Notícias


Unimed Circuito das Águas traz ministro Mandetta ao Seminário Cooperativista

Texto: Mônica Fernandes
Design: Rafael Magal
        29 de novembro, 2021

O ex-Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta falou sobre Desafios e Oportunidades da Saúde Suplementar no último módulo do Seminário de Educação Cooperativista e Formação de Lideranças promovido pela Unimed Circuito das Águas.

Realizado em três módulos, em 16, 24 e 25 de novembro por videoconferência, o Seminário reuniu grandes nomes do Sistema Unimed e do cooperativismo brasileiro e trouxe temas relevantes no atual cenário da saúde suplementar para cooperados e colaboradores da Unimed Circuito das Águas.

“O Seminário é um importante instrumento de capacitação e desenvolvimento de lideranças que realizamos anualmente, mesmo em cenário de pandemia, já que tornamos o evento virtual, o que inclusive nos permitiu trazer dirigentes da Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed, Unimed Participações, Unimed Seguros, Unimed Federação Minas, Unimed Federação do Sul de Minas, Sistema OCEMG, um Deputado Federal e o ex-Ministro da Saúde, que nos prestigiaram abrindo sua agenda para uma participação online”, disse o Presidente da Unimed Circuito das Águas Musse José Matuck.

 


¿No Módulo I, a palestra de abertura, ministrada pelo Presidente Musse José Matuck, abordou a importância da atuação dos Conselhos no modelo de Governança da Unimed Circuito das Águas, que incentiva uma participação ativa dos conselheiros em diversos Grupos e Comitês de Trabalho. Na mesma noite, o Presidente Executivo da Unimed Belo Horizonte e Vice-presidente do Sistema Ocemg, Samuel Flam, falou sobre os Impactos do cooperativismo em Minas Gerais, no Brasil e no Mundo; Já o Deputado Federal Frederico de Castro Escaleira, médico Oncologista e Coordenador da Região Sudeste da Frente Parlamentar da Medicina e Vice-Presidente da Frente Parlamentar em Prol da Luta contra o Câncer falou sobre as Perspectivas para a Saúde em Minas Gerais e ressaltou os ganhos que o sistema de saúde teve em infraestrutura com os investimentos recebidos devido à pandemia. “Liderança em tempos imprevisíveis” foi o tema do Presidente Executivo da Unimed Federação Minas, Luiz Otávio Fernandes de Andrade, que trouxe luz ao enfrentamento de diferentes desafios no Sistema Unimed.

O Futuro do Sistema de Saúde no Brasil pós-COVID-19 e os reflexos na gestão das Unimeds foi o tema de abertura do segundo Módulo, em 24 de novembro, apresentado por José Augusto Ferreira, Diretor de Provimento de Saúde da Unimed Belo Horizonte e Diretor de Atenção à Saúde da Central Nacional Unimed. O Presidente Executivo da Seguros Unimed e Fundação Unimed e Diretor Geral da Faculdade Unimed, Helton Freitas, falou em seguida sobre a Atuação da Seguros Unimed frente à exposição aos riscos das cooperativas e dos cooperados. Experiências na gestão da sinistralidade no Hospital de Volta Redonda e Central Nacional das Unimeds (CNU) foi tema de Luiz Paulo Tostes Coimbra, Presidente Executivo da CNU e da Unimed Volta Redonda. Já o Presidente da Unimed Intradederativa Sul de Minas e Presidente da Unimed Sul Mineira, Marcelo Couto Luna de Almeida, falou sobre Riscos, Concorrência e Mercado Regional.

 

 

No Módulo III, realizado em 25 de novembro, foram abordados: a Atuação da Unimed do Brasil no acompanhamento econômico-financeiro das cooperativas pelo Gerente de Acompanhamento de Regulamentação da Unimed do Brasil, Eraldo de Almeida Ferreira Cruz; a Atuação Política da Unimed do Brasil no setor de saúde suplementar, pelo Presidente Executivo da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior; o Moderno hub de negócios da Unimed Participações, por Adelson Chagas, Presidente Executivo da Unimed Participações; e o Modelo de Relatoria da Cooperativa por Mônica Fernandes, Assessora de Comunicação e Sustentabilidade da Unimed Circuito das Águas.

Com uma palestra bastante elucidativa, Dr. Luiz Henrique Mandetta, ex-Ministro da Saúde do Brasil e ex-Presidente Executivo da Unimed Campo Grande, abordou os Desafios do Sistema de Saúde Brasileiro – Ameaças ou Oportunidades? Mandetta fez um relato sobre o início da Pandemia e o caos instalado no país e no mundo, para o qual nenhuma nação estaria preparada. Falou também das oportunidades que surgiram ao longo do período da crise sanitária para melhorias no Sistema de Saúde público e privado do Brasil. Ao final da palestra, foi perguntado se sairá candidato à Presidência da República. O Ex-Ministro garantiu que seu nome está à disposição para lutar pelo povo brasileiro, mas que ainda é cedo para falar em uma candidatura presidencial. Ele afirmou que até março o cenário das próximas eleições estará melhor desenhado e que uma definição será divulgada por ele próprio, publicamente.

Ao encerramento, o Seminário foi bastante elogiado pelos participantes, pelo nível das apresentações e dos palestrantes. “Sem dúvida, nos traz uma responsabilidade grande de melhorar ainda mais para o próximo ano, buscando sempre os grandes nomes do sistema e do mercado de saúde do país para contribuir no crescimento da cooperativa e dos cooperados”, disse o Presidente Musse José Matuck.