Dia Internacional Contra a Corrupção: Unimed Cerrado reforça compromisso por meio do Canal de Denúncias - Unimed Cerrado

Dia Internacional Contra a Corrupção: Unimed Cerrado reforça compromisso por meio do Canal de Denúncias

Desde sua criação em 2022, o canal já ajudou a cooperativa de saúde a identificar e sanar problemas que colocariam em risco a integridade de suas operações
        11 de dezembro, 2023



O tema da corrupção ainda é um desafio global e para o Brasil o caminho a ser percorrido é longo. De acordo com o relatório
Índice de Percepção da Corrupção 2022, produzido pela Transparência Internacional, o Brasil aparece na 94ª posição, atrás de países que ainda lidam com os efeitos de conflitos internos como Burkina Faso. Nesse cenário, o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro, serve para reforçar o compromisso de cooperação global para estimular e aplicar medidas capazes de eliminar condutas que ferem a integridade de governos e autoridades da esfera pública e privada. Com esse objetivo, a Unimed Cerrado criou na gestão atual o Canal de Denúncias, incentivando seus colaboradores e o público em geral a relatar quaisquer violações às diretrizes que regem a cooperativa de saúde.

Como explica Lara Lima, coordenadora de governança da Unimed Cerrado, o canal adota medidas para garantir a segurança e a integridade dos relatos recebidos, bem como a garantia de não-retaliação aos seus usuários, caso queiram se identificar. “Para garantir a transparência, sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação, livre de conflitos de interesses, o Canal de Denúncias criado em 2022 é operado por uma empresa independente, a Iaudit, que conta com uma equipe de atendimento imparcial que receberá as informações, de modo a garantir o anonimato dos denunciantes que preferirem não se identificar, bem como auxiliar no direcionamento dos relatos recebidos. Seu objetivo é receber denúncias de violação ao Código de Conduta, às políticas e procedimentos internos ou relatos de qualquer situação de descumprimento às resoluções normativas e às leis vigentes e aplicáveis à Unimed Cerrado”.

 

Contra a Corrupção


A criação do Canal de Denúncias é apenas uma das medidas da Unimed Cerrado para se colocar como modelo de integridade entre as marcas que se destacam no cenário brasileiro. De acordo com Lara Lima, a cooperativa de saúde está comprometida com a luta contra a corrupção e conta com um Comitê de Ética e Conformidade, que atua assessorando o Conselho de Administração e o Conselho Técnico com informações e sugestões no que diz respeito à estrutura de Governança, Código de Conduta, Gestão de Riscos, e o cumprimento das obrigações junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). “O propósito desse comitê é auxiliar nesses e em quaisquer assuntos que visem a garantia da ética, da integridade e a prevenção de atos de corrupção na Unimed Cerrado”, pontua.

 

Cooperação eficaz


E os esforços têm dado bons resultados. Em 2023, o Comitê de Ética e Conformidade e o Conselho Técnico, com respaldo da área de Auditoria Técnica e dos registros feitos por meio do Canal de Denúncias, puderam identificar situações de violação ao Código de Conduta e até mesmo ao Estatuto Social, que poderiam colocar em risco a integridade das operações da Unimed Cerrado. “Tais fatos foram deliberados pelo Conselho Técnico e o Conselho de Administração para a efetiva aplicação das medidas disciplinares cabíveis”, conta a coordenadora de governança.

Porém, a jornada de cooperação para combater a corrupção é longa e a Unimed Cerrado já desenha estratégias que serão realizadas no próximo ano. “Para 2024, visamos fortalecer a estrutura de Governança, realizar treinamentos e uma campanha de comunicação para todas as partes interessadas sobre os principais temas da governança, compliance, código de conduta e também sobre como utilizar de forma correta o Canal de Denúncias”, completa.

Para a Dra. Shirley Gonçalves de Pádua Miguel, atual diretora-presidente da Unimed Cerrado, as ações para manter a integridade da cooperativa de saúde são tão relevantes quanto os cuidados dispensados a seus cooperados e beneficiários. “Sabemos que esse é um caminho difícil de percorrer, mas a responsabilidade de servir como exemplo tanto nos serviços de saúde que nossas singulares levam à população do Norte goiano como de valores éticos na execução desse trabalho é parte do compromisso do cooperativismo com a sociedade e uma tarefa da qual não descuidaremos”, conclui.

 

RECEBA NOSSAS
DICAS E NOVIDADES

Receba notícias, dicas de saúde e muita novidade diretamente em seu e-mail.