Nossos Números

Evolução dos beneficiários da Unimed Francisco Beltrão

2018 a 2021

Variação 2021 - 2021 / 4,33%


Superamos a meta de crescimento de nossa carteira de beneficiários para 2021, que era de 3,80%.
E para 2022, definimos uma meta de 4,10%.

Evolução de Colaboradores Unimed Francisco Beltrão

2018 a 2021

Variação 2020 - 2021 / 3,85%


Nossa Rede Credenciada


139 médicos cooperados

9 hospitais

103 clínicas

41 laboratórios

Realizações e Desafios

Capacitações e Desenvolvimento

Em 2021 foram realizados vários treinamentos, visando o desenvolvimento e capacitação dos colaboradores da cooperativa, em um ano de adaptações, tivemos que mudar do presencial para o online, mas isso não nos impediu de crescer, ao contrário, obtivemos ótimos resultados.
 
  • Etiqueta Profissional
  • Produtividade e Qualidade no Trabalho
  • Programa de Liderança
  • Atendimento Humanizado
  • PNL em Vendas
  • Inteligência Emocional
  • Treinamento de Equipes

Treinamento "Programa de Liderança" - abril 2021


 Treinamento "Atendimento Humanizado" - maio 2021


Reestruturação da equipe de TI – Tecnologia da Informação

No ano de 2021 foi realizada a reestruturação da equipe de Tecnologia da Informação, hoje contamos com uma equipe adequada para atender as necessidades da cooperativa. A equipe é composta por um analista de dados, uma analista de TI e um assistente de TI, possibilitando melhor organização das atividades para evoluir o nível de informações da empresa com a utilização de tecnologias para automatização e organização de processos. A equipe é responsável pela infraestrutura, sistemas de gestão, sistemas de informações e suporte aos usuários. Esta reestruturação possibilitou direcionar ações para ampliar a utilização e desenvolvimento na ferramenta de visualização de informações Qlik Sense, que é uma plataforma para criar e visualizar informações de forma rápida e eficaz.

Inteligência de Informações

Com a reestruturação da equipe de TI, foram desenvolvidas diversas ações pela área de Tecnologia da Informação com a ampliação da utilização da ferramenta de visualização de informações no Qlik Sense.

O Qlik Sense é uma plataforma para criar e visualizar informações de forma fácil, rápida e segura, com foco em 1) Automatizar tarefas, 2) Facilitar o acesso à informações e 3) Disseminar novas tecnologia no acesso aos dados, sempre focando nas necessidades das áreas.
Entre as principais ações já realizadas estão:
 
  • Desenvolvimento de Painel na ferramenta Qlik Sense pelo setor de Gestão de Pessoas em conjunto com a T.I. para automatizar as rotinas do setor de Departamento Pessoal e Gestão de Pessoas;
  • Desenvolvimento de um painel no Qlik Sense pelo setor Financeiro, em conjunto com a T.I para automatizar o Processo de Contas a Pagar;
  • Desenvolvimento do Painel Inadimplência, que possibilitou melhorar a visualização das rotinas das contas a receber, índice de inadimplência e organização das ações de cobranças;
  • Atenção à Saúde: Perfil utilização Beneficiários, através do desenvolvimento de uma nova Ficha Médica dos beneficiários em forma de linha do tempo, possibilitando uma análise de forma detalhada de beneficiários com possíveis doenças;
  • Desenvolvimento do Painel Contas a Pagar, permitindo novo formato de execução das rotinas com acesso e visualização de informações de forma mais rápida e prática.
Além das ações acima citadas foram desenvolvidas diversas melhorias através 1da utilização desta ferramenta, a qual apresenta um grande potencial para melhorias em todas as áreas da cooperativa.

