Notícias

Voltar Atividades marcam Dia Nacional de Doador de Órgãos

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Atividades marcam Dia Nacional de Doador de Órgãos

O dia 27 de setembro é o Dia Nacional de Doador de Órgãos, importante assunto e que tem tido bastante destaque ultimamente. E para celebrar a data, atividades internas e externas foram desenvolvidas
        13 de outubro, 2023
O dia 27 de setembro é o Dia Nacional de Doador de Órgãos, importante assunto e que tem tido bastante destaque ultimamente. E para celebrar a data, atividades internas e externas foram desenvolvidas.

Internamente, houve sessão cinema para os colaboradores das quatro unidades nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro. Na oportunidade, foi exibido o documentário Anjos da Vida – Em busca da Doação, que mostra como é o trabalho do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos (SPOT) do Hospital de Clínicas da Unicamp. Médicos e enfermeiras têm a tarefa diária de aumentar o número de transplantes por meio do aperfeiçoamento das práticas ligadas à doação. A exibição teve direito a
pipoca e refrigerante.

Nas redes sociais, no dia 27, houve a exibição de um bonito vídeo relatando a experiência da  colaboradora Beatriz Jennifer que perdeu seu irmão em um acidente de moto e a família, em um bonito gesto, decidiu doar seus órgãos. O vídeo, que até o fechamento desta edição já tinha atingido mais de 5 mil visualizações, está disponível para ser assistido a qualquer momento.

Destaque também, para ações externas conduzidas pelo médico nefrologista, Dr. Marcelo Pinelli, coordenador medico da equipe CIHDOTT, e que também envolveram os colaboradores Renato Borba, Daniela Azanha e Moniely Giatti.

Nas Rádios Cacique, Alternativa e Raízes, foi falado da importância em se conversar com os familiares sobre o assunto, pois são eles que decidem se seremos doadores ou não, caso tenhamos um diagnóstico de morte encefálica (completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro). Foi citada ainda a quebra de um “tabu” que é falarmos sobre terminalidade de vida com os nossos familiares e o que desejamos após a nossa morte.

Nas escolas Anglo e EAC, foram realizadas palestras para os alunos do 3° ano do Ensino Médio, falando da importância em levarmos o assunto à suas famílias, de falarmos no que consiste uma doação de órgãos em doadores vivos e falecidos. Foi realizada ainda, uma enquete com os alunos para saber se seriam doadores e se o documentário apresentado mudou a opinião deles.

No dia 27 de setembro, O Dr. Pinelli ainda realizou o treinamento da equipe da enfermagem do HUC do protocolo de morte encefálica, desde a legislação até a sua execução.

Sobre todas as ações desenvolvidas, Dr. Pinelli agradece: “gostaria de agradecer a cada membro da equipe CIHDOTT, pelo sucesso da campanha e pela participação da equipe em todas as fases, desde a elaboração até sua execução, deixando a sensação de dever cumprido e um gostinho de fazer melhor em 2024”.