Portal TISS


Conceito

A TISS - Troca de Informação em Saúde Suplementar - é uma norma instituída pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, que estabelece um padrão obrigatório para a troca de informações entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviço de saúde sobre os eventos realizados em beneficiários de planos privados de saúde.

O tema reveste-se de grande importância para o setor, tendo em vista que alguns segmentos do mercado já haviam iniciado estudos com o intuito de estabelecer a padronização da informação trocada entre operadoras e prestadores, já que o preenchimento de grande variedade de formulários utilizada por cada operadora e os demorados mecanismos para obtenção de autorizações de determinados procedimentos exigem intensa dedicação burocrática dos prestadores de serviços.

Além disso, a lentidão dos processos administrativos no atendimento dos beneficiários, assim como as possibilidades de erros e as dificuldades de comparação de dados, são consequências notoriamente associadas ao excesso de papéis e à ausência de sistemas de informação unificados e ágeis.

A informação, ferramenta fundamental para o setor de saúde suplementar, norteia avaliações clínicas, epidemiológicas e gerenciais, orienta decisões e planejamentos, embasa as estatísticas da ANS e de outros órgãos governamentais.

A proposta da ANS utiliza padrões já existentes e disponíveis em outros bancos de dados e sistemas de informações, permitindo uma compatibilização com os diversos sistemas de informação em saúde hoje existentes, possibilitando melhorias na utilização das informações coletadas.
 
O padrão TISS está organizado em cinco componentes, veja ao lado:

 
O componente organizacional do Padrão TISS estabelece o conjunto de regras operacionais.
O componente de conteúdo e estrutura do Padrão TISS estabelece a arquitetura dos dados utilizados nas mensagens eletrônicas e no plano de contingência, para coleta e disponibilidade dos dados de atenção à saúde.
O componente de representação de conceitos em saúde do Padrão TISS estabelece o conjunto de termos para identificar os eventos e itens assistenciais na saúde suplementar, consolidados na Terminologia Unificada da Saúde Suplementar - TUSS.
O componente de segurança e privacidade do Padrão TISS estabelece os requisitos de proteção para assegurar o direito individual ao sigilo, à privacidade e à confidencialidade dos dados de atenção à saúde. Tem como base o sigilo profissional e segue a legislação.
O componente de comunicação do Padrão TISS estabelece os meios e os métodos de comunicação das mensagens eletrônicas definidas no componente de conteúdo e estrutura. Adota a linguagem de marcação de dados XML - Extensible Markup Language.

Clique nos links abaixo para acessar os detalhes e arquivos do padrão TISS.

Arquivos do Padrão TISSVersão Vigente Documentos
Componente Organizacional 2022/02 Visualizar (.pdf) documento referente ao Componente Organizacional.
Componente de Conteúdo e Estrutura 2021/11 Baixar Componente de Conteúdo e estrutura.(.zip)
Componente de Representação de Conceitos em Saúde (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar) 2022/02 Baixar Componente de Representação de Conceitos em Saúde (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar).(.zip)
Componente de Segurança e Privacidade 2021/07 Baixar Componente de Segurança e Privacidade.(.zip)
Componente de Comunicação 04.00.01 e 01.03.00 Baixar Componente de Comunicação.(.zip)
Neste campo você encontrara as Guias Padronizadas pelo padrão obrigatório do TISS. Guias estas seguindo o conceito de nossa Unimed Anápolis.

Aqui as diversas Guias dentro dos padrões da ANS/TISS, as mesmas estão disponíveis para download nos Links logo abaixo:

Responsive Image

Anexos de Outras Despesas

Anexos de Solicitações OPME

Anexo de Solicitações de Quimioterapia

Anexo de Solicitações de Radioterapia

Guia de Comprovante Presencial

Guia de Consulta

Guia de Honorario

Guia de Prorrogação de Internação e Complementação do Tratamento

Guia de Solicitação de Internação

Guia de SP SADT

A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos, entre os agentes da Saúde Suplementar. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.
O padrão TISS tem por diretriz a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Ministério da Saúde, e, ainda, a redução da assimetria de informações para os beneficiários de planos privados de assistência à saúde.

Links Úteis

Os prestadores de serviços de saúde têm a prerrogativa de escolher a forma de comunicação para a troca eletrônica, entre webservices ou portal, sendo que o portal tem os mecanismos de upload e download de arquivos e a entrada de dados para o processo de cobrança de serviços de saúde do Padrão TISS.
SGU-ATD Captura Anápolis PRD

Coordenação

Coordenadora TISS

Perola Cristine Assumpção Barreto
Tel: (62) 3333-3375

Suplente TISS

Gabriela Silva F. Santos
Tel: (62) 3333-3300