Faça sua busca aqui
Tenha acesso a 2ª Via de Boleto
Acesso ao Canal do Cliente, Cooperado, Empresarial ou Rede Credenciada.
Resultados ou transcrição de exames de forma rápida e segura.
Acesso a área destinada a vagas e cadastro de currículo
Tenha acesso ao formulário para contato com a Unimed CG
Unimed Campo Grande
Planos
Acesse a nossa plataforma para realizar transcrição de exames ou acompanhar os resultados. Mais agilidade e segurança para você!
Atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 18h (exceto feriados). Serviço gratuito para beneficiários Unimed.
Confira o nosso canal de relacionamento com o cliente. Através dele você também pode enviar as suas manifestações.
Voltar
Você já se perguntou por que tantas dietas da moda prometem resultados milagrosos, mas poucos conseguem mantê-los a longo prazo? A resposta pode estar nos mitos alimentares que circulam por aí. A verdade é que a alimentação saudável não é um mistério, mas sim um conjunto de hábitos simples que podem transformar sua vida. No entanto, a desinformação e os modismos alimentares podem nos levar por caminhos equivocados, prejudicando nossa saúde.
“Não podemos ficar estagnados; as pessoas precisam ter acesso a todas as mudanças que estão acontecendo nesse universo que é a alimentação e a nutrição, sempre buscando fontes seguras de conhecimento”, afirma a nutricionista do Programa Viver Bem da Unimed Campo Grande, Priscila da Silva Borges Zuffo.
Ela explica que, entre os maiores problemas causados pela desinformação, estão os que acarretam deficiências nutricionais e, até mesmo, doenças crônicas. “Alguns mitos alimentares promovem a exclusão de determinados grupos alimentares, como carboidratos ou gorduras, sem considerar a importância deles para o organismo. Isso pode levar a carências nutricionais graves, afetando o sistema imunológico, o metabolismo e diversas outras funções corporais”, explica. “Muitos cometem erros alimentares; confundem o saudável com quantidade e acabam errando nesse ponto. Por exemplo, não quer dizer que um alimento que seja saudável deva ser consumido indiscriminadamente. O correto é ter equilíbrio nas quantidades, qualidade e variedade do alimento”.
A nutricionista mostra ainda que alguns mitos prometem o emagrecimento rápido e fácil, incentivando dietas restritas e desequilibradas. “A longo prazo, essas dietas tendem a falhar, pois o corpo humano necessita de todos os nutrientes para funcionar adequadamente. Além disso, a privação pode levar a compulsões alimentares e ao ganho de peso ainda maior.”
Confira agora os principais MITOS e VERDADES que chegam nos consultórios:
· Água em jejum ou água com limão em jejum emagrece. Mito
Sem déficit calórico não há perda de peso, se tomar água em jejum e manter uma alimentação hipercalórica não emagrece, água pode acelerar o metabolismo e hidratar.
· Substituir pão por 6 biscoitos de água e sal é mais saudável. Mito
Prefira o pão francês. Nesse caso, o biscoito contém 4 x mais gorduras e menos proteína, além de aditivos adicionados para aumentar seu tempo de prateleira.
· Fruta desidratada ajuda a emagrecer. Mito
Fruta desidratada não tem água, mas o seu teor de frutose (açúcar) continua lá, consumida em excesso pode levar ao ganho de peso. Sugestão: consumir 3 frutas in natura ao longo do dia. O volume é maior e pode trazer saciedade.
· Para emagrecer precisar cortar o carboidrato. Mito
Para emagrecer é necessário o equilíbrio dos macro nutrientes (carboidrato, lipídios e proteínas). A retirada do carboidrato da dieta pode levar a tonturas, fraquezas, dores de cabeça e até hipoglicemia. Nosso organismo necessita de pelo menos 120g ao dia sem haver dano, portanto, prefira trocar os carboidratos simples pelos integrais, com aveia e grãos integrais.
· Leite faz mal à saúde. Mito
Leite faz mal para quem tem alergia ou intolerância. É um alimento que contém muitos nutrientes, além disso traz conforto e memória afetiva. Como todo alimento deve ser consumido em equilíbrio.
· Melhor comer ovo que queijo. Verdade
Um ovo de 50 gramas contém aproximadamente metade do teor de gordura de uma fatia de queijo de 50 gramas e aproximadamente a metade das calorias, e é uma ótima opção para o processo de emagrecimento.
· Sucos de caixinha fazem tão mal quanto os refrigerantes. Verdade
Tanto os sucos como os refrigerantes não são recomendados, pois ambos oferecem um produto rico em aditivos, corantes, conservantes e excesso de açúcares, desse modo, são inflamatórios.
· Geleia é menos calórico que pasta de amendoim. Verdade
Consumidos na mesma quantidade a geleia oferece metade de calorias que a pasta de amendoim, mas a pasta de amendoim é rica em proteínas e gordura vegetal e 3 vezes menos açúcares, desse modo em menor quantidade pode trazer mais saciedade, pois sua digestão é lenta.
· A melhor maneira de consumir frutas é com casca e in natura. Verdade
Preferir frutas com casca aumenta o seu teor de fibras que auxiliam na digestão, para isso devem ser bem higienizadas a fim de evitar contaminação.
A desinformação sobre alimentação pode levar a escolhas alimentares inadequadas e prejudicar a saúde. “Ao desmistificar alguns dos mitos mais comuns, podemos fazer escolhas mais conscientes e equilibradas. A orientação de um nutricionista é fundamental para um acompanhamento personalizado e a criação de um plano alimentar adequado às suas necessidades”, afirma Priscila.
Serviços
Sistemas Corporativos
Rede de Atendimento
Fale Conosco