Médica reforça importância do acompanhamento gestacional diante de alta da mortalidade de gestantes - Unimed Cerrado

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Médica reforça importância do acompanhamento gestacional diante de alta da mortalidade de gestantes

Dados do Ministério da Saúde mostram que número de óbitos de gestantes quase dobrou durante a pandemia
        01 de junho, 2023
A maternidade pode ser um acontecimento mágico na vida da mulher, mas o acompanhamento da gestão é fundamental para que tudo corra como foi sonhado por ela e seu parceiro. De fato, dados do Ministério da Saúde mostram que durante o isolamento causado pela pandemia de covid-19, a mortalidade de gestantes no Brasil saltou da casa de 55 a cada 100 mil nascimentos vivos em 2019 para mais de 107 a cada 100 mil em 2021. Embora as causas sejam multifatoriais, o acompanhamento pré-natal é uma das principais ferramentas para reduzir esse risco.

Para a médica da família Sarah Gomes, membro do programa de Medicina Preventiva da Unimed Cerrado, o cuidado com a mãe e o bebê precisa ir além do básico. “Precisamos cercar essa gestante de todo o cuidado, oferecendo uma rede ampla de consultas médicas e maternidades, mas também trazendo mais que isso”, afirma.
 

A gestante no controle


De acordo com a médica, a gestante tem papel de protagonismo da geração do bebê ao parto, mas para exercer essa função com segurança ela precisa de orientação e informação de qualidade. Pensando nisso, a Unimed Cerrado criou o programa Mamãe Coruja, que vai além das consultas de rotina durante os meses de gestação para oferecer aulas para a futura mamãe.

Disponível desde a constatação da gravidez, o curso traz temas variados que são importantes para o desenvolvimento saudável da mãe e do bebê. “Os temas das aulas vão desde importância do pré-natal e nutrição nessa fase da gestação até a importância da suplementação e a prática segura de exercícios durante a gestação, por exemplo”, esclarece Sarah.
 

Tranquilizando mães de primeira viagem


Para a mamãe Denise Borges, o curso trouxe tranquilidade. “Ter acesso a esse conteúdo de uma fonte segura foi muito importante, principalmente para as mamães de primeira viagem como eu. Todas as informações recebidas foram bastante enriquecedoras”, afirma.

Outros pontos delicados que são abordados no curso são a amamentação e os cuidados com o recém-nascido. Segundo Denise, esse foi um dos pontos altos das aulas. “Gostei muito da consultoria de amamentação. A consultora ensinou vários métodos sobre ordenha, cuidados com a mama e também com o recém-nascido. Vários assuntos importantes foram abordados. Cuidar do recém-nascido é algo bem delicado nas primeiras semanas, mas com o programa tivemos a oportunidade de entender um pouco sobre esse início do maternar que é tão complexo”, conta.

Para a médica da família Sarah Gomes, oferecer esse nível de cuidado gratuito para a gestante é um esforço importante nessa fase tão delicada da vida da mulher. “Esse ciclo da mulher tem várias dúvidas, mudanças corporais importantes e até inseguranças psicológicas conta da chegada do bebê. Durante essas mudanças de ciclo pessoal e familiar precisamos cercar os dois de cuidados”, completa.

RECEBA NOSSAS
DICAS E NOVIDADES

Receba notícias, dicas de saúde e muita novidade diretamente em seu e-mail.