Unimed Cerrado apoia corrida de conscientização sobre cânceres de mama e próstata - Unimed Cerrado

Unimed Cerrado apoia corrida de conscientização sobre cânceres de mama e próstata

Promover a prática esportiva como instrumento de saúde, a Corrida e Caminhada Movimento recebeu 100 participantes e teve alta procura por testes de glicemia e aferição de pressão gratuitos
        03 de novembro, 2023
A Unimed Cerrado apoiou a Corrida e Caminhada Movimento - 1ª edição Outubro Rosa e Novembro Azul, realizada no último domingo (29). O evento, que teve largada às 7h, em frente ao Centro Cultural de Porangatu, foi idealizado pela corredora Ana Perolina e a cooperativa de saúde como forma de chamar a atenção da comunidade da cidade de Porangatu tanto para a importância da prática esportiva como para a conscientização acerca dos cânceres de mama e próstata.

Aberta tanto para atletas como para a população em geral, a corrida serviu não apenas como oportunidade de disputa e de confraternização, mas também como reforço para a necessidade de mulheres e homens realizarem consultas e exames de rotina para rastreio das formas mais prevalentes de câncer nos dois gêneros.

Segundo a realizadora da corrida, Ana Perolina, a adesão da população ao evento foi um sucesso já que as 100 vagas disponíveis foram todas preenchidas. Os inscritos puderam optar pela caminhada com percurso de 3 quilômetros ou pela corrida que segue por um percurso de 5 quilômetros.
Dentre os corredores estava a nutricionista Glenda Maria, que foi diagnosticada aos 33 anos com câncer de mama. Um ano depois, ela participou da corrida curada e falou sobre como a prática regular de exercícios a ajudou no tratamento. “Esse tipo de ação precisa acontecer. Sabemos que com o diagnóstico precoce as chances de cura aumentam. Tenho 34 anos e há um ano tive diagnóstico de câncer de mama. Mas sempre pratiquei atividade física e isso me ajudou, afinal sabemos que ela está associada como fator de prevenção. Eventos como esse ajudam a conscientizar sobre os exames preventivos e a adoção de hábitos saudáveis e ter a Unimed como parceira ajuda a destacar ainda mais a necessidade dessa conscientização”, afirma.

 

Conscientização e saúde


Além da corrida e caminhada, a Unimed Cerrado esteve presente com ações gratuitas de saúde que mantiveram o stand montado no evento movimentado durante toda a manhã. Além dos teste de glicemia e aferição de pressão, a Liga Solidária também levou ao evento a “bike suco”, bicicleta liga a um liquidificador em que o participante prepara um usando suas pedaladas como motor para processar as frutas que escolheu. A brincadeira é mais uma forma encontrada pela Unimed Cerrado de promover a prática de atividades físicas e a opção por alimentos saudáveis como forma de manter a saúde e o bem-estar.

Para o médico oftalmologista e diretor vice-presidente da Unimed Cerrado, Fabrício Kafury, aliar um evento esportivo à conscientização sobre cuidados com a saúde é uma ótima forma de reafirmar o compromisso da cooperativa com o bem-estar e qualidade de vida da sociedade da qual faz parte. “Os cânceres de mama e de próstata são grandes ameaças à saúde de mulheres e homens. O diagnóstico precoce melhora o prognóstico dessas doenças e reforça a importância de se fazer visitas de rotina ao médico. Queremos ajudar a conscientizar a população de Porangatu sobre isso”, completa. Após a corrida também foi servido um café da manhã aos participantes.


 
> <

RECEBA NOSSAS
DICAS E NOVIDADES

Receba notícias, dicas de saúde e muita novidade diretamente em seu e-mail.