Unimed Cerrado disponibiliza vacinas contra Influenza diante de aumento na circulação de vírus respiratórios - Unimed Cerrado

Unimed Cerrado disponibiliza vacinas contra Influenza diante de aumento na circulação de vírus respiratórios

Com aumento no número de casos de internações, imunização é forma de prevenir manifestações graves da doença e possíveis sequela, proporcionando maior bem-estar
        14 de março, 2024
A Unimed Cerrado antecipou a disponibilização do imunizante contra Influenza em suas singulares no Norte goiano diante do aumento na circulação de vírus respiratórios no território brasileiro. Embora o período de vacinação normalmente tenha início entre abril e maio, devido à época de maior infecção entre as estações de outono e inverno, a cooperativa seguiu o movimento do Ministério da Saúde e trouxe a vacina mais cedo para reforçar seus esforços para oferecer a seus beneficiários mais bem-estar para desfrutar dos melhores momentos da vida.

Os imunizantes podem ser encontrados nas salas de vacina das singulares Unimed Goianésia, Unimed Vale do São Patrício (Ceres) e Unimed Porangatu. Além da vacina contra Influenza, as estruturas estão abastecidas para cobrir todo o calendário vacinal, do nascimento à terceira idade, e atendem à população em geral com condições especiais para clientes e cooperados.

 

Por que se vacinar contra Influenza?


Vale ressaltar que a vacinação é importante não apenas para evitar gripes e suas variações uma vez que a doença é bastante comum no Brasil. Como aponta o boletim InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), vem sendo registrado um aumento no caso de internações motivadas por infecções causadas por vírus respiratórios, incluindo o Sars-Cov-2, o Influenza e o vírus sincicial respiratório (VSR).

Sendo assim, a imunização tem o objetivo principal de reduzir o risco de manifestações graves dessas doenças e de eventuais internações. Cabe ressaltar ainda que embora se manifeste principalmente nas vias aéreas, já existem evidências que esses vírus também podem causar danos em outros sistemas do organismo, incluindo o cardiovascular.

Assim, a vacinação também é uma forma de prevenir sequelas importantes. Embora o imunizante esteja disponível na rede pública, o atendimento é majoritariamente destinado a grupos prioritários como idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e outros grupos com maior risco de infecção. Além disso, a vacina disponível nas salas das singulares da Unimed Cerrado é capaz de oferecer proteção contra mais tipos diferentes de cepas, contando ainda com a opção de alta dosagem, indicada para idosos.

Por fim, cabe ressaltar que a vacinação contra a gripe deve ser feita anualmente tanto pelo fato de o fator de proteção ir gradativamente reduzindo com o passar dos meses quanto pela ocorrência constante de mutações dos subtipos do vírus.



 
 

RECEBA NOSSAS DICAS E NOVIDADES

Receba notícias, dicas de saúde e muita novidade diretamente em seu e-mail.