Governança Corporativa


A Unimed Cerrado acredita que a gestão profissional se baseia em diferentes fatores, que começam com a relação ética e transparente da Cooperativa com seus públicos de interesse, até as ações que contribuem com o desenvolvimento da sociedade onde está inserida. Por isso, desde 2021, passou-se a adotar a Governança Cooperativa, como modelo de gestão administrativa e gerencial. 

Para a Unimed Cerrado, a Governança Corporativa é um mecanismo de controles internos e externos, que proporciona aos Agentes de Governança (Cooperados, Conselhos e Executivos) o direcionamento para execução dos objetivos estratégicos da Cooperativa, visando a sustentabilidade e perenidade do negócio. Tendo como princípios básicos a transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

 

Princípios básicos de Governança


Transparência: A governança corporativa é uma parte muito importante da gestão, ajudando a aperfeiçoar processos, gerenciar e reduzir riscos e a estruturar as melhores práticas éticas no nosso ambiente de trabalho. Investir em boas práticas de gestão faz a diferença e contribui para bons resultados nas condutas, decisões e relações das instituições com os seus públicos de interesse.

Equidade: É caracterizada pelo tratamento justo de todos os cooperados e demais partes envolvidas. Deve levar em consideração direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

Prestação de Contas (Accountability): A prestação de contas deve ser feita pelos agentes de governança de forma clara, concisa e compreensível a quem os elegeu. Os agentes devem assumir integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuar com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

Responsabilidade Corporativa: Esse princípio representa uma visão mais abrangente da estratégia empresarial, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações das companhias.

As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da cooperativa, facilitando seu desenvolvimento e contribuindo para sua longevidade e perenidade.

 

Estrutura de Governança


A Unimed Cerrado é uma Central Regional e atua com a operação de planos de saúde, sendo responsável pela gestão das carteiras de clientes das singulares prestadoras Unimed Goianésia, Unimed Porangatu, Unimed Norte Goiano (Uruaçu) e Unimed Vale do São Patrício (Ceres).

Sua estrutura de governança dispõe como a cooperativa se organiza, observando os direitos, deveres e responsabilidades associados aos agentes. Os agentes de governança têm a função de fortalecer e disseminar a identidade organizacional da cooperativa. A sua instância máxima e soberana de deliberação é a Assembleia Geral.

 

Organograma