Sustentabilidade também é Saúde?

No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Para marcar a data, a Unimed Botucatu relembra seu compromisso com a
Responsabilidade Socioambiental e as ações implementadas para seu público
interno e voltadas para a sociedade onde atua.
Começamos com a certificação, concedida pela Unimed do Brasil: o Selo de
Responsabilidade Socioambiental, do qual a Unimed já participa desde 2006 e em sua última edição figurou na categoria Prata (no total são 04 categorias: Bronze / Prata/Ouro e Diamante)
Entre os Programas realizados se destacam aqueles que privilegiam ações
simples, focadas em mudanças de hábitos, mas que trazem impactos positivos no dia-a-dia na cooperativa e para o Meio Ambiente.
Programa
Colaborador Consciente
Incentivo ao aproveitamento e
racionamento dos recursos renováveis  como água, energia elétrica - e materiais de consumo - papel e copos plásticos - dentro das unidades da Unimed Botucatu.
Os prédios contam com equipamentos como sensores de presença e torneiras com timer, para evitar desperdícios, mas as campanhas para diminuir o consumo de copos plásticos e evitar impressões desnecessárias são as que surtem mais efeito.
Grande parte dos colaboradores dos setores administrativos recebeu canecas e garrafas para água, estimulando o abandono do uso de copos plasticos. A meta alcançada em 2022 foi a redução de 30% no consumo..
Coleta Seletiva de Lixo

Separação do lixo produzido na sede administrativa/
Viver Bem e Saúde Ocupacional. O material reciclável – plástico e papel - é entregue à cooperativas botucatuenses, que tratam corretamente estes materiais.

Óleo Fora d´´ Água 

Incentivo ao correto descarte do óleo de cozinha usado.
Esse programa atende os colaboradores e a comunidade. Há receptores do óleo usado nas principais unidades da singular (Hospitais e Sede Administrativa).O Material é entregue na cooperativa botucatuense COPRÓLEO.

 
Papa-Pilhas
Aqui também a iniciativa é aberta à POPULAÇÃO, já que há postos
de Coleta para correto descarte de pilhas e baterias em todas as unidades da Unimed Botucatu.
O material descartado nestes pontos é entregue à órgãos que
promovem a destinação adequada.
Em Botucatu o Poupa Tempo Ambiental recebe essas pilhas e baterias.
 
Recicla Lâmpada e TI VERDE
Correto descarte de lâmpadas fluorescentes em desuso e computadores e equipamentos de informática do parque tecnológico da Unimed Botucatu. O que não pode mais ser aproveitado é entregue para o correto descarte, evitando a contaminação do solo e de nascentes de água..
Parceria com a Escola Municipal do Meio Ambiente –EMA.
Desde 2008 essa parceria estimula a preservação e educação ambiental, através de ações lúdicas e educacionais.
A Escola recebe em média um público de 30 mil pessoas anualmente. A Unimed Botucatu apoia a confecção de impressos e materiais distribuídos aos visitantes e assim espera perpetuar na parceria a educação ambiental nas gerações que administrarão o nosso futuro.
Na área verde, com nascentes e reservas da fauna e flora regionais, a Unimed está representada através da árvore flamboyant rosa, plantada nos 45 anos de nossa unidade.
A Associação Mulher Unimed Botucatu também implantou lá seu
jardim sensorial, que estimula o contato com a natureza através de todos os sentidos (olfato, tato, visão, audição e paladar).
Plantio de árvores frutíferas e oficina de material reciclado
Essas duas ações movimentaram os filhos de colaboradores em 2022. O plantio de arvores frutíferas, para compensar a pegada de carbono da Unimed Botucatu, aconteceu em parceria com a prefeitura e contemplou a comunidade dos Bairro Comerciários.
As plantas foram cedidas pelo viveiro municipal e os filhos de colaboradores colocaram a mão na massa, aprendendo a cuidar desde cedo da natureza.
Já a oficina com materiais recicláveis, foi uma experiência indoor muito positiva. As crianças criaram quadros com tampinhas de garrafas – plásticas e de lata – embalagens descartáveis e canudos.
Os trabalhos foram expostos nas unidades da singular e chamaram a atenção do público pela criatividade, mas sobretudo pela conscientização sobre a reutilização.