Doação de sangue: apenas 1,8% dos brasileiros são doadores regulares - Unimed Cerrado

Doação de sangue: apenas 1,8% dos brasileiros são doadores regulares

Buscando estimular a ampliação da rede de doadores em Goiás, Unimed Cerrado promove campanha Vale a Pena Ser Solidário em Goiânia e cidades do Norte goiano
        30 de junho, 2023
Doar sangue é um ato rápido e relativamente indolor que pode salvar muitas vidas - cada bolsa pode ajudar até quatro pessoas -, contudo é comum ver os bancos nacionais enfrentando escassez no estoque. De fato, dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 1,8% dos brasileiros são doadores regulares em um universo de mais de 200 milhões de habitantes. Diante disso, a Unimed Cerrado aproveitou o mês de junho para realizar a campanha Doador Voluntário Unimed para estimular a visita de colaboradores, cooperados e beneficiários a bancos de coleta em Goiânia e no Norte do Estado.

Promovida pela Liga Solidária da Unimed Cerrado dentro do programa Cooperar Faz Bem, a campanha tem o objetivo não apenas de reforçar os estoques de sangue em junho, mas também de estimular o hábito de doação voluntária regular, e já recebeu pelo menos 10 novos voluntários. “Doar sangue pode assustar algumas pessoas, mas com o trabalho de conscientização podemos incentivar mais pessoas a tomar a procurar a rede pública de coleta para ter a primeira experiência e, quem sabe, iniciar um novo hábito que pode salvar muitas vidas”, argumenta a coordenadora da Liga Solidária, Layane Palhares.

 

Simples e fundamental


Embora a doação de sangue tome poucos minutos do dia do voluntário e seja feita por uma picadinha em um dos braços, as bolsas resultantes são fundamentais. Cabe ressaltar que o sangue doado não serve apenas para emergências, mas também pode ajudar a salvar vidas de pessoas com doenças hematológicas variadas, câncer e até aquelas submetidas a cirurgias eletivas de grande porte.

Além disso, buscando aumentar o número de voluntários, a idade mínima para doação foi reduzida para 16 anos e a máxima subiu para 69. Para doar, basta pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde, não estar em jejum e levar um documento oficial de identidade com foto.

Para Layane Palhares, é importante lembrar que ainda que o valor do doador seja inigualável, a figura do influenciador também é muito importante. “Embora as limitações para doar sangue sejam poucas, algumas pessoas que gostariam de ser voluntárias acabam impedidas por uma delas. Ainda assim, eles podem agir como incentivadores de amigos e familiares para ajudar a ampliar a rede de doações”, reforça.

Para a campanha Vale a Pena Ser Voluntário da Unimed Cerrado os postos de coletas escolhidos foram o Banco de sangue Hemolabor, o Hemocentro e o Banco de sangue do Hospital Araújo Jorge em Goiânia, o Hemocentro de Ceres e a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Porangatu.

 

Unimed Cerrado


Completando 19 anos, a Unimed Cerrado alcança a maioridade levando saúde a mais de 31 mil beneficiários no Norte goiano. Com singulares em cidades como Goianésia, Porangatu, Uruaçu e Ceres, a instituição expande o acesso à saúde especializada para uma população distante da Capital. Além de levar atenção médica de qualidade a essas cidades, a cooperativa oferece ainda programas de saúde com uma abordagem mais completa por meio do trabalho da Medicina Preventiva Unimed Cerrado, abrangendo cuidados com gestantes, saúde mental, nutrição e home care.

Sob a gestão atual, empossada em abril de 2022 é constituída pela médica cooperada ginecologista e obstetra, Dra. Shirley Gonçalves de Pádua, como diretora-presidente e pelo médico cooperado oftalmologista, Dr. Fabrício Kafury Pereira Rodrigues, como diretor vice-presidente, a entidade representa as singulares do Norte goiano investindo no fortalecimento focado em inovação e geração de trabalho médico, participando do desenvolvimento da região e do engrandecimento da sociedade da qual faz parte, além de prezar por promover saúde de maneira sustentável, difundindo a cultura cooperativista e colocando-se pronta para apoiar outras Unimeds, interessadas em compor o Projeto Operadora-Prestadora.
> <
 

RECEBA NOSSAS DICAS E NOVIDADES

Receba notícias, dicas de saúde e muita novidade diretamente em seu e-mail.