Análise de viabilidade do sistema UP-Flux

Foi realizada a análise de viabilidade técnica e financeira do sistema Up-Flux, tendo como proposta central a automatização dos processos e maximização de produtividade das rotinas da Auditoria Médica através da ferramenta. Após análise realizada, considerando o custo e benefícios do investimento, foi concluído pela não implementação, concluímos não apresentar viabilidade no momento, pois visualizamos que algumas melhorias devem ser implementadas no sistema de gestão Biomeek.net.

Desenvolvimento Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)

No ano de 2021 foi desenvolvido e documentado o PDTI - Plano Diretor de Tecnologia da Informação, plano aonde são detalhados os processos de gestão dos recursos de Tecnologia da Informação para atender às necessidades da organização e para auxiliar na tomada de decisões. O PDTI detalha informações como a equipe de TI, Política de Segurança, Política de Backup, detalha os serviços essenciais e seu grau de criticidade, riscos expostos, estratégias de contingências, sistemas e infraestrutura utilizadas para Unimed Francisco Beltrão.

Novo Site Singular

Devido a nova plataforma utilizada, foi implantado o novo Portal Corporativo estruturado em um ambiente mais flexível e moderno aonde é possível customizar e adaptar o site de acordo com as necessidades da singular.

Implantação do Sistema para envio eletrônico de arquivos XML de produção (WSD TISS)

Implantação do WSD TISS, sistema com acesso restrito através do Portal Unimed para os prestadores de serviços enviarem os arquivos para faturamento de contas, geração de protocolos de transmissão e acompanhamento do envio do lote de produção à Unimed, de acordo com a estrutura do padrão TISS determinado pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplemente.

Adequação de acessos colaboradores - LGPD e RN452

Foi realizada a revisão e adequação dos acessos dos colaboradores aos sistemas de informação por perfil de acesso, para atender a Lei Geral de Proteção de Dados e RN452 – Resolução Normativa da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Implantação Biomeek.net – Contas Médicas e Reembolsos

Foi realizada a implantação do sistema de gestão no Biomeek.net dos módulos Contas Médicas (importações de arquivos de produção dos prestadores locais, processamento e auditoria de contas locais e de intercâmbio) e do módulo de Reembolso (inclusão e processamento de reembolsos). O sistema Biomeek.Net é a nova versão do sistema de Gestão utilizado pelas Unimeds do Paraná, o qual está substituindo o atual sistema Biomeek.

Migração do sistema WhatsApp Corporativo

A ferramenta do WhatsApp está sendo um canal de atendimento cada vez mais acessando pelos clientes, em 2021 foi realizada a migração para a nova versão do WhatsApp corporativo, para a API do Facebook, onde agora contamos com diversos novos recursos disponibilizados, tais como: agentes ilimitados para atendimento, mensagens padronizadas, mensagens de respostas rápidas, sistema de pesquisa de satisfação dos atendimentos, pesquisas por palavra chaves, entre outras.

Implantação Líbero Saúde e Tele consulta

Implantação do Líbero Saúde, integrado com o sistema de gestão Biomeek.net em substituição a ferramenta MAS – Mais Atenção à Saúde, para o gerenciamento e monitoramento dos beneficiários participantes dos programas de Atenção à Saúde (gerenciamento de casos e doenças crônicas). Também foi realizada a implantação das funcionalidades necessárias para as realizações das tele consultas, para atendimento aos beneficiários com sintomas e dúvidas da COVID-19.

Home Query

Foi disponibilizado aos colaboradores a ferramenta Home Query, utilizada para facilitar alguns processos operacionais, através da execução de scripts SQL no banco de dados, possibilitando consultas rápidas para acesso a dados consolidados do sistema de gestão, como por exemplo, consulta de preço de procedimento, consulta de transações, lista de Unimeds, área de atuação, geração de etiquetas, entre outras.

Relacionamento ao cliente

Foram iniciadas diversas ações para melhoria, através da revisão dos processos e das rotinas que impactam no atendimento aos clientes, tendo como objetivo gerar uma experiência mais positiva para os clientes da Unimed. Inicialmente realizamos uma avaliação para identificar pontos de melhoria e com o levantamento de informações já conseguimos reduzir o tempo médio de atendimento presencial e nos canais virtuais, trazendo mais agilidade no atendimento das necessidades dos clientes.

Entre as principais mudanças já realizadas foram a adequação no fluxo de atendimento telefônico, a padronização das mensagens nos canais de atendimento virtual, adequações nas ferramentas de atendimento e também foram realizados treinamentos e orientação aos colaboradores sobre o Atendimento do Cliente.

Buscando alinhamento e maior agilidade nas demandas, em junho/2021 foi implantado a Coordenação do Setor de Atendimento, com o objetivo de acompanhamento constante e apoio a equipe nos atendimentos realizados aos clientes. Com a implantação desta coordenação foram desenvolvidas diversas atividades, como na reorganização das tarefas do setor, revisão de processos e levantamento de necessidades, desenvolvimento de um plano com diversas ações de melhorias, redefinição de responsabilidades no setor, reorganização do fluxo de trabalho de acordo com a demanda, gerando melhoria de produtividade e também treinamentos aos colaboradores do setor.
Manisfestações SAC / WhatsApp / Telefone / Presencial

Gestão Estratégica – Planejamento Estratégico

Em 2021 foi realizado a revisão do Planejamento Estratégico e definidas as ações para o período de 2021-2025, sendo apresentado ao Conselho de Administração em janeiro/2021. Já após a aprovação do Planejamento, foram iniciados o desenvolvimento dos planos de ações em todas as áreas envolvidas, sendo realizadas reuniões mensais de acompanhamento com a Diretoria e Gestores.

O Ano de 2021 foi de constantes mudanças e adaptações, um ano aonde a cooperativa desenvolveu muitas ações para enfrentar a pandemia Covid-19, buscando minimizar os impactos aos seus beneficiários e para a organização, tendo implantado o atendimento de Tele Consultas aos beneficiários, oferendo todo o suporte necessário num momento muito delicado para a saúde da população. Também foram desenvolvidas ações para atender a LDPD – Lei Geral de Proteção de Dados, lei brasileira que busca regulamentar o tratamento de dados pessoais por aqueles que captam informações sensíveis sobre os indivíduos, buscando conformidade com a regulamentação.

Foram realizadas importantes ações de reestruturação de algumas áreas da Unimed, como no setor de atendimento, buscando melhoria na experiência do cliente, no setor de Qualidade para atendimento das exigências do órgão regulador ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para manutenção e conquista da certificação de qualidade. O Setor de Tecnologia da Informação passou por importante mudança estrutural para adequar os serviços às necessidades da Cooperativa, para se manter em crescimento e competitiva. Diversas outras ações foram realizadas e estão sendo planejadas para que a Unimed Francisco Beltrão se mantenha em destaque como operadora eficiente no atendimento do seu público e com crescentes resultados econômico-financeiro.
 

Ações e Metas para 2022 - Tecnologia da Informação

  • Implantar novos módulos do Biomeek.net: Implantação dos módulos de liberação, o Projeto Pessoa (cadastro) e o módulo de pagamento a fornecedores. 
     
  • Ampliar a utilização da ferramenta Qlik Sense: visando a automatização de rotinas, melhoria nas conferências de processo e organização das informações, a ampliação da utilização da ferramenta é de suma importância para a melhoria dos processos internos da cooperativa. 
     
  • Implantar Plataforma de Treinamento para os colaboradores: visando atender demandas pontuais de treinamentos, será disponibilizada uma plataforma aonde serão inseridos cursos que as áreas necessitem e palestras para contribuir com o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
     
  • Realização de palestras para orientações sobre Segurança da Informação: visando cumprir as regras da LGPD e RN452, serão realizadas palestras para orientar e reforçar práticas importantes sobre a segurança da informação na cooperativa.