Responsabilidade Socioambiental

    Responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que a Unimed Centro-Oeste tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas.
    Refere-se aos problemas e processos sociais, tendo em conta sua relação com o meio ambiente: desenvolvimento socioambiental. Relação da sociedade com o meio ambiente. Responsabilidade dos indivíduos por suas ações que afetam o ambiente.
    Falar de sustentabilidade é, sem dúvida, um dos assuntos mais importantes atualmente, pois é a prática de preservar o meio ambiente, a fim de não comprometer as gerações futuras, por meio das extrações dos recursos naturais e degradação do planeta terra.     As principais vantagens das empresas e organizações em aderirem à sustentabilidade é o desenvolvimento da responsabilidade socioambiental, que reúne atitude e iniciativa quanto aos impactos ambientais, além de tornar a empresa mais competitiva no mercado. Empresas que levam a sério o conceito da sustentabilidade garantem maior credibilidade social e imagem positiva na sociedade

Projetos 


Responsive Image


Responsive Image


Responsive Image


Responsive Image


Responsive Image


Responsive Image



O Dia C (Dia de Cooperar)

    O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa do Sistema Ocemg que, com o apoio e a participação efetiva das cooperativas de Minas Gerais, tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de todas as cooperativas, cooperados, colaboradores e familiares, em um grande movimento de solidariedade cooperativista.
    Nesse dia, as cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, desenvolverão em suas localidades projetos, atividades e iniciativas que, priorizando o trabalho voluntário, demonstrarão a capacidade e o empenho do setor para atuar na transformação socioeconômica e ambiental do seu entorno.
    A consolidação desse propósito de voluntariado em rede pressupõe que a realização do Dia C seja um evento transformador das comunidades e que seja durável, reproduzindo-se regularmente como um marco anual da nossa responsabilidade com o entorno social das cooperativas. Nesse sentido, acreditamos que a disseminação dos valores e princípios cooperativistas sugere a motivação do voluntariado e demonstra nossa capacidade de mobilização.
    O Dia C foi desenvolvido pelo Sistema Ocemg em 2009, para promover o bem ao próximo e estimular a solidariedade e intercooperação. A partir de 2014, a iniciativa tornou-se nacional e hoje alcança 26 Estados e o Distrito Federal. 


Receite Cultura
    
    O Programa Receite Cultura é uma iniciativa dos Médicos da Unimed Centro-Oeste que destinam parte do Imposto de Renda Devido para projetos culturais. Além de fomentar a programação cultural do Centro-Oeste, o programa Receite Cultura promove a geração de emprego e renda, fortalecendo a economia local, e contribui para melhoria da qualidade de vida e do bem-estar social de toda a comunidade. 

Natal Solidário 

    O Natal Solidário conta com a doação equivalente a uma consulta médica doada pelos médicos da Unimed Centro-Oeste para agraciar crianças carentes da comunidade com a doação de brinquedos, e um dia de festa com brinquedos e um lanche especial. Todo ano uma entidade sem fins lucrativos é agraciada com a doação arrecada pelos cooperados e também colaboradores. 

Observatório Social

    É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
    Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social e a Unimed Centro-oeste faz parte dessa causa. 

Descarte de medicamentos 

Os medicamentos não podem ser descartados no lixo comum ou na rede coletora de esgoto. Eles contêm diversas substâncias químicas e podem representar perigo ao meio ambiente e às pessoas. Pensando nisso criamos coletores e disponibilizamos a população para que possam fazer o descarte adequado de medicamentos e então enviamos para o local indicado protegendo assim o meio ambiente e a saúde das pessoas. 
Dia do Meio Ambiente

As Mudanças Climáticas Globais representam um dos maiores desafios da humanidade, exigindo mudanças em muitos hábitos de consumo e comportamento.
A Unimed Centro-Oeste através da sua filosofia empresarial de missão, visão e valores, destaca o seu comprometimento com a responsabilidade socioambiental, criando e implantando ações voltadas para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta, através do plantio de árvores nativas, visando recuperar áreas degradadas e auxiliar na redução do carbono presente na atmosfera, além do embelezamento natural que ocorre pela recuperação de florestas.
O Projeto tem como objetivo desenvolver ações de reflorestamento com espécies de árvores nativas. O projeto conta com o plantio de mudas e, áreas da cidade que foram devastadas, sempre em comemoração ao dia do Meio Ambiente que acontece em 5 de Junho. 

Coleta Seletiva 

Coleta seletiva é o recolhimento dos resíduos orgânicos e inorgânicos, secos ou úmidos, recicláveis e não recicláveis que são previamente separados na fonte geradora, recolhidos e levados para seu reaproveitamento. Com a mudança para nova sede, novos hábitos de separação do lixo devem ser adequados. Por isso vamos ter lixeiras para separação correta de resíduos em todos andares e copa juntamente com uma campanha de conscientização. 


Patrocínios:
•    Festival da Cidadania
•    Encontro de Idosos 
•    Corrida das Mulheres 
•    Corrida Sicoob Ascicred 
•    Motoromaria 
•    Bikeromaria
•    Carreata de São Cristovão 
•    Criança Cidadã (Pitangui)
•    Trilhão Solidário
•    Ecoponto