, e não excluir”, desabafou. 

 

Leidiana dos Santos Pereira é mãe do Davi, de quatro anos, que faz tratamento no serviço Integrar da Unimed desde o ano passado. Ela participou pela primeira vez da caminhada e diz que, a cada dia, descobre novas amizades e novas perspectivas junto com outras mães.  

“O meu filho faz tratamento com a equipe da Unimed Sul Capixaba, com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais. A cada dia é uma vitória. Ele desenvolveu muito a fala, por exemplo. Antes, não pedia, só apontava o que queria. Hoje, já pede água, pede licença. São pequenas coisas muito gratificantes de ver”, comentou. 

A adesão à caminhada surpreendeu, com um público estimado em 2.100 pessoas, entre autistas, seus familiares e apoiadores da causa. “Quisemos marcar presença neste evento para lembrar que nós estamos atentos às demandas do Integrar e que queremos unir forças para que, cada vez mais, crianças com diagnósticos de autismo tenham acesso a tratamentos que podem mudar o dia a dia delas para sempre”, reforça Grazielle. 




Conheça alguns sinais de autismo 
- Pouco ou nenhum contato visual; 
- Imitação involuntária dos movimentos das pessoas; 
- Interação social atípica; 
- Repetição de palavras sem sentido; 
- Atraso ou involução na fala; 
- Dificuldade de aprendizagem. 
Fonte: Grazielle Grillo, pediatra e diretora de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba 

O Integrar 
O Integrar (Unidade de Terapias Especiais da Unimed Sul Capixaba) é um espaço desenvolvido para acompanhamento de pacientes com Transtornos Globais do Desenvolvimento, com atendimento baseado na análise do comportamento aplicada. 

É direcionado para crianças de todas as idades diagnosticadas com algum tipo de deficiência intelectual. A principal aplicação é voltada à primeira infância, com a estimulação primária. 

O trabalho é fundamentado com base ética e científica, por meio de um acompanhamento personalizado para cada perfil de paciente, feito por uma equipe multidisciplinar qualificada para prestar o atendimento mais adequado